O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Olafur Eliasson cria um leito fluvial no Museu Dinamarquês

Olafur Eliasson cria um leito fluvial no Museu Dinamarquês

Olafur Eliasson cria um leito fluvial no Museu Dinamarquês
Olafur Eliasson cria um leito fluvial no Museu Dinamarquês, Cortesia de Louisiana Museum of Modern Art
Cortesia de Louisiana Museum of Modern Art

Diluindo os contornos entre o mundo natural e o artificial com um único gesto, a primeira exposição solo do artista dinamarquês-islandês Olafur Eliasson, intitulada Riverbed (Leito Fluvial), leva o ambiente externo para o interior do museu.

Recriando uma enorme e encantadora paisagem composta por um leito fluvial de solo rochoso o artista se inspira profundamente na arte site-specific. A localização do Louisiana Museum of Modern Art na costa dinamarquesa confere um caráter cru, elemental e poderoso que se estende até o edifício como uma grande intervenção transformada em obra de arte.

Cortesia de Louisiana Museum of Modern Art Cortesia de Louisiana Museum of Modern Art Cortesia de Louisiana Museum of Modern Art Cortesia de Louisiana Museum of Modern Art + 9

Olafur Eliasson cria um leito fluvial no Museu Dinamarquês, Cortesia de Louisiana Museum of Modern Art
Cortesia de Louisiana Museum of Modern Art

A exposição de Eliasson questiona o significado e experiência do próprio museu, e as complexidades da relação entre o artista, o edifício e o espectador. Grandiosa e, ao mesmo tempo, humilde, a instalação subleva as expectativas do visitante e dança entre as definições do observador e participante. Ao explorar o processo de habitar o espaço, Eliasson direciona a atenção do visitante para a própria obra, encorajando o visitante a explorar a paisagem. Assim, o visitante está, simultaneamente, na exposição e sobre ela.

Cortesia de Louisiana Museum of Modern Art
Cortesia de Louisiana Museum of Modern Art

Ao produzir uma paisagem, o artista evoca um sentimento primitivo de liberdade. Evitando expectativas tradicionais de comportamento e, embora associado a museus, Eliasson se livra de informações superficiais através do vazio da paisagem. Não há nada nas paredes e não há expectativas quanto às ações e experiências espaciais, o que permite uma liberdade de reflexão, pensamento, experiência sensorial e auto compreensão.

Cortesia de Louisiana Museum of Modern Art
Cortesia de Louisiana Museum of Modern Art

Completando a exposição há uma série de vídeos (Your Embodied Garden, Movement Microscope, e Innen Stadt Aussen) que enfatiza o movimento, ao passo que o Model Room proporciona uma visão sobre o processo artístico de Olafur Eliasson. 

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Sadia Quddus
Autor
Cita: Quddus, Sadia. "Olafur Eliasson cria um leito fluvial no Museu Dinamarquês" [Olafur Eliasson Creates an Indoor Riverbed at Danish Museum] 28 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626113/olafur-eliasson-cria-um-leito-fluvial-no-museu-dinamarques> ISSN 0719-8906