Phyllis Lambert receberá o Leão de Ouro na Bienal de Veneza

A Bienal de Veneza acaba de anunciar que Phyllis Lambert receberá o Leão de Ouro pelo Conjunto da Obra na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura.

Paolo Baratta, presidente da Bienal de Veneza, e Rem Koolhaas, diretor da exposição, explicaram a decisão:

“Não como arquiteta, mas como cliente, Phyllis Lambert fez uma grande contribuição para a arquitetura. Sem sua participação, uma das poucas realizações perfeitas do século XX - o Edifício Seagram em Nova Iorque - não teria acontecido. Sua criação do Centro Canadense de Arquitetura em Montreal combina uma rara visão com uma rara generosidade para preservar episódios cruciais do patrimônio arquitetônico e estudá-los sob as condições ideais. Arquitetos fazem arquitetura; Phyllis Lambert faz arquitetos..."

Mais sobre a vida de Lambert e sua influência, a seguir.

Phyllis Lambert é uma arquiteta, autora, curadora e Fundadora Emérita do Centro Canadense de Arquitetura (CCA) em Montreal. Conhecida principalmente por seu inestimável papel na contratação de Mies van der Rohe para o Edifício Seagram em Nova Iorque, o impacto de Lambert no curso da história da arquitetura não pode ser ignorado. "Minha vida começou com meu envolvimento apaixonado com... a criação de um edifício de grande qualidade arquitetônica em Nova Iorque, ou seja, o Edifício Seagram. A filosofia que um edifício expressa ecoa na sociedade e ajuda a moldá-la."

Após a conclusão do Seagram, Lambert se tornou ativista em Montreal, reivindicando a revitalização de bairros, a construção de habitações sociais e a popularização das consultas públicas durante o processo de planejamento urbano. Estes interesses também se expressam em suas obras publicadas, que incluem "trabalhos pioneiros em fotografia, preservação e textos críticos sobre Montreal e Nova Iorque." 

Segundo um comunicado oficial  da Bienal, "Ela é reconhecida internacionalmente por sua contínua contribuição no avanço da arquitetura contemporânea e por sua preocupação com as questões sociais do urbanismo e com o papel da arquitetura na esfera pública."

O Leão de Ouro será oficialmente concedido a Lambert no sábado, 7 de junho, as 11h no Giardini.

Sobre este autor
Cita: Quirk, Vanessa. "Phyllis Lambert receberá o Leão de Ouro na Bienal de Veneza" [Phyllis Lambert to Receive Golden Lion for Lifetime Achievement at Venice Biennale ] 20 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/602181/phyllis-lambert-recebera-o-leao-de-ouro-na-bienal-de-veneza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.