Ticollage City / Pavilhão da Costa Rica na Bienal de Veneza 2014

Com curadoria do arquiteto alemão Oliver Schütte, com assistência de Marije van Lidth de Jeude, a primeira exibição individual da Costa Rica na Bienal de Veneza centraliza as atenções no projeto vencedor da nova Assembléia Legislativa da Costa Rica para traçar o "círculo vicioso de segregação social e fragmentação espacial na Grande Área Metropolitana de Costa Rica (GAM)", uma metrópole que tenta mudar de escala ao mesmo tempo que transita entre o século passado e o presente.

Leia a descrição dos curadores e faça um tour virtual pelo Hall da Costa Rica, a seguir.

© Nico Saieh

Descrição dos Curadores: Hoje, mais de 64% da população de Costa Rica - chamados de Ticos - é classificada como urbana; bem acima da média mundial (50%), mas abaixo da América Latina (80%), a região mais urbanizada do mundo. A grande maioria destes cidadãos vive com menos de 4% do território do país: a Grande Área Metropolitana (GAM), composta pelas cidades históricas de Alajuela, Cartago, Heredia, San José, e suas áreas metropolitanas.

Quando vista de cima, a GAM ilustra de forma dramática o que Rem Koolhaas uma vez descreveu como "campos potenciais" em uma cultura de desenvolvimento neoliberal, ou o que Mike Davis chama de "urbanismo lançado ao ar" (airdrop urbanism). O aglomerado tem cerca de 1,5 vezes o tamanho de Los Angeles, com apenas dois terços do número de habitantes, o que gera um híbrido "rurbano" espacialmente fragmentado e socialmente segregado.

© Nico Saieh

As cidades individuais tem se expandido com o objetivo de substituir os usos rurais, resultando numa colagem aparentemente aleatória de mundos dispersos. A setorização modernista, e sua consequente mobilização de pessoas, levou a níveis alarmantes de poluição, bem como uma percepção quase absurda de insegurança nos centros urbanos contemporâneos e subúrbios de baixa densidade. A maioria dos edifícios e empreendimentos é protegida por um exército de guardas e cães, câmeras de vigilância, arame farpado ou cercas elétricas. A imagem da Costa Rica como um país que ama a natureza e a paz é desmentida e caricaturada em suas cidades.

As consequências mais extremas podem ser vistas na capital San José, com 1,2 milhões de "usuários" diários, que deixam para trás, ao final do expediente, uma população residente de apenas 50 mil. A capital ainda detém a maioria das instituições públicas, mas muitos edifícios históricos tem sido demolidos para dar lugar a estacionamentos que servem às frotas de veículos utilizados pelos viajantes urbanos. No contexto de um debate sobre "preservação versus desenvolvimento", apresentamos o concurso da nova Assembleia Legislativa como o último pixel nesta linha de tempo, cujo início da construção é previsto para 2014. O edifício é o último pixel de um desenvolvimento urbano e arquitetônico, impedindo que uma representação política importante, um atrator arquitetônico e um programa urbano migre para os subúrbios. O projeto vencedor ilustra dramaticamente a sobreposição e o salto de escala da urbe ou ex-urbe do início do século XX para o século XXI. Condensado num único local histórico específico, simboliza a luta entre a cidade velha e a nova, do velho e do novo mundo, no complexo processo de modernização.

© Nico Saieh

Comissionado, curador principal: Oliver Schütte, A-01
Curadora e comissionada adjunta: Marije van Lidth de Jeude, A-01
Curadores adjuntos: Florencia Quesada Avendaño, Ofelia Sanou Alfaro, Javier Salinas
Colaboradores Criativos: Alvaro Rojas, Klaus Steinmetz, Carlos Araya Polonio, Lou Guthrie, Mauricio Herrera Palma, Ursula Grodzicka
Conceituação e Desenho: A-01 conComunicación Global
Maquete: Modelab, Marco Galofaro
Fotografia: Simon Photo Video, Plex Studio, Oliver Schütte / A-01
Arquivos de Fotografia: Álvaro Castro Harrigan, Museo Nacional de Costa Rica, Junta de Andalucía, Colegio Federado de Ingenieros y Arquitectos, ONU-HABITAT, Colegio de Arquitectos de Costa Rica, A Foundation, Caja Costarricense de Seguro Social, Universidad de Costa Rica-Escuela de Arquitectura, Banco Nacional de Costa Rica, Nora Góngora Arroyo, Tomás Dueñas
Fotografia Aérea: Prefeitura de San José
Instalações sonoras: Daniel Perlin
Paisagens sonoras: Sergio Wiesengrund, Postformal Design, Green Noise
Produção do vídeo: Roberto van der Laat
IOS Desenvolvimento do App: Güink, Carlos Aguilar y Mariana López
Patrocinadores: Ministerio de Cultura y Juventud, Embajada de Costa Rica en Italia, Euromobilia, Edica, Plycem, Desarrollos Mega, Excetel, Grupo Baharet, Inventa, Grupo Interamericano, CPCA, Manig Unternehmensberatung

Pavilhão comissionado pelo Ministério de Cultura e Juventude da Costa Rica

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Ticollage City / Pavilhão da Costa Rica na Bienal de Veneza 2014" [Ticollage City / Pabellón de Costa Rica en la Bienal de Venecia 2014] 15 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/620613/ticollage-city-pavilhao-da-costa-rica-na-bienal-de-veneza-2014> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.