O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Sistema "invisível" de captação solar se torna realidade

Sistema "invisível" de captação solar se torna realidade

Sistema "invisível" de captação solar se torna realidade
Sistema "invisível" de captação solar se torna realidade, Energia solar sem interferir na vista: Yimu Zhao segura um módulo do concentrador solar luminescente transparente. Imagem © Yimu Zhao
Energia solar sem interferir na vista: Yimu Zhao segura um módulo do concentrador solar luminescente transparente. Imagem © Yimu Zhao

Sistemas de captação solar não precisam ser óbvios. Com efeito, agora eles podem ser invisíveis, graças aos pesquisadores da  Michigan State University (MSU) que desenvolveram um concentrador solar luminescente (LSC) transparente que pode ser aplicado em janelas e outras superfícies translúcidas.

A tecnologia LSC não é nada de novo, mas seu aspecto transparente é. Tentativas anteriores geraram resultados ineficientes e de cores vibrantes; segundo Richard Lunt, professor assistente de engenharia química e materiais da MSU, "Ninguém que se sentar atrás de um vidro colorido." A seguir, saiba mais sobre como a equipe de pesquisadores conseguiu criar esse material coletor transparente.

Concentrador solar luminescente transparente em comparação a um similar colorido ao fundo. Imagem © G.L. Kohuth
Concentrador solar luminescente transparente em comparação a um similar colorido ao fundo. Imagem © G.L. Kohuth

A nova tecnologia é transparente pois visa justamente os comprimentos de onda da luz solar que não estão no espectro visível. O LSC utiliza moléculas orgânicas para captar os comprimentos de onda ultravioleta e infravermelho, que então "brilham" em outro comprimento de onda infravermelho. Este "brilho" infravermelho é direcionado para as bordas do material onde é convertido em eletricidade por faixas de células fotovoltaicas.

A tecnologia LSC transparente apresenta atualmente uma eficiência de conversão próxima a 1%, ao passo que os melhores sistemas LSC coloridos atingem até 7%. No futuro, a equipe de pesquisadores espera otimizar a produção de energia da tecnologia, visando ultrapassar os 5% (compare isso aos 15-20% das células fotovoltaicas disponíveis no mercado).

Yimu Zhao e Richard Lunt realizando um teste em laboratório do material. Imagem © G.L. Kohuth
Yimu Zhao e Richard Lunt realizando um teste em laboratório do material. Imagem © G.L. Kohuth

Essa tecnologia apresenta diversas vantagens, além de ser esteticamente agradável. Primeiramente, ela pode ser usada em uma série de aplicações e tem potencial de ser desenvolvida em escala comercial e industrial a um custo acessível, de janelas a telas de celulares. Em segundo lugar, a tecnologia pode ser usada para diminuir o ganho de calor solar, já que captura especificamente as ondas infravermelhas. Segundo Lunt, "já existe tecnologias de filtros para janelas que rejeitam a luz infravermelha, como os revestimentos low-E. Nos buscamos uma funcionalidade similar ao mesmo tempo que geramos eletricidade.

O restante da equipe de pesquisadores é composto por Yimu Zhao, estudante de doutorado em engenharia química e ciências materiais; Benjamin Levine, professor assistente de química; e Garrett Meek, estudante de doutorado de química. 

Cita: Whelan, Jennifer. "Sistema "invisível" de captação solar se torna realidade" [Invisible Solar Harvesting Technology Becomes Reality] 02 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626624/sistema-invisivel-de-captacao-solar-se-torna-realidade> ISSN 0719-8906
Ler comentários