Episódio 2 da série Rebel Architecture da Al Jazeera: “The Traditional Future”

O segundo episódio da nová série da rede Al Jazeera, “Rebel Architecture”, apresenta a arquiteta paquistanesa Yasmeen Lari, que construiu mais de 36 mil residências desde 2010 para os atingidos pelas inundações e terremotos no Paquistão. Ao invés de utilizar os projetos de habitação pré-fabricados produzidos em massa oferecidos pelas organizações internacionais, Lari implementa técnicas de construção tradicionais e materiais locais. Nesse episódio de 25 minutos ela volta à região do Vale Sindha para ver como suas casas ficaram após as inundações de 2013 e ajudar os moradores do distrito de Awaran, região atingida por um terremoto também em 2013.

Assista ao episódio completo acima e leia sua sinopse a seguir.

Al Jazeera: "The Traditional Future", dirigido por Faiza Ahmad Khan

Yasmeen Lari é uma das mais bem sucedidas arquitetas que trabalham com abrigos emergenciais no mundo, tendo construído mais de 36 mil casas para populações atingidas por inundações e terremotos no Paquistão desde 2010. 

Evitando as casas produzidas em série e pouco resistentes oferecidas pelas organizações internacionais, ela utiliza técnicas vernaculares e materiais locais - como pedra e bambu - com uma pegada mínima de carbono e simples o bastante para que as próprias pessoas construam. 

Episódio 2 da série Rebel Architecture da Al Jazeera: “The Traditional Future” - Imagem 6 de 8
Cortesia de Al Jazeera

Com isso a arquiteta espera mostrar o papel que a arquitetura pode desempenhar na ajuda humanitária. "Frequentemente digo aos meus colegas para não tratarem as famílias afetadas por desastres como indigentes que necessitam de doações, mas com dignidade." Primeira arquiteta do Paquistão, Lari já construiu grandes edifícios de concreto e aço para clientes como a Companhia Estatal Paquistanesa de Petróleo. "O trabalho com o qual estou envolvida agora é muito diferente" diz ela.

Neste filme ela retorna à região Sindh para ver a situação de suas casas após a inundação de 2013, e ajudar os moradores de Arawan após o terremoto que assolou a região.

Episódio 2 da série Rebel Architecture da Al Jazeera: “The Traditional Future” - Imagem 3 de 8
Cortesia de Al Jazeera

Rebel Architecture é uma nova série que apresenta arquitetos que usam o projeto como uma forma de resistência e ativismo. Ao projetar para a maioria ao invés da elite, os arquitetos de "Rebel Architecture" estão enfrentando problemas urbanos, ambientais e sociais. Através de seis documentários de meia hora a série apresentará arquitetos que trabalham no Vietnã, Nigéria, Espanha, Paquistão, Cisjordânia e Brasil. O próximo episódio apresentará o arquiteto israelense Eyal Weizman, que explicará o papel fundamental da arquitetura da ocupação israelense na Palestina. Caso não tenha visto o primeiro episódio, assista-o aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Watkins, Katie. "Episódio 2 da série Rebel Architecture da Al Jazeera: “The Traditional Future”" [Al Jazeera’s Rebel Architecture: Episode 2, “The Traditional Future”] 28 Ago 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626097/episodio-2-da-serie-rebel-architecture-da-al-jazeera-the-traditional-future> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.