Como pintar o seu banheiro?

Com um pequeno investimento é possível transformar o banheiro. Sem a necessidade de grandes obras ou reformas, você pode criar um ambiente completamente novo ao levar algumas plantas para ele, repensar a iluminação ou ainda a partir de novas cores. Neste último caso, é possível pensar em como pintar as paredes ou os azulejos para transformar o ambiente. Por isso, apresentamos as tintas ideais para o caso e alguns projetos que podem trazer inspiração para a nova pintura.

Como pintar o seu banheiro? - Imagem 2 de 20Como pintar o seu banheiro? - Imagem 3 de 20Como pintar o seu banheiro? - Imagem 4 de 20Como pintar o seu banheiro? - Imagem 5 de 20Como pintar o seu banheiro? - Mais Imagens+ 15

Qual tinta usar para pintar o banheiro?

Para pintar o banheiro, é importante escolher tintas que sejam resistentes à umidade e à condensação, já que o banheiro é uma área com alta exposição à água. Para tal, encontra-se no mercado dois tipos de tintas que são os mais utilizados.


Artigo Relacionado

Banheiros: tendências e inspirações para seu projeto

Como pintar o seu banheiro? - Imagem 8 de 20
Casa sa Cova / Missio 21 arquitectes. Foto: © José Hevia

Epóxi

A tinta epóxi tem um grau elevado de impermeabilização, durabilidade e resistência a produtos químicos. Conhecida principalmente por sua durabilidade e resistência à umidade, ela forma uma camada dura e impermeável, sendo uma escolha robusta para ambientes úmidos como o banheiro. No entanto, quando comparada com outras tintas, sua fórmula é mais complexa e, por isso, sua aplicação pode ser mais difícil, exigindo uma preparação cuidadosa da superfície antes de sua aplicação.

Acrílica

Algumas tintas acrílicas são formuladas para serem laváveis e resistir ao crescimento de mofo e bolor. Resultando, assim, numa opção mais barata do que as tintas epóxi para prevenir problemas de umidade no banheiro. No entanto, por ser menos resistente que a opção anterior, ela não é recomendada para banheiros que não possuem ventilação ou para ser colocada diretamente no box, onde há maior contato com a água. Neste caso, o mais apropriado seria revestir com azulejos essa zona, assim como também a área acima da bancada ou pia para evitar que a água entre em contato direto com a tinta, para garantir uma melhor preservação desta.

Como pintar o seu banheiro? - Imagem 5 de 20
Área Externa Sabiá / Estúdio Mangava. Foto: © Lela Leme

Independente do tipo desejado, ao escolher a tinta, certifique-se de seguir as instruções do fabricante quanto à preparação da superfície e à aplicação adequada. Além disso, considere a necessidade de ventilação durante o processo de pintura e secagem para garantir melhores resultados.

Inspiração

Abaixo, reunimos uma série de banheiros que adotam diferentes formas de compor o ambiente. Pintar todas as superfícies numa mesma cor, adotar formas geométricas, aproveitar o padrão dado pelos azulejos - que inclusive podem possuir um rejunte colorido - ou aproveitar as paredes para soltar a imaginação. Seja através das cores, texturas ou revestimentos, estes exemplos demonstram que apesar de um espaço de área pequena, um bom projeto pode transformá-lo completamente. 

Como pintar o seu banheiro? - Imagem 6 de 20
Apartamento Louveira / Ana Sawaia Arquitetura. Foto: © Carolina Lacaz
Como pintar o seu banheiro? - Imagem 10 de 20
Reforma de Dois Apartamentos / Bajet Giramé. Foto: © José Hevia
Como pintar o seu banheiro? - Imagem 13 de 20
Livraria Cabeceira / Estúdio Guega. Foto: © Juliana Deeke
Como pintar o seu banheiro? - Imagem 7 de 20
Casa Árvore Tropical / Studio Saxe. Foto: © Kirsten Ellis
Como pintar o seu banheiro? - Imagem 14 de 20
Apartamento CVU / Flipê Arquitetura. Foto: © Carolina Lacaz
Como pintar o seu banheiro? - Imagem 20 de 20
Apto. MA / Natan Hosins design. Foto: © Fábio Jr. Severo
Como pintar o seu banheiro? - Imagem 16 de 20
Casa Vila Clementino / Degradê Arquitetura. Foto: © Julia Ribeiro
Como pintar o seu banheiro? - Imagem 3 de 20
Reforma Apartamento Tapiales / Estudio Tag. Foto: © Bruto Studio

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Como pintar o seu banheiro?" 18 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012357/como-pintar-o-seu-banheiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.