Intervenção no Festival Walk&Talk 2014 / Atelier Backlar

Integrado no festival de arte pública Walk&Talk 2014, o Atelier Backlar foi convidado a desenvolver uma obra tridimensional, num local com características muito específicas, não só pela sua localização sobre o tecido urbano de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, Açores, mas também pelo seu enquadramento paisagístico.

O Atelier Backlar é constituído por um casal de arquitetos, Carolina e Jeremy Backlar, que após uma vasta experiência internacional, decidiram regressar a Portugal com a intenção de valorizar o potencial do design, enquanto ativador do espaço urbano.

Intervenção no Festival Walk&Talk 2014 / Atelier Backlar  - Mais Imagens+ 4

“Neste caso específico, pretendemos sublinhar os ideais do festival W&T, traduzindo-os numa obra de mobiliário urbano, reconhecida como um objeto de encontro e consciencialização para a importância da vivência de Rua, no desenvolvimento saudável e reconhecedor de uma cidade.”

Cortesia de Cortesia de Atelier Backlar. © Rui Soares

O processo conceitual passou por uma análise objetiva do local de implantação e pela apreciação dos seus requisitos funcionais. O desenvolvimento formal das peças foi influenciado por cinco referências externas e relevantes do espaço em causa: a forma radial da árvore (composição formal), suas sombras (proximidade com o tronco), suas raízes (distribuição espacial), sua materialidade (madeira) e os reflexos da paisagem que o envolve (espelhos).

Cortesia de Cortesia de Atelier Backlar. © Rui Soares

A reunião de todas as inspirações ditadas pelo sítio deu origem à revalorização de um novo espaço de encontro, onde a intervenção se assumiu num diálogo de continuidade e integração com as preexistências.

Cortesia de Atelier Backlar

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Intervenção no Festival Walk&Talk 2014 / Atelier Backlar " 16 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627316/intervencao-no-festival-walk-e-talk-2014-atelier-backlar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.