Episódio 4 da série Rebel Architecture da Al Jazeera: “Greening the City”

“A arquitetura sustentável ajuda as pessoas a viverem harmoniosamente com a natureza e eleva a vida humana ao abraçar os poderes do sol, vento e água na habitação. Se o modo atual de pensar não mudar, cedo ou tarde os cidadãos viverão em selvas de concreto", disse Vo Trong Nghia no episódio dessa semana de Rebel Architecture, a nova série da Al Jazeera. Arquiteto vietnamita vencedor de alguns prêmios, Nghia é conhecido por seus projetos sustentáveis que fazem extensivo uso do bambu. Nesse episódio de 25 minutos, seguimos Nghia em sua missão de transformar as atitudes do Vietnã em relação a arquitetura sustentável através de sua "Vertical Farming City". Também nos aproximamos de seu projeto que visa implementar soluções habitacionais econômicas nas comunidades menos favorecidas da região do Delta Mekong.

Assista ao episódio completo acima e leia sua sinopse a seguir.

Episódio 4 da série Rebel Architecture da Al Jazeera: “Greening the City”  - Mais Imagens

Casa das Árvores. © Hiroyuki Oki

Al Jazeera: "Greening the City," dirigido por Nick Ahlmark

Vo Trong Nghia está em uma missão de transformar as atitudes do Vietnã em relação à arquitetura e aos espaços públicos através de seus edifícios ambientalmente sustentáveis. "A explosão populacional é um grande problema em todos os países asiáticos, especialmente quando esses países apresentam um clima tropical mas não contam com o conhecimento para criar uma arquitetura que se adeque a esse clima."

Como o Vietnã realizou uma corrida desenfreada em direção ao crescimento e desenvolvimento, Nghia defende a necessidade de espaços abertos, tentando trazer espaços verdes em meio ao concreto, vidro e aço que dominam a paisagem urbana. Seus edifícios incorporam a vegetação e incluem estratégias passivas de ventilação e resfriamento, ao invés de empregar sistemas de condicionamento de ar caros e ambientalmente danosos.

wNw Bar. © Phan Quang

O episódio segue Vo Trong Nighia em sua jornada em busca de apoio à sua proposta de uma "Vertical Faming City"; ao mesmo tempo, Nghia tenta também implementa soluções habitacionais econômicas nas comunidades menos favorecidas da região do Delta Mekong. "A arquitetura sustentável ajuda as pessoas a viverem harmoniosamente com a natureza e eleva a vida humana ao abraçar os poderes do sol, vento e água na habitação" diz o arquiteto. "Se o modo atual de pensar não mudar, cedo ou tarde os cidadãos viverão em selvas de concreto. Para um arquiteto moderno, a missão mais importante é trazer os espaços verdes de volta à Terra."

Bamboo Wing. © Hiroyuki Oki

Rebel Architecture é uma nova série que apresenta arquitetos que usam o projeto como uma forma de resistência e ativismo. Ao projetar para a maioria ao invés da elite, os arquitetos de "Rebel Architecture" estão enfrentando problemas urbanos, ambientais e sociais. Através de seis documentários de meia hora a série apresentará arquitetos que trabalham no Vietnã, Nigéria, Espanha, Paquistão, Cisjordânia e Brasil. O próximo episódio apresentará o arquiteto nigeriano Kunlé Adeyemi, que enfrenta situações de inundação e superpopulação nas favelas da Nigéria através da construção de edifícios flutuantes. Caso não tenha visto os outros episódio, clique aqui.

Série "Rebel Architecture" da Al Jazeera estréia com "Guerrilla Architect"

Episódio 2 da série Rebel Architecture da Al Jazeera: "The Traditional Future"

Episódio 3 da série Rebel Architecture da Al Jazeera: "The Architecture of Violence"

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Episódio 4 da série Rebel Architecture da Al Jazeera: “Greening the City” " 11 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627146/episodio-4-da-serie-rebel-architecture-da-al-jazeera-greening-the-city> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.