Os 10 edifícios mais altos já demolidos

A lista a seguir dos dez edifícios mais altos já demolidos, compilada por Michael Aynsley, foi originalmente publicada em BuzzBuzzHome.

Antes de começar a contagem regressiva, uma ressalva: esta lista considera apenas edifícios que foram demolidos intencionalmente por seus proprietários. Se incluísse todas as estruturas em altura que não estão mais de pé, as posições de número um, dois e quatro seriam ocupadas por três edifícios do World Trade Center, tragicamente destruídos em 11 de setembro de 2001.

10. Savoy-Plaza Hotel, Nova Iorque

Savoy-Plaza Hotel, New York City. Image © New York Architecture Images
Savoy-Plaza Hotel, New York City. Image © New York Architecture Images

Altura: 136 metros, 33 pavimentos
Concluído: 1930
Demolido: 1964 – para dar lugar ao edifício General Motors Building.
Curiosidade:
Uma cena do primeiro episódio da segunda temporada de Mad Men, aparece os personagens Don e Betty Draper comemorando o dia dos namorados pedindo drinks e serviço de quarto no Hotel Savoy-Plaza em 1962, dois anos antes de ser demolido na vida real.

9. Ardmore Park Block um, dois e três, Singapura

Altura: 137 metros, 36 pavimentos
Concluído:
1978
Demolido:
2009 – para dar lugar a um novo edifício residencial
Curiosidade: Os edifícios Ardmore Park Block eram uma série de três blocos idênticos, possuindo a mesma altura e desenho de fachadas.

Ardmore Park Block One, Two and Three, Singapore. Image via Imgur

8. Hennessy Centre, Hong Kong

Altura: 140 metros, 41 pavimentos
Concluído: 1983
Demolido2008 – porque o proprietário do edifício queria expandir o shopping com o qual o Hennessy Centre compartilhava com o terreno.
Curiosidade: O edifício pouco atraente, quase todo de concreto, teve uma vida curta, apenas 15 anos. Isso se deve, provavelmente, por ser pouco atraente.

Hennessy Centre, Hong Kong. Image © SkyscraperPage

7. Grand Prince Hotel Akasaka, Tóquio

Altura: 141 metros, 39 pavimentos
Concluído: 1982
Demolido: 2013 – assim como explica o New York Times, o hotel foi vítima dos caprichos do mercado imobiliário de Tókio, "onde os altos valores de propriedades, mudança nos padrões de projeto e outros fatores conspiraram para criar um forte mercado de demolições."
Curiosidade: A demolição do Grand Prince Hotel Akasaka de Tóquio foi excepcional por não envolver explosivos ou esferas de demolição. Um guindaste foi usado para tirar todas as vigas e painéis internos - pavimento por pavimento. Assim, para qualquer observador que tenha tido a paciência de assistir ao evento que durou semanas, teria sido como se o edifício estivesse desaparecendo lentamente. Felizmente, não é necessário passar por esse tédio. A desmontagem do edifício foi documentada em vídeo e posteriormente acelerada.Assista aqui.

Grand Prince Hotel Akasaka, Tokyo. Image via Wikimedia

6. The Ritz-Carlton, Hong Kong

Altura: 142 metros, 31 pavimentos
Concluído: 1993
Demolido: 2009 – para dar lugar à um espaço de escritórios muito mais lucrativo. O edifício se localizava num dos lugares mais valorizados de Hong Kong.
Curiosidade: O hotel vivia lotado quando ainda era colônia britânica, até 1997, mas sua taxa de ocupação baixou para 3% seis anos depois, quando houve o surto de gripe asiática, a SARS.

The Ritz-Carlton, Hong Kong. Image © Panoramio

5. City Investing Building, Nova Iorque

Altura: 148 metros, 33 pavimentos
Concluído: 1908
Demolido: 1968 – para dar lugar ao One Liberty Plaza.
Curiosidade: O City Investing Building fazia parte de um conjunto de edifícios (que incluia o Singer Building, o Hudson Terminal e o Equitable Building) que estavam todos entre mais altos do mundo no início do século XX, fazendo desta parte do skyline de Nova Iorque uma das paisagens mais fotografadas de todos os tempos.

City Investing Building, New York City. Image via Wikimedia
City Investing Building, New York City. Image via Wikimedia

4. One Meridian Plaza, Filadélfia

Altura: 150 metros, 38 pavimentos
Concluído: 1972
Demolido: 1999 – após sofrer sérios danos causados por um incêndio no 22º pavimento em 1991.
Curiosidade: 
Durante oito anos após o incêndio, o One Meridian Plaza permaneceu vazio, denegrindo a imagem do distrito comercial da Filadélfia. O edifício ficou em litígio entre os proprietários e a companhia de seguros até ser decidido quanto as seguradoras pagariam aos proprietários e como demolição seria realizada.

3. Deutsche Bank, Nova Iorque

Altura: 158 metros, 39 pavimentos
Concluído: 1974
Demolido: 2011 – O edifício sede do Deutsche Bank foi severamente danificado por estilhaços durante os ataques de 11 de setembro e foi eventualmente demolido para dar lugar ao Five World Trade Center.
Curiosidade:
O edifício foi projetado por Shreve, Lamb and Harmon, o mesmo escritório de arquitetura responsável pelo projeto do Empire State Building.

Deutsche Bank, New York City. Image via Wikimedia

2. Morrison Hotel, Chicago

Altura: 160 metros, 45 pavimentos
Concluído: 1925
Demolido: 1965 – para dar lugar ao edifício do First National Bank (agora Chase Tower).
Curiosidade:
O Morrison Hotel foi o primeiro edifício fora de Nova Iorque a ter mais de 40 pavimentos.

Morrison Hotel, Chicago. Image © SkyscraperPage
Morrison Hotel, Chicago. Image © SkyscraperPage

1. Singer Building, Nova Iorque

Altura: 187 metros, 47 pavimentos
Concluído: 1908
Demolido: 1968 – para dar lugar ao One Liberty Plaza.
Curiosidade:
Por um período curto de tempo, o Singer Building foi o edifício mais alto do mundo, porém, em 1909 foi ultrapassado pela Metropolitan Life Tower.

Singer Building, New York City. Image via Shorpy

Dados do Conselho de Edifícios em Altura e Habitat Urbano que serviram como fonte primária.

Sobre este autor
Cita: Michael Aynsley. "Os 10 edifícios mais altos já demolidos" [The 10 Tallest Buildings Ever Demolished] 16 Jul 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624030/os-10-edificios-mais-altos-ja-demolidos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.