8 versões alternativas de monumentos famosos

Há muitas edificações e monumentos construídos ao redor do mundo que constituem ícones emblemáticos das cidades onde se localizam e que – sem necessariamente tê-los visitado – aparecem imediatamente em nossas mentes ao lembramos destas. O que teria acontecido se suas versões alternativas tivessem saído do papel?

Apresentamos aqui imagens de oito monumentos icônicos em suas versões alternativas; projetos reais que não chegaram a ser construídos mas que nos confundem por sua extravagancia ou, em alguns casos, por sua semelhança com o edifício que foi de fato construído. 

Arco do Triunfo, Paris / “O Elefante Triunfal” (1758) de Charles Ribart. Monumento alternativo ao famoso Arco do Triunfo de Paris, em homenagem a Luis XV da França. Trata-se de uma construção em forma de elefante com três pavimentos e uma grande fonte de água jorrando de sua tromba. Uma escada em caracol levaria os visitantes aos diferentes níveis.

"O Elefante Triunfal" (1758) de Charles Ribart

Opera House, Sidney / O segundo colocado no concurso para o projeto da Sydney Opera House propunha os dois teatros (premissa do edital) empilhados um sobre o outro, criando um muro entre a cidade e o porto. O projeto selecionado de Jørn Utzon, que todos conhecem, coloca-os no mesmo nível, permitindo uma maior abertura do edifício.

Segundo lugar no concurso para a Opera House de Sidney

Edifício Chrysler, Nova Iorque / Após apresentar um primeiro desenho bem conservador, Chrysler pediu que o arquiteto William Van Alen revisasse seu edifício para que este parecesse “mais luxuoso”. Após mesclar algumas opções, Van Alen apresentou a proposta em estilo Art-Deco que hoje conhecemos. O arranha-céu, projetado inicialmente com 67 pavimentos, possui agora 77; estes dez últimos conformam o elemento de coroamento do arranha-céu.

4 projetos alternativos para o Edifício Chrysler de Nova Iorque

Ponte Golden Gate, San Francisco / Antes de chegar ao desenho final, Joseph Strauss propôs uma estranha ponte que era a combinação de uma ponte pênsil e uma ponte de viga em balanço. Apesar de ter um aspecto fascinante e incomum, não era tão “esteticamente agradável” e foi rejeitada.

Projeto alternativo para a Golden Gate de San Francisco, por Joseph Strauss

Lincoln Memorial, Washington / Em 1912 foi apresentada uma série de propostas para o edifício que acolheria o monumento de 21 metros de altura, adornado por seis estátuas de cavalos e 31 pessoas de proporções colossais, e coroado pela famosa estátua de Abraham Lincoln. Apesar da comissão encarregada ter apresentado inicialmente um projeto de uma simples cabana de madeira – pesando que um templo grego seria muito ostentoso para um homem humilde como Lincoln – chegaram algumas propostas muito extravagantes, como a pirâmide e o monumento estilo Zigurate de John Russel Pope.

Duas propostas apresentadas por John Russell Pope para o Memorial de Abraham Lincoln em 1912

Cúpula do Capitólio dos Estados Unidos, Washington / A famosa cúpula de 88 metros de altura e 29 metros de diâmetro já foi - na ocasião de sua primeira apresentação, em 1793, por William Thornton, no concurso de projeto para o edifício - muito mais humilde. Benjamin Henry Latrobe, o segundo arquiteto, alterou o desenho de Thornton através da adição de um tambor octogonal que separava visualmente a parte inferior da cúpula da parte superior do frontão do edifício. O terceiro arquiteto, Charles Bulfinch, modificou ainda mais o perfil externo dos planos através do aumento da altura da cúpula, por insistência do Presidente e do Congresso.

O pequeno domo do projeto original de William Thornton (1793)

Tower Bridge, Londres / Como símbolo de Londres, é impossível imaginar a Tower Bridge de outra maneira. Na época, a oportunidade de projetar uma ponte que permitia a passagens dos barcos resultou em inúmeros projetos propostos, alguns mais elaborados que outros. Na imagem vemos uma versão alternativa desenhada por Horace Jones, o mesmo arquiteto da ponte que hoje recebe milhares de visitantes por ano.

Tower Bridge alternativa para Londres, projetada por Horace Jones

Trafalgar Square, Londres / Também em Londres, em 1815 foi proposta a construção de uma pirâmide de 91 metros de altura na famosa Praça Trafalgar. A construção teria ocupado quase a totalidade da praça e custaria, na época, 1 milhão de libras esterlinas. Hoje, a praça se caracteriza pela imponente presença da National Gallery, da igreja de St Martin-in-the-Fields, diversas estátuas, fontes d'água e a Nelson's Column rodeada por quatro enormes leões de bronze.

A enorme pirâmide proposta para a Trafalgar Square em 1815

Referência: Oobject.com

Sobre este autor
Cita: Tomás, José. "8 versões alternativas de monumentos famosos" [8 versiones alternativas de monumentos famosos] 22 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624301/8-versoes-alternativas-de-monumentos-famosos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.