Projeto de Iluminação: Foroba Yelen - luz para a zona rural de Mali, por Matteo Ferroni

Foroba Yelen é o nome do dispositivo de iluminação criado pelo arquiteto italiano Matteo Ferroni para os habitantes da cidade de Cinzana, zona rural de Mali. Em 2010 o arquiteto publicou um estudo antropológico sobre as comunidades rurais de Mali, destacando a importância das atividades noturnas. Como consequência do estudo, explorou os aspectos culturais da luz e a introdução do conceito de "luz coletiva".

Mais detalhes a seguir.

O convite da associação de jovens ADM Faso Gnietàa para continuar sua pesquisa na Comunidade Rural de Cinzana marcou o início de um diálogo entre a etnografia e o projeto que levou o autor a criar um dispositivo de iluminação que serve para usos diversos da comunidade.

Acolhido pelos habitantes com o nome de  "Forba Yelen" (luz coletiva), o poste móvel é feito de tubos hidráulicos, alumínio reciclado, uma roda de bicicleta e módulos de LED fabricados em Mali.

Cortesia de Matteo Ferroni

Seguindo a demanda, mais de 100 postes foram espalhados por toda a comunidade, composta por 72 aldeias e 36 mil habitantes. A intimidade entre o dispositivo, a natureza e a cultura faz de Foroba Yelen uma obra única, vindo a ser premiada com uma Menção Honrosa no Prêmio FAD 2012, em Barcelona.

Esquema
Esquema
Cortesia de Matteo Ferroni

O dispositivo ficou em exposição de 14 de fevereiro a 18 de maio no Museo Nacional de Antropología de Madrid.

Concepção e projeto: Matteo Ferroni
Projeto dirigido por: Fondazione eLand / ADM Faso Gnietàa
Com o apoio de: FAD (Fomento de las Artes y Diseño) e HKW (Haus der Kulturen der Welt)
Área: Comunidade rural de Cinzana (Mali)

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Projeto de Iluminação: Foroba Yelen - luz para a zona rural de Mali, por Matteo Ferroni" [Proyecto de Iluminación: Foroba Yelen - Luz Colectiva para la zona rural de Mali por Matteo Ferroni] 26 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/603492/projeto-de-iluminacao-foroba-yelen-luz-para-a-zona-rural-de-mali-por-matteo-ferroni> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.