Prorrogado o prazo de envio de resumos para o 5° Seminário DOCOMOMO Norte/Nordeste

Foi prorrogado para 09 de junho o prazo de envio de resumos para o 5° DOCOMOMO N/Ne - Seminário de Documentação e Conservação do Movimento Moderno Norte/Nordeste, que acontecerá na cidade de Fortaleza entre os dias 11 a 15 de novembro de 2014 com a temática "Projeto, obra, uso e memória: a intervenção no patrimônio arquitetônico modernista".

O tema do 5° DOCOMOMO N/Ne se justifica pela necessidade de debater criticamente sobre o processo de intervenção e documentação, em sentido amplo - projetos, obras, usos e memórias - do patrimônio moderno no Norte e Nordeste do Brasil.

A temática pressupõe a importância do projeto, seja por meio da análise crítica do projeto moderno e seu conteúdo programático e ideológico, entendido como caminho para compreender e documentar os princípios fundamentais da arquitetura modernista, seja o projeto de intervenção no edifício moderno, que pode redundar na sua descaracterização ou ressaltar suas potencialidades, mantendo a sua dignidade e longevidade. Some-se a isto a discussão sobre a ressemantização do vocabulário moderno, incorporado a algumas práticas de projeto na contemporaneidade. 

Na sequência, a obra moderna constitui em si objeto de documentação, conservação e intervenção, materializados na sua construção, estimulando discussões sobre este tema.

A incorporação do uso ao debate, corrobora para compreender o significado de articulação dos "fixos" aos "fluxos", dos "sistemas de objetos" ao "sistema de ações", como um caminho para valorização do legado modernista.

Por fim, a memória se torna imprescindível para estabelecer os vínculos simbólicos entre tempos históricos, permitindo o reconhecimento e a valorização efetiva dos lugares, símbolos e lembranças, pois o espaço suporta e reforça a memória social.

Neste sentido, o Seminário admite uma diversidade de enfoques distribuída em três eixos temáticos, que incluem, preferencialmente:

A) História e Historiografia da Arquitetura e do Urbanismo Modernos – o Norte e o Nordeste

A sessão temática tem por finalidade a apresentação de narrativas históricas, a relação entre trajetórias individuais e a análise de obras, de inventários da produção modernista no norte e nordeste e os estudos dos processos históricos de transformação material das cidades à luz da arquitetura e urbanismo modernos.  A sistematização do documento no âmbito do norte e nordeste reforça a importância da revisão historiográfica e crítica da arquitetura moderna brasileira, revelando obras e sujeitos não trabalhados nas análises consagradas pela historiografia nacional.   

B) – Análise critica de projeto de arquitetura moderna e de intervenções no patrimônio modernista (teoria e prática)

A sessão temática tenciona fomentar a análise crítica dos objetos de arquitetura moderna, a partir de teorias historicamente consagradas e contemporâneas.  Quanto às intervenções, o objetivo da sessão é apresentar projetos de intervenção no patrimônio modernista e discutir como os arquitetos estão solucionando na prática os desafios, os dilemas e as questões associadas à conservação e preservação desse legado; evidenciando as bases conceituais e as técnicas que fundamentam as intervenções. 

C) - A Vigência do Modernismo na Contemporaneidade

A sessão temática objetiva fomentar o debate acerca da relação entre o modernismo "histórico" e a produção da arquitetura contemporânea brasileira. Acolhe reflexões críticas acerca das influências e/ou permanências da arquitetura moderna no panorama diverso da arquitetura contemporânea no Brasil e no caso específico do Norte e Nordeste, discutindo o desenvolvimento das suas manifestações teóricas e práticas. 

Os contatos para quaisquer esclarecimentos e encaminhamentos deverão ser feitos pelo e-mail 5docomomonnefortaleza@gmail.com, através do telefone (85) 99190233 ou pelo site (www.5docomomonnefortaleza.arquitetura.ufc.br).

Para mais informações, por favor, acesso a página oficial do evento.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Prorrogado o prazo de envio de resumos para o 5° Seminário DOCOMOMO Norte/Nordeste" 06 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/618779/prorrogado-o-prazo-de-envio-de-resumos-para-o-5-graus-seminario-docomomo-norte-nordeste> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.