O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. 8 versões alternativas de monumentos famosos

8 versões alternativas de monumentos famosos

8 versões alternativas de monumentos famosos
8 versões alternativas de monumentos famosos, Tower Bridge alternativa para Londres, projetada por Horace Jones
Tower Bridge alternativa para Londres, projetada por Horace Jones

Há muitas edificações e monumentos construídos ao redor do mundo que constituem ícones emblemáticos das cidades onde se localizam e que – sem necessariamente tê-los visitado – aparecem imediatamente em nossas mentes ao lembramos destas. O que teria acontecido se suas versões alternativas tivessem saído do papel?

Apresentamos aqui imagens de oito monumentos icônicos em suas versões alternativas; projetos reais que não chegaram a ser construídos mas que nos confundem por sua extravagancia ou, em alguns casos, por sua semelhança com o edifício que foi de fato construído. 

Arco do Triunfo, Paris / “O Elefante Triunfal” (1758) de Charles Ribart. Monumento alternativo ao famoso Arco do Triunfo de Paris, em homenagem a Luis XV da França. Trata-se de uma construção em forma de elefante com três pavimentos e uma grande fonte de água jorrando de sua tromba. Uma escada em caracol levaria os visitantes aos diferentes níveis.

"O Elefante Triunfal" (1758) de Charles Ribart
"O Elefante Triunfal" (1758) de Charles Ribart

Opera House, Sidney / O segundo colocado no concurso para o projeto da Sydney Opera House propunha os dois teatros (premissa do edital) empilhados um sobre o outro, criando um muro entre a cidade e o porto. O projeto selecionado de Jørn Utzon, que todos conhecem, coloca-os no mesmo nível, permitindo uma maior abertura do edifício.

Segundo lugar no concurso para a Opera House de Sidney
Segundo lugar no concurso para a Opera House de Sidney

Edifício Chrysler, Nova Iorque / Após apresentar um primeiro desenho bem conservador, Chrysler pediu que o arquiteto William Van Alen revisasse seu edifício para que este parecesse “mais luxuoso”. Após mesclar algumas opções, Van Alen apresentou a proposta em estilo Art-Deco que hoje conhecemos. O arranha-céu, projetado inicialmente com 67 pavimentos, possui agora 77; estes dez últimos conformam o elemento de coroamento do arranha-céu.

4 projetos alternativos para o Edifício Chrysler de Nova Iorque
4 projetos alternativos para o Edifício Chrysler de Nova Iorque

Ponte Golden Gate, San Francisco / Antes de chegar ao desenho final, Joseph Strauss propôs uma estranha ponte que era a combinação de uma ponte pênsil e uma ponte de viga em balanço. Apesar de ter um aspecto fascinante e incomum, não era tão “esteticamente agradável” e foi rejeitada.

Projeto alternativo para a  Golden Gate de San Francisco, por Joseph Strauss
Projeto alternativo para a Golden Gate de San Francisco, por Joseph Strauss

Lincoln Memorial, Washington / Em 1912 foi apresentada uma série de propostas para o edifício que acolheria o monumento de 21 metros de altura, adornado por seis estátuas de cavalos e 31 pessoas de proporções colossais, e coroado pela famosa estátua de Abraham Lincoln. Apesar da comissão encarregada ter apresentado inicialmente um projeto de uma simples cabana de madeira – pesando que um templo grego seria muito ostentoso para um homem humilde como Lincoln – chegaram algumas propostas muito extravagantes, como a pirâmide e o monumento estilo Zigurate de John Russel Pope.

Duas propostas apresentadas por John Russell Pope para o Memorial de Abraham Lincoln em 1912
Duas propostas apresentadas por John Russell Pope para o Memorial de Abraham Lincoln em 1912

Cúpula do Capitólio dos Estados Unidos, Washington / A famosa cúpula de 88 metros de altura e 29 metros de diâmetro já foi - na ocasião de sua primeira apresentação, em 1793, por William Thornton, no concurso de projeto para o edifício - muito mais humilde. Benjamin Henry Latrobe, o segundo arquiteto, alterou o desenho de Thornton através da adição de um tambor octogonal que separava visualmente a parte inferior da cúpula da parte superior do frontão do edifício. O terceiro arquiteto, Charles Bulfinch, modificou ainda mais o perfil externo dos planos através do aumento da altura da cúpula, por insistência do Presidente e do Congresso.

O pequeno domo do projeto original de William Thornton (1793)
O pequeno domo do projeto original de William Thornton (1793)

Tower Bridge, Londres / Como símbolo de Londres, é impossível imaginar a Tower Bridge de outra maneira. Na época, a oportunidade de projetar uma ponte que permitia a passagens dos barcos resultou em inúmeros projetos propostos, alguns mais elaborados que outros. Na imagem vemos uma versão alternativa desenhada por Horace Jones, o mesmo arquiteto da ponte que hoje recebe milhares de visitantes por ano.

Tower Bridge alternativa para Londres, projetada por Horace Jones
Tower Bridge alternativa para Londres, projetada por Horace Jones

Trafalgar Square, Londres / Também em Londres, em 1815 foi proposta a construção de uma pirâmide de 91 metros de altura na famosa Praça Trafalgar. A construção teria ocupado quase a totalidade da praça e custaria, na época, 1 milhão de libras esterlinas. Hoje, a praça se caracteriza pela imponente presença da National Gallery, da igreja de St Martin-in-the-Fields, diversas estátuas, fontes d'água e a Nelson's Column rodeada por quatro enormes leões de bronze.

A enorme pirâmide proposta para a Trafalgar Square em 1815
A enorme pirâmide proposta para a Trafalgar Square em 1815

Referência: Oobject.com

Sobre este autor
José Tomás Franco
Autor
Cita: Tomás, José. "8 versões alternativas de monumentos famosos" [8 versiones alternativas de monumentos famosos] 22 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624301/8-versoes-alternativas-de-monumentos-famosos> ISSN 0719-8906