Desert X AlUla 2024 explora a arte no deserto da Arábia Saudita

Desert X AlUla abrirá sua mais recente exposição sob o tema "Na presença da ausência" de 9 de fevereiro a 23 de março de 2024. Com 15 obras comissionadas que exploram o invisível, o festival acontece duas vezes por ano na região desértica da Arábia Saudita. Esta edição do Desert X AlUla tem como curadora Maya El Khalil, renomada por seu aconselhamento artístico e curadoria focada no MENA, e Marcello Dantas, premiado curador reconhecido por suas práticas interdisciplinares.

Retornando para sua terceira edição, Desert X AlUla 2024 convida artistas a se envolverem com a paisagem, natureza e patrimônio de AlUla. A exposição tem como objetivo posicionar AlUla como o centro de experiências monumentais de arte na região. O tema deste ano, “Na presença da ausência,” desafia o conceito de desertos como “espaços vazios.” Artistas de todo o mundo são encorajados a investigar ideias conceituais do invisível, dialogando com o ambiente de AlUla.

Desert X AlUla 2024 explora a arte no deserto da Arábia Saudita - Imagem 2 de 12Desert X AlUla 2024 explora a arte no deserto da Arábia Saudita - Imagem 3 de 12Desert X AlUla 2024 explora a arte no deserto da Arábia Saudita - Imagem 4 de 12Desert X AlUla 2024 explora a arte no deserto da Arábia Saudita - Imagem 6 de 12Desert X AlUla 2024 explora a arte no deserto da Arábia Saudita - Mais Imagens+ 7

Desert X AlUla 2024 explora a arte no deserto da Arábia Saudita - Imagem 2 de 12
Cortesia da Comissão Real de AlUla | Rana Haddad + Pascal Hachem Reveries, Desert X AlUla 2024

Desafiamos os artistas participantes do Desert X AlUla 2024 a ajustarem sua perspectiva para encontrar com reverência os aspectos invisíveis do lugar, sintonizando-se com as forças, ritmos e processos que moldam a paisagem de maneiras imperceptíveis. --Maya Khalil, Curadora do Desert X AlUla 2024.


Artigo Relacionado

Visão 2030 da Arábia Saudita através de mega projetos

Pela primeira vez, a edição deste ano abrange três locais diferentes: Wadi AlFann, Harrat Uwayrid e a Praça alManshiyah. Cada um dos três locais revela outras características da paisagem e da história cultural de AlUla. Todos os artistas participantes se inspiram em seus contextos para desenvolver as propostas. Obras como "Invisible Possibilities: When the Earth Began to Look at Itself" (Possibilidades Invisíveis: Quando a Terra Começou a se Olhar) de Sara Alissa e Nojoud Alsudairi e “To Breathe" (Respirar) - AlUla” de Kimsooja apresentam pontos de vista distintos sobre as características geológicas e ecológicas da região.

Desert X AlUla 2024 explora a arte no deserto da Arábia Saudita - Imagem 11 de 12
Cortesia da Comissão Real de AlUla | Faisal Samra, The Dot, Desert X AlUla 2024

Outras instalações notáveis incluem o campo de futebol projetado por Ayman Yossri Daydban, as rochas vulcânicas envoltas em ouro de Bosco Sodi e as pedras polidas de Caline Aoun que simbolizam a transitoriedade do deserto. As "Reveries" de Rana Haddad e Pascal Hachem prestam homenagem às antigas artes e ofícios, enquanto os vasos de barro de Ibrahim Mahama implicam a emergência de ecossistemas contemporâneos a partir de tesouros antigos.

Além disso, Desert X AlUla 2024 também oferece experiências imersivas, incluindo a investigação do verniz de rocha do deserto por Aseel AlYaqoub e a instalação baseada em fragrâncias de Karola Braga "Sfumato". "Preserving Shadows" (Preservando Sombras) de Filwa Nazer e "W.A.B.A.R." de Monira Al Qadiri exploram a história e mitologia da região, enquanto "The Dot" (O Ponto) de Faisal Samra e as esculturas de Rand Abdul Jabbar proporcionam momentos contemplativos na paisagem desértica.

Desert X AlUla 2024 explora a arte no deserto da Arábia Saudita - Imagem 3 de 12
Cortesia da Comissão Real de AlUla | Ibrahim Mahama, Gabli Din Pali – A Full Gourd Does Not Rattle_ It Is Only a Partially Filled Gourd Which Rattles, Desert X AlUla 2024

Neste ano, uma diversidade de atividades e eventos, como palestras, oficinas e apresentações musicais, estão programados durante a exposição. Em última análise, a parceria Desert X AlUla fomenta e promove a compreensão intercultural. Além disso, a exposição espera estabelecer um precedente para projetos futuros em AlUla, como o Wadi AlFann, um destino permanente de arte na natureza programado para abrir em 2026.

Ao anunciar as datas desta edição, o Desert X AlUla revelou seu esforço central para reviver o legado artístico de toda a região, esperando criar oportunidades de engajamento comunitário por meio da arte como fonte de educação. No ano passado, o Desert X 2023 explorou o foco ambiental e social através de instalações artísticas recém-comissionadas no Vale Coachella. No ano anterior, o Desert X AlUla 2022 apresentou 15 instalações contextuais em todo o deserto da Arábia Saudita que exploraram "ideias de miragem e oásis."

Desert X AlUla 2024 explora a arte no deserto da Arábia Saudita - Imagem 7 de 12
Cortesia da Comissão Real de AlUla | Monira Al Qadiri, W.A.B.A.R., Desert X AlUla 2024
Desert X AlUla 2024 explora a arte no deserto da Arábia Saudita - Imagem 5 de 12
Cortesia da Comissão Real de AlUla | Kimsooja, To Breathe – AlUla, Desert X AlUla 2024
Desert X AlUla 2024 explora a arte no deserto da Arábia Saudita - Imagem 4 de 12
Cortesia da Comissão Real de AlUla | Aseel AlYaqoub, Weird Life - An ode to desert varnish, Desert X AlUla 2024,
Desert X AlUla 2024 explora a arte no deserto da Arábia Saudita - Imagem 10 de 12
Cortesia da Comissão Real de AlUla | Kader Attia, Whistleblower, Desert X AlUla 2024

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Desert X AlUla 2024 explora a arte no deserto da Arábia Saudita" [Desert X AlUla 2024: Exploring Unseen Art in Saudi Arabia's Desert Region from February 9 to March 23] 14 Fev 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013159/desert-x-alula-2024-explora-a-arte-no-deserto-da-arabia-saudita> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.