O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Decreto no Rio de Janeiro obriga novos edifícios a exibir o nome dos autores do projeto

Decreto no Rio de Janeiro obriga novos edifícios a exibir o nome dos autores do projeto

Decreto no Rio de Janeiro obriga novos edifícios a exibir o nome dos autores do projeto
Decreto no Rio de Janeiro obriga novos edifícios a exibir o nome dos autores do projeto, © Gustavo Miranda
© Gustavo Miranda

Numa tentativa de valorizar o trabalho de arquitetos, que muitas vezes têm seus projetos alterados pelas construtoras, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, baixou um decreto exigindo que os novos edifícios da cidade tenham o nome de seus autores exibidos na fachada.

A assinatura de prédios, mesmo os residenciais, já foi uma prática no Rio de Janeiro, principalmente em edificações art déco e modernistas. É um detalhe, mas basta um olhar mais atento para perceber que um dos pilotis do Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo, exibe o nome de Affonso Eduardo Reidy.

No Brasil esta não foi uma prática muito difundida, com exceção de algumas obras art déco - onde se destaca a figura do arquiteto francês Henri Sajous, que “assinou” diversos edifícios no Rio de Janeiro - e modernistas – das quais vale ressaltar o Palácio Gustavo Capanema (Ministério de Educação e Saúde no centro do Rio de Janeiro), que exibe, ao lado dos elevadores, uma placa com as palavras: “projetado pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Jorge Moreira, Carlos Leão, Lucio Costa e Ernani Vasconcelos, sob risco original de Le Corbusier.”

Ficam de fora do decreto, publicado no dia 20 de fevereiro, os edifícios de interesse social. O lugar exato onde será exibido o nome fica a critério do autor. A obra que descumprir a determinação não receberá habite-se. Após a conclusão da obra, a responsabilidade de manter a comunicação visual em bom estado é dos habitantes ou da instituição que a ocupa.

Referência: O Globo

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Decreto no Rio de Janeiro obriga novos edifícios a exibir o nome dos autores do projeto" 21 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/600234/decreto-no-rio-de-janeiro-obriga-novos-edificios-a-exibir-o-nome-dos-autores-do-projeto> ISSN 0719-8906
Ler comentários