Guia Operacional de Acessibilidade rende prêmio da UIA à Verônica Camisão e Eduardo Alvarez

O Guia Operacional de Acessibilidade para Projetos de Desenvolvimento Urbano com Critérios de Desenho Universal, escrito pela arquiteta carioca Verônica Camisão e do uruguaio Eduardo Alvarez, ganhou a menção especial da União Internacional dos Arquitetos (UIA). A premiação acontece hoje, 6 de agosto, no 25º Congresso Mundial da UIA, em Durban, na África do Sul.

O prêmio, criado este ano pela UIA, tem com objetivo reconhecer trabalhos e pesquisas que tenham contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida através da concepção do ambiente edificado centrado no usuário e na acessibilidade.

O Guia foi um trabalho solicitado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em que os arquitetos atuam como consultores. “O nosso trabalho foi elaborado para servir de suporte técnico às equipes do BID nos diversos países da América Latina, visando garantir que os projetos de desenvolvimento urbano apreciados pelo Banco apresentem os critérios adequados de acessibilidade”, afirmou Verônica Camisão.

Para o estudo consistiu na investigação da documentação existente e das normas técnicas regionais e internacional sobre acessibilidade, e pesquisas de campo em Santo Domingo, na República Dominicana, e em Barcelona, na Espanha.

No evento em Durban, que acontece até amanhã, será também decidida a cidade sede do XVII Congresso da União Internacional dos Arquitetos (UIA), em 2020, com o Rio de Janeiro na reta final para ser selecionado.

Referência: UIA, IAB

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Guia Operacional de Acessibilidade rende prêmio da UIA à Verônica Camisão e Eduardo Alvarez" 06 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625191/guia-operacional-de-acessibilidade-rende-premio-da-uia-a-veronica-camisao-e-eduardo-alvarez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.