Guia “NYC: Conselhos Básicos e Etiqueta” para melhorar a convivência na cidade

A convivência nos espaços públicos das grandes cidades às vezes não é muito agradável. Levando isso em conta, o ilustrador Nathan W. Pyle criou o guia “NYC: Conselhos Básicos e Etiqueta” com exemplos de como evitar 100 situações cotidianas que podem afetar negativamente os demais cidadãos, como por exemplo, quando deixamos as bolsas nos bancos vazios do metrô ou quando um automóvel estaciona em na ciclovia.

Na animação acima, o autor mostra uma situação que não somente acontece em Nova Iorque, mas também em várias cidades do mundo. Por isso, lembre-se de permanecer à direita nas escadas do metrô e evite parar no final dela para não dificultar a saída das outras pessoas.

Veja 15 situações animadas a seguir. 

#58. Muitas vezes, os motoristas vêem que uma ciclovia está desocupada, por isso estacionam seus veículos sobre elas, o que claramente afeta a passagem dos ciclistas.

#97. A preferência dos bancos vazios do metrô é outro tema que sensibiliza o autor, já que nem sempre é respeitada. Por isso, sua animação mostra quem possui a preferência em diferentes casos, quando se trata de adultos mais velhos e mulheres grávidas, e complementa que as bolsas e mochilas não devem permanecer nos assentos.

#101. No momento de entrar em um vagão do metrô, o mais lógico é que primeiro saiam os passageiros. Mesmo com a sinalização sonora para que as pessoas esperem, isso nem sempre acontece. É por isso que o autor representa na animação os passageiros como automóveis mostrando como eles se veem quando não esperam e tentam entrar no metrô logo quando ele abre as portas.

#13. Durante as horas de pico, o metrô pode não ser um lugar muito agradável pelo cheio que está. Entretanto, todos os passageiros estão na mesma situação e por isso se faz necessário entender que o espaço é reduzido e que é preciso dividir; isso não significa que essa lógia se aplique a outras situações.

#37. O sistema de som do Metrô de Santiago sempre lembra aos passageiros que para ter uma viagem mais segura é melhor se segurar. Mas existem passageiros que com seu corpo ou bolsas escondem toda a barra de auxílio, evitando que outras pessoas possam se segurar.

#3. Uma situação que Pyle notou quando chegou à Nova Iorque foi que as pessoas tendem a caminhar mais rapidamente pelas bordas da calçadas, o que às vezes é mais complicado porque os que vão mais devagar ocupam mais espaço. A fim de ocupar de melhor forma o espaço reduzido das bordas, ele fez uma animação na qual aconselha aos que vão mais devagar a ir pelo centro deixando um espaço ao lado para que por ali passem os mais rápidos.

#31. A animação a seguir lembra que os objetos pessoais não devem ser deixados nos bancos, independente do que seja.

#23. Com um tom irônico, o autor trata os motoristas como depredadores quando se detém ao lado de uma ciclovia e repentinamente abrem as portas sem cogitar a possibilidade de estar passando algum ciclista.

#12. Para evitar esbarrar-se com outros pedestres, Pyle aconselha se concentrar em seu caminho, apesar de alguns se esquecem se esquecerem disso e focarem em seus celulares.

#81. Ao sair de um automóvel, o melhor a fazer é sair pelo lado em que não passam os veículos, mas sempre é preciso prestar atenção nos ciclistas e pedestres que estão passando por ali.

#45. Simples. A luz vermelha do semáforo significa pare para os automóveis, ciclistas e qualquer outro veículo.

#49. Que um artista de rua faça seu show em um canto da calçada, tudo bem, mas passar da metade dela, não.

#10. Outro simples conselho do autor, mas necessário: “Tens uma bela cabeça... proteja-a com um capacete!”.

#76. Em maio de 2013 foi lançado o Citi Bike, primeiro sistema de bicicletas de Nova Iorque, pelo qual o autor fez esse gif como uma saudação de boas-vindas aos cidadãos que, graças ao sistema, converteram-se em ciclistas.

#16. Como o guia não foca unicamente nos habitantes de Nova Iorque, mas também nos ciclistas em geral, o livro inclui esse gif explicativo sobre como retirar uma bicicleta do rack no momento de alugá-la.

Via Plataforma Urbana. Tradução Camilla Ghisleni, ArchDaily Brasil.

Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Guia “NYC: Conselhos Básicos e Etiqueta” para melhorar a convivência na cidade" 12 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601584/guia-nyc-conselhos-basicos-e-etiqueta-para-melhorar-a-convivencia-na-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.