Bienal de Veneza 2014: Romênia discute a arquitetura industrial como geradora da modernidade

Na Europa Oriental a assimilação da modernidade passou por um processo divergente, correlacionado a diversos eventos sócio-políticos tumultuosos e contraditórios. O espaço urbano sofreu sucessivas desestruturações causadas por maciças inserções industriais que tiveram impacto direto na esfera urbana e demográfica.

Neste sentido, a exposição que terá lugar no Pavilhão da Romênia, intitulada Site Under Construction, discutirá o papel da arquitetura industrial como geradora da modernidade. A exposição cria uma jornada que parte do período entre guerras, passa pela industrialização socialista e termina nos vazios urbanos pós-industriais. Glória e vazio, passado e presente são confrontados e colocados à contemplação. Uma vez fechadas as instalações industriais, as estruturas remanescentes se tornaram ruínas urbanas modernas que compõem paisagens desoladoras. 

O espaço do pavilhão reflete os "mega-espaços" da cidade contemporânea, vista como uma imperceptível caixa-preta sem contornos definidos. A rede da cidade consistem em três ilhas urbanas animadas por projeções de vídeo que mostram cenas do passado industrial. Estas ilhas, que lembram as regiões retratadas nos filmes de Tarkovski, revelam um universo atípico. Dentro das ilhas há um tipo diferente de lugar, o vazio do presente pós-industrial é representado por torres de luz, uma analogia industrial que remete à figura das torres de resfriamento das usinas nucleares, que se estendem à eternidade. Essas torres são lugares de devaneios, experiência pessoal, pura, sem estímulos externos. 

Exterior. Cortesia do Pavilhão da Romênia
Interior. Cortesia do Pavilhão da Romênia

Curadoria: Mihai Sima

Equipe: Mihai Sima, Andreea Iancu, Raluca Sabau, Stejara Timis, Anca Trestian

Texto da curadoria do Pavilhão da Romênia

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Bienal de Veneza 2014: Romênia discute a arquitetura industrial como geradora da modernidade" [Venice Biennale 2014: Romania Discusses Industrial Architecture as Generator of Modernity] 22 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601247/bienal-de-veneza-2014-romenia-discute-a-arquitetura-industrial-como-geradora-da-modernidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.