Bienal de Veneza 2014: Montenegro apresenta a exposição "Treasures in Disguise"

Este ano na Bienal de Veneza, o Pavilhão de Montenegro apresentará quatro edifícios negligenciados do modernismo tardio que foram originalmente construídos como testemunhos de uma nova e radiante sociedade. Um esforço para iniciar um discurso sobre regeneração urbana em Montenegro e o futuro da arquitetura da antiga Iugoslávia, a exposição busca destacar a estranha beleza de cada estrutura, consideradas Treasures in Disguise (Tesouros Disfarçados).

Mais sobre a exposição a seguir.

Dos curadores: Quando os quatro edifícios expostos foram inaugurados, radiaram o entusiasmo e confiança de seus construtores a respeito da nova sociedade que estavam construindo. Hoje, poucas décadas mais tarde, esses edifícios incorporam o completo oposto: pobremente utilizados (se é que o são) e mantidos (se é que chegaram a ser concluídos), são um atestado do fracasso do modernismo e da queda da Iugoslávia. Ninguém parece ser capas de reconhecer seu valor, assim, seu destino parece um só: decadência e demolição.

Mas como pode algo que nasceu de um otimismo coletivo perder seu vigor em um período de tempo tão curto? A morte desses edifícios é realmente uma consequência da falta de qualidade intrínseca a eles , ou fomos incapazes de tratá-los com a empatia necessária para despertar um potencial latente que poderia estar oculto sob a pátina de nossa própria desilusão ideológica com o modernismo. 

Os curadores deste pavilhão acreditam na segunda hipótese. Estes edifícios representam uma fonte cultural preciosa demais para ser destruída; se lhes for dada uma segunda chance, eles nos surpreenderão com seu potencial espacial, programático e social. O objetivo da exposição é, portanto, ajudar o público, através de representações arquitetônicas dos interiores e exteriores dos quatro edifícios, a descobrir a estranha beleza das estruturas que, embora hoje pareçam ruínas, são tesouros disfarçados.

Os edifícios: 

Dom Revolucije; Nikšić / Marko Mušić (1979-1989, inconcluído)

Dom Revolucije. Cortesia de Marko Mušić’s Archive
Dom Revolucije. Imagem © Luka Bošković Photography

Hotel Fjord; Kotor / Zlatko Ugljen (1986)

Hotel Fjord. Imagem © Borisa Medenica Photography
Hotel Fjord. Imagem © Jovana Miljanic

Kayak Club "Galeb;" Podgorica / Vukota Tupa Vukotic

Kayak Club Galeb. Imagem © Luka Bošković Photography
Kayak Club Galeb. Cortesia de National Archive of Montenegro

Spomen Dom; Kolasin / Marko Mušić (1976)

Spomen Dom. Cortesia de Marko Mušić’s Archive
Spomen Dom. Cortesia de Marko Mušić’s Archive

Treasures in Disguise tem curadoria de Boštjan Vuga (SADAR+VUGA), Dijana Vucinic (DVARP), Simon Hartmann (HHF Archi- tects), Ilka & Andreas Ruby (Ruby Press), e Nebojša Adžic. Mais informações sobre a exposição aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Bienal de Veneza 2014: Montenegro apresenta a exposição "Treasures in Disguise" " [Venice Biennale 2014: Montenegro to Present "Treasures in Disguise" ] 30 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/609859/bienal-de-veneza-2014-montenegro-apresenta-a-exposicao-treasures-in-disguise> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.