Projeto de iluminação: estratégias lumínicas em Garden by the bay por Lighting Planners Associates

Bay South Gardens é a primeira fase do dramático projeto Gardens by the Bay, o segundo jardim botânico nacional de Singapura. O projeto de 54 hectares, é composto de dois "conservatórios refrigerados" e 18 distintivas formas de estruturas de jardim vertical chamadas "super-árvores”. O jardim é uma nova forma de entretenimento ao ar livre para o público geral e turistas, e os responsáveis pelo projeto de iluminação Lighting Planners Associates tem tratado de sublinhar o conceito "entretenimento com iluminação orgânica". Enquanto que o desenho de iluminação garante a segurança e entretém os visitantes, também é um esquema cuidadosamente detalhado para a "iluminação orgânica" que dramatiza as sombras, evita a iluminação excessiva e harmoniza com a vegetação e a água.

Conheça mais detalhes de iluminação a seguir.

Projeto de iluminação: estratégias lumínicas em Garden by the bay por Lighting Planners Associates - Mais Imagens+ 1

Esta vista aérea mostra a composição estratégica da luz e de sombra com os conservatórios e as 18 'super-árvores' efetivamente iluminados para revelar a identidade dramática do jardim durante a noite. Uma iluminação suave de baixo nível a partir dos balizadores e a iluminação da paisagem integrada criam um contraste confortável ao longo das vias.

Cortesia de Lighting Planners Associates

Uma seção esboçada a mão foi utilizada para estudar as estratégias de iluminação em todo o terreno. Foram examinados pontos focais e a hierarquia de intensidade de iluminação dentro dos jardins. 

© Lighting Planners Associates, Toshio Kaneko

Em meio à selva tropical, se encontra um bosque de grandes árvores peculiares: as super-árvores. Durante o dia, as grandes marquises desas árvores proporcionam sombra e abrigo. Durante a noite, as super-árvores ganham vida com a iluminação. O núcleo de sua estrutura é uma membrana iluminada com cores que mudam sutilmente, como se as árvores estivessem comunicadas entre si. Seis elementos de iluminação diferentes foram misturadas e programadas para criar uma história com som e luz. As super-árvores também têm células fotovoltaicas para captar a energia solar.

Uma passarela aérea de 128 m de comprimento conecta duas dessas super-árvores de 42 metros de altura. As fitas de LED estão integradas para iluminar o solo sem distrair a atenção da vista espetacular.

© Lighting Planners Associates, Toshio Kaneko

Todos os acessórios da iluminação destas 18 super-árvores são controlados através de um sistema de controle inteligente centralizado, o que permite a criação de cenas de iluminação dinâmica. Projetores de halogênios metálicos com lâmpadas de 250 W se encontram ao redor da base de cada super-árvore iluminando as estruturas verticais de vegetação. A iluminação colorida na membrana está programada para seguir mudando lenta e misteriosamente, mostrando diferentes esquemas de cor durante a noite.

© Lighting Planners Associates, Toshio Kaneko

Os projetores de LED de grande alcance estão instalados na bacia da cachoeira de 35m de altura para receber os visitantes com uma surpresa. A fibra óptica instalada nas plantas atrás da cachoeira também proporciona o efeito de deslumbre.

© Lighting Planners Associates, Toshio Kaneko

Um projeto de iluminação baseado em campos de flores suavemente iluminados e zonas verdes no interior criam brilhantes biomas gigantes ao ar livre. Tons suaves de cor, com diferentes níveis de transparência também se alternam em seu interior. 

Iluminação: Lighting Planners Associates
Paisagismo: Grant Associates
Arquiteto: Wilkinson Eyre Architects
Localização: Singapura
Colaboradores: CPG Consultant (M & E consultant), National Parks Board (owner)
Área Projeto: 540.000 m2
Término Construção: Junio 2012
Premiações: IESNA Award of Distinction: Gardens by the Bay, Bay South
Fotografias: Lighting Planners Associates, Toshio Kaneko

Para conhecer mais sobre o projeto de arquitetura, clique aqui: Gardens by the Bay / Grant Associates.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Projeto de iluminação: estratégias lumínicas em Garden by the bay por Lighting Planners Associates" [Proyecto de Iluminación: estrategias lumínicas en Garden by the bay por Lighting Planners Associates] 03 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/613907/projeto-de-iluminacao-estrategias-luminicas-em-garden-by-the-bay-por-lighting-planners-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.