O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. "Empowerment of Aesthetics": Pavilhão da Dinamarca na Bienal de Veneza 2014

"Empowerment of Aesthetics": Pavilhão da Dinamarca na Bienal de Veneza 2014

"Empowerment of Aesthetics": Pavilhão da Dinamarca na Bienal de Veneza 2014
"Empowerment of Aesthetics": Pavilhão da Dinamarca na Bienal de Veneza 2014, © Nico Saieh
© Nico Saieh

A exposição da Dinamarca na Bienal de Veneza 2014 foca na história do país como um pioneiro no desenvolvimento de um estado de bem estar social e no papel da arquitetura - ligada à arte, literatura e ciência - na criação de uma manifestação estética dessa "vida melhor para todos". Ao explorar os resultados de uma série de áreas ligadas a um movimento social mais amplo, Empowerment of Aesthetics alcança uma compreensão mais profunda de como a modernidade afetou a arquitetura na Dinamarca. 

© Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh + 10

Dos curadores:

O Legado do Século XX?
Kent Martinussen

"O século XX será lembrado pelas futuras gerações não como uma era de conflitos políticos ou invenções técnicas, mas como um era em que a sociedade humana ousou pensar no bem estar de toda a raça humana como um objetivo prático." - Arnold J. Toynbee, historiador britânico (1889-1975)

O diretor da 14ª Exposição Internacional de Arquitetura, Rem Koolhaas, convidou as exposições nacionais a se deterem no legado do século passado. Ao inventar o Nordic Welfare State, a Dinamarca incumbiu a arquitetura do papel fundamental de planejar e, quase obsessivamente, projetar em detalhes o ambiente físico para um estilo de vida moderno, urbano e democrático do século XX.

© Nico Saieh
© Nico Saieh

Uma abundância de ícones modernos no campo do design e arquitetura foram, então, criados, e a Dinamarca deteve uma posição de destaque internacional por décadas. Hoje, o impacto massivo da globalização transformou as condições que inicialmente fomentaram uma autêntica integração da arquitetura e da cultura do bem estar na Dinamarca. E esta integração não pode mais ser tomada por certa.

Convidamos o paisagista dinamarquês internacionalmente aclamado Stig L Andersson a empregar suas teorias de arquitetura e experiência artística na exploração da arquitetura dinamarquesa do último século e suas aspirações globais para o século XXI. 

© Nico Saieh
© Nico Saieh

Empowerment of Aesthetics
Stig L Andersson

A exposição Empowerment of Aesthetics  é um reflexo da essência da sociedade moderna dinamarquesa que emergiu na metade do século XIX, no curto intervalo de tempo entre o colapso do Romantismo e o surgimento do estado de bem estar social dinamarquês. Este foi um período em que a interação poética entre arquitetura, literatura, arte, natureza e ciência fomentou uma pulsante energia e uma crença numa sociedade dinâmica até então sem precedentes na Dinamarca ou em qualquer outro lugar.

© Nico Saieh
© Nico Saieh

A ambição do Pavilhão da Dinamarca é apresentar a inter-relação entre as partes esquecidas, reprimidas ou pouco exploradas da absorção da modernidade no país, e não apenas na história da arquitetura, mas também na ciência, arte e poesia. É este caminho oposto, que a história da arquitetura em muito reprimiu, que o Pavilhão da Dinamarca coloca em foco e sobre o qual se colocam três questões simples, embora extremamente complexas: O que aprendemos com a modernidade? Como podemos usar essa experiência moderna esquecida para criar uma sociedade com maior qualidade de vida? E o que nos falta para alcançarmos este objetivo?

Portanto, Empowerment of Aesthetics é a reintrodução do valor, força e importância da estética enquanto complemento da racionalidade. A união de ambas compõe a base para as decisões que serão tomadas no futuro.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Nico Saieh
Autor
Cita: Saieh, Nico. ""Empowerment of Aesthetics": Pavilhão da Dinamarca na Bienal de Veneza 2014" [The Empowerment of Aesthetics: Denmark's Pavilion at the 2014 Venice Biennale] 11 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625365/empowerment-of-aesthetics-pavilhao-da-dinamarca-na-bienal-de-veneza-2014> ISSN 0719-8906