O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Brasil
  5. Gregori Warchavchik
  6. 1939
  7. Clássicos da Arquitetura: Edifício Barão de Limeira / Gregori Warchavchik

Clássicos da Arquitetura: Edifício Barão de Limeira / Gregori Warchavchik

Clássicos da Arquitetura: Edifício Barão de Limeira / Gregori Warchavchik
Clássicos da Arquitetura: Edifício Barão de Limeira / Gregori Warchavchik, Courtesy of São Paulo Antiga
Courtesy of São Paulo Antiga

Via Geraldo Ferraz, 2006 Via Geraldo Ferraz, 2006 Via Geraldo Ferraz, 2006 Via Geraldo Ferraz, 2006 + 22

O edifício possui seis faixas idênticas que determinam os cinco pavimentos tipo e a platibanda da cobertura. Sua fachada principal e o caráter do edifício são determinados por elas. São compostas por um trecho reto, que ocupa os dois terços orientais da fachada, e um trecho curvo, que demarca as varandas dos apartamentos de frente.

Via Geraldo Ferraz, 2006
Via Geraldo Ferraz, 2006

O trecho reto tem seis metros e cinquenta centímetros. Ele demarca a região das duas janelas frontais de cada pavimento. O trecho curvo é formado por dois arcos concordantes de circunferência: um maior convexo e um menor côncavo. O primeiro, que concorda com o trecho reto, apresenta dois metros e trinta e cinco centímetros de raio. O segundo, que configura o balanço da varanda, concorda com o eixo da parede lateral do edifício e apresenta um raio de um metro e quinze centímetros, medida que determina o trecho em balanço além do alinhamento da fachada.

Courtesy of São Paulo Antiga
Courtesy of São Paulo Antiga

O edifício é composto por cinco pavimentos tipo mais nível térreo. Cada um deles apresenta um pé-direito de três metros e dez centímetros, que somados à altura do hall, definem altura total de dezenove metros e quinze centímetros. O revestimento das varandas é feito de argamassa com pó-de-mármore de coloração acinzentada. No pavimento térreo, configurando o acesso ao edifício, a curva torna a aparecer, mas dessa vez o cinza da argamassa é substituído por peças vermelhas de litocerâmica.

Elevação e cortes. Via Invamoto, 2012
Elevação e cortes. Via Invamoto, 2012

A profundidade do terreno é quatro vezes maior que os dez metros e quarenta centímetros que ele tem de frente. O edifício em torre está fundado sobre estacas de madeira e sustentado por elementos estruturais em concreto armado. A projeção do edifício forma no terreno um L de cento e oitenta metros quadrados. Esse recorte amplia as possibilidades de iluminação natural e ventilação cruzada nos apartamentos.

Via Geraldo Ferraz, 2006
Via Geraldo Ferraz, 2006

Adentrando o portão da entrada, o visitante caminha três metros e oitenta centímetros e sobe três degraus até chegar ao hall de circulação onde fica o balcão da recepção. À direita está a escada e do lado oposto, o elevador. Não há circulação de serviços. Mais dois degraus abaixo está a área externa.

Plantas. Via Invamoto, 2012
Plantas. Via Invamoto, 2012

No térreo há duas unidades de apartamento com um dormitório cada uma; a que está voltada para a rua é a única que não possui terraço. Os doze apartamentos são divididos em duas tipologias, separadas por um corredor entre elevador e escadaria, e com halls de entrada independentes: as unidades menores, com um quarto tem cinquenta e cinco metros quadrados, e ficam voltados para os fundos do terreno; as unidades com dois dormitórios tem noventa metros quadrados de área e têm vistas para a rua.

Via Geraldo Ferraz, 2006
Via Geraldo Ferraz, 2006

Hoje, o antigo jardim frontal forrado com gramíneas, herbáceas e algumas yucas e palmeirinhas, antes disposto no limite entre a calçada e a rua, já não existe: alargaram mais uma rua.

Via Geraldo Ferraz, 2006
Via Geraldo Ferraz, 2006

Referências
Geraldo Ferraz, Warchavchik e a introdução da nova arquitetura no Brasil: 1925 a 1940, Museu de Arte de São Paulo, 1966.
Denise Invamoto, Futuro pretérito: historiografia e preservação na obra de Gregori Warchavchik, FAU USP, São Paulo, 2012.(dissertação de mestrado)

  • Arquitetos

  • Localização

    Alameda Barão de Limeira, 1003
  • Ano do projeto

    1939

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Gregori Warchavchik
Escritório
Cita: Audrey Migliani. "Clássicos da Arquitetura: Edifício Barão de Limeira / Gregori Warchavchik" 23 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624401/classicos-da-arquitetura-edificio-barao-de-limeira-gregori-warchavchik> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.