O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Dia Mundial da Fotografia: Miguel de Guzmán por Carlos Arroyo

Dia Mundial da Fotografia: Miguel de Guzmán por Carlos Arroyo

Dia Mundial da Fotografia: Miguel de Guzmán por Carlos Arroyo
Dia Mundial da Fotografia: Miguel de Guzmán por Carlos Arroyo , © Miguel de Guzmán
© Miguel de Guzmán

Miguel de Guzmán é arquiteto e fotógrafo especializado em Arquitetura. Graças a seu trabalho podemos conhecer as obras mais recentes dos principais estúdios de Arquitetura espanhóis. Em 2008 criou o Imagen Subliminal, estúdio com sede em Madrid, que também é a plataforma de difusão de seu trabalho como fotógrafo e realizador de vídeos de Arquitetura.

© Miguel de Guzmán Tupper Home / Andrés Jaque. Image © Miguel de Guzmán © Miguel de Guzmán © Miguel de Guzmán + 5

Em comemoração ao Dia Internacional da Fotografia (19 de agosto), gostaríamos de agradecer aos fotógrafos que dão vida às obras de arquitetura que publicamos diariamente. Pedimos o depoimento de 20 arquitetos que se tornaram referências ao trabalho de alguns dos fotógrafos que mais admiramos. Nesta oportunidade, Carlos Arroyo escreve sobre o trabalho de Miguel de Guzmán.

"A arquitetura é uma construção cultural que fazemos evoluir coletivamente; novas necessidades bem identificadas por nossos clientes, aplicações industriais postas a nossa disposição, desenvolvimentos técnicos na construção, contextos culturais sociais e políticos em constante mudança, propostas individuais que encontram ecos e relações nos permitindo imaginar o seguinte passo. A comunicação da arquitetura é fundamental neste processo de construção cultural; de fato, a história da arquitetura coincide com a dos meios para a representar; para a imaginar e a projetar, e também para comunicar e aprender sobre ela.

Há uma arquitetura com pontos de fuga que coincide com a invenção da perspectiva, como há uma arquitetura das maquetes de papel pluma, da cortadora de foam azul, de Catia, ou do Rhino. Também há uma arquitetura da fotografia em preto e branco, estática, geométrica, heroica. Hoje, entre todos, fazemos uma arquitetura em mudança, atmosférica, na qual a ação, a experiência e o tempo são tão ou mais importantes que a própria matéria.

Graças a Miguel de Guzmán podemos ver e compartilhar, podemos fazer com que esta construção cultural cresça. Você constrói uma atmosfera, Miguel demonstra ela a todos; eu a vejo, penso, e atuo, construo algo que não se vê, somente se vive, mas Miguel consegue que todos a vivamos. Latour e Yaneva disseram "Give me a gun and I will make buildings move", questionando-se que câmera ou que olho poderiam nos fazer entender que um edifício está além de sua própria matéria. Agora já sabemos: Cuidado com Miguel de Guzmán, ele anda armado."

Você pode ler a entrevista com Miguel de Guzmán que publicamos em nossa sessão Fotografia e Arquitetura.

Veja aqui os outros fotógrafos que homenageamos no Dia Mundial da Fotografia.

Sobre este autor
Joanna Helm
Autor
Cita: Joanna Helm. "Dia Mundial da Fotografia: Miguel de Guzmán por Carlos Arroyo " 19 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625702/dia-mundial-da-fotografia-miguel-de-guzman-por-carlos-arroyo> ISSN 0719-8906