"Modernidade, Promessa ou Ameaça?" - Pavilhão da França recebe Menção Especial na Bienal de Veneza 2014

Este ano o Pavilhão da França se destacou com um dos melhores pavilhões no Giardini, comunicando uma tese clara e envolvente que recebeu uma Menção Especial do júri. 

O curador Jean-Louis Cohen levanta quatro questões através de quatro galerias, demonstrando as contradições que permeiam a história da modernidade e da arquitetura na França. As respostas ambivalentes da arquitetura à promessa da modernidade estão expostas através da justaposição de uma montagem cinematográfica contínua (que ocorre simultaneamente ao logo das quatro galerias) e objetos de grande escala.

Assista um trecho do filme de Teri Wehn Damisch e leia a descrição do curador a seguir. Para um tour virtual do espaço projetado pelo escritório parisiense Projectiles, clique aqui.

 Modernidade, Promessa ou Ameaça? - Pavilhão da França recebe Menção Especial na Bienal de Veneza 2014 - Mais Imagens+ 23

© Luc Boegly / Pavillon français pour l'Institut français et le Ministère de la Culture et de la Communication

Do Catálogo Oficial da 14ª Exposição Internacional de Arquitetura. Desde 1914 a França não apenas "absorveu" a modernidade mas também a moldou através de contribuições de arquitetos e engenheiros que responderam às expectativas de diversos componentes da sociedade. As em muitos outros cenários nacionais, formas e estruturas modernas trataram dos programas da reforma social, materializando grandes esperanças. Mas muitas dessas expectativas surgidas dos experimentos e discursos permaneceram não atendidas. Esses "desajustes" são discutidos através de quatro episódios contraditórios marcados pela esperança e desilusão, entrelaçados por uma grande tela que expõe propagandas e filmes de ficção.

Jacques Tati e Villa Arpel: objeto de desejo ou do ridículo?. Imagem © Nico Saieh

Galeria 1 - Jacques Tati e Villa Arpel: objeto de desejo ou do ridículo? Apresentada como uma maquete em grande escala, a principal personagem do filme Mon Oncle (1958), de Jacques Tati, era uma casa provocante; longe de contribuir com uma vida doméstica feliz, a vila parecia manipular seus habitantes.

Jean Prouvé: Imaginação construtiva ou utopia?. Imagem © Luc Boegly / Pavillon français pour l'Institut français et le Ministère de la Culture et de la Communication

Galeria 2 - Jean Prouvé: Imaginação construtiva ou utopia? O projetista e construtor de refinadas estruturas metálicas Jean Prouvé proferiu extraordinárias palestras em Paris, nas quais mostrou a construção de aviões e automóveis, além de componentes arquitetônicos. Apesar de suas bem sucedidas contribuições a muitos edifícios modernos, suas ideias foram, em grande parte, desprezadas pela grande indústria.

Painéis Pesados: economia de escala ou monotonia?. Imagem © Nico Saieh

Galeria 3 - Painéis Pesados: economia de escala ou monotonia? Na França do pós-guerra, grandes programas financiados pelo estado levaram à hegemonia dos grandes painéis de concreto concebidos pelo engenheiro Raymond Camus. Seu sistema foi usado tanto na Alemanha Ocidental e Oriental e produzido por indústrias soviéticas; posteriormente, seus painéis foram aplicados em construções em Cuba e mesmo no Chile. 

Grandes conjuntos: heterotopias de cura ou lugares de reclusão?. Imagem © Nico Saieh

Galeria 4 - Grandes conjuntos: heterotopias de cura ou lugares de reclusão? Em 1942, José Luis Sert estabeleceu o esquema de habitação Drancy, de Eugène Beaudouin e Marcel Lods, como um protótipo habitacional para o pós-guerra; no mesmo período, entretanto, o esquema foi empregado em campos de internação nazistas. Essa trágica metamorfose reflete a ambiguidade dos projetos construídos fora e contra a cidade, e isso está agora sendo reconhecido.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Quintal, Becky. " "Modernidade, Promessa ou Ameaça?" - Pavilhão da França recebe Menção Especial na Bienal de Veneza 2014" [Inside France's "Modernity, Promise or Menace?" - Special Mention Winner at the Venice Biennale 2014 ] 13 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/620571/modernidade-promessa-ou-ameaca-pavilhao-da-franca-recebe-mencao-especial-na-bienal-de-veneza-2014> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.