Revitalizando bairros com agricultura urbana nos Estados Unidos

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) registra que mais de um décimo da população global, cerca de 800 milhões de pessoas, pratica a agricultura urbana em todo o mundo. Nos Estados Unidos, milhões de cidadãos enfrentam dificuldades de acesso a supermercados. Os agricultores urbanos desempenham um papel crucial ao abordar questões de segurança alimentar nas cidades americanas.

A distância entre áreas rurais e urbanas nunca foi tão grande, tornando as fontes de alimentos tradicionalmente rurais inacessíveis. Inicialmente, as cidades se desenvolviam em torno de mercados centralizados que traziam produtos das áreas agrícolas para os centros urbanos. Hoje, a agricultura urbana está revitalizando essa conexão entre os habitantes das cidades e os produtos agrícolas.

Revitalizando bairros com agricultura urbana nos Estados Unidos - Imagem 2 de 6Revitalizando bairros com agricultura urbana nos Estados Unidos - Imagem 3 de 6Revitalizando bairros com agricultura urbana nos Estados Unidos - Imagem 4 de 6Revitalizando bairros com agricultura urbana nos Estados Unidos - Imagem 5 de 6Revitalizando bairros com agricultura urbana nos Estados Unidos - Mais Imagens+ 1

A agricultura urbana envolve o cultivo de plantas e a criação de animais em ambientes urbanos e seus arredores. Tradicionalmente uma atividade rural, a crescente adoção de técnicas agrícolas em áreas urbanas resulta dos avanços tecnológicos na agricultura, aliados à necessidade de métodos de produção e consumo mais sustentáveis. O habitante urbano típico hoje tem pouco entendimento de onde ou como os alimentos são produzidos e distribuídos. A agricultura urbana permite que os cidadãos estejam mais próximos da produção de alimentos, podendo até mesmo se tornar participantes ativos nesse processo.

Nos Estados Unidos, a agricultura urbana tem raízes históricas que remontam à era colonial. A idéia foi introduzida pelos colonos e, à medida que as cidades se expandiam, as hortas domésticas foram adaptadas para maximizar a produção em espaços mínimos. No século XIX, os jardins urbanos eram considerados economicamente irrelevantes; no entanto, o século XX os viu desempenhando diversas funções, como fornecimento de alimentos durante períodos de guerra, projetos de embelezamento urbano e centros de aprendizado.

Revitalizando bairros com agricultura urbana nos Estados Unidos - Imagem 2 de 6
Agripolis, Paris. Image Courtesy of Valode & Pistre Architectes Atlav AJN

Os anos 70 marcaram o início do renascimento da agricultura urbana, como a conhecemos hoje. O movimento ganhou força na década de 1990, conectando as fazendas urbanas ao ativismo pela justiça ambiental, promoção de alimentos locais, esforços de sustentabilidade, campanhas de saúde comunitária e ativismo pela justiça alimentar. A pandemia de COVID-19 em 2022 aumentou ainda mais o interesse na agricultura urbana, enfatizando a necessidade de sistemas alimentares resilientes. Metrópoles como Nova York, Detroit e Washington D.C. apresentam diferentes formas de agricultura urbana, incluindo fazendas verticais, estufas em coberturas e hortas comunitárias.

A agricultura urbana desempenha um papel essencial ao apoiar os sistemas alimentares locais, ao mesmo tempo em que estimula a formação de comunidades e a co-propriedade nos bairros. Estudos demonstram que fazendas urbanas e hortas comunitárias têm relação com o aumento do valor das residências e da renda familiar, impulsionando o empreendedorismo no setor alimentar local.

Revitalizando bairros com agricultura urbana nos Estados Unidos - Imagem 6 de 6
The Ring On-ramp / YNL Architects. Imagem © CG Magician

A Ohio City Farm é um exemplo bem-sucedido de abordagens integradas de desenvolvimento econômico e comunitário por meio da agricultura urbana. A fazenda de seis acres é fruto da colaboração entre a autoridade local de habitação, um grupo de defesa de refugiados, a cervejaria Great Lakes Brewery e entidades locais de desenvolvimento comunitário. Criada para consolidar Ohio como um polo regional de alimentos, o projeto ajudou a desenvolver um conjunto de áreas para agricultura urbana e criou a infraestrutura de apoio para que produtores locais comercializassem seus produtos. Além disso, gerou empregos e ofereceu treinamento para algumas das populações mais vulneráveis da cidade.

Ao ativar terrenos vagos, repensar espaços subutilizados e converter fábricas existentes, as fazendas urbanas contribuem para o aumento da biodiversidade local. A agrotecnologia desempenha um papel fundamental na conversão de fábricas e armazéns para a agricultura comercial em ambientes internos, reduzindo os custos de transporte e os gases de efeito estufa.

Revitalizando bairros com agricultura urbana nos Estados Unidos - Imagem 4 de 6
Fazendas urbanas verticais modulares nas ruas do Brooklyn. Imagem cortesia de Framlab

Um estudo sobre a cidade de Nova York constatou que designar cada último terreno vago para a agricultura forneceria produtos apenas para 160.000 pessoas em uma cidade com 8,1 milhões de habitantes. Embora dedicar todos os terrenos vagos à agricultura possa não atender completamente às necessidades alimentares de uma cidade, as fazendas urbanas podem contribuir significativamente para a melhoria dos sistemas alimentares locais. A colaboração entre SCAPE e o New York Restoration Project transformou espaços urbanos em áreas verdes. Seu programa envolveu a criação de um espaço comunitário, tornando-o um jardim multidisciplinar.

Em São Francisco, uma cidade que enfrenta escassez de terras, projetos de agricultura urbana têm levado ao desenvolvimento de condomínios em bairros. Apesar do aumento nos preços imobiliários, a demanda por alimentos cultivados na cidade continua forte. O Programa de Agricultura Urbana da cidade foi lançado em 2014 para lidar com a crescente densificação de São Francisco e a crescente demanda por agricultura urbana. Ele funciona como um centro de informações, recursos e coordenação. Com mais de 120 sítios de agricultura urbana na cidade, o programa concentra-se em criar canais de comunicação e parcerias entre eles.

Revitalizando bairros com agricultura urbana nos Estados Unidos - Imagem 5 de 6
Um cara, seu buldogue, uma horta e a casa que eles compartilham / Husos Architects. Imagem © José Hevia

Alcançar altos rendimentos em fazendas urbanas pode não se traduzir diretamente na viabilidade desses projetos nas cidades. A maioria dos agricultores urbanos da Califórnia carece de habilidades horticulturais ecológicas, o que dificulta o desenvolvimento de estratégias agrícolas sustentáveis. Um estudo da Universidade da Califórnia estima que mais de 79% dos agricultores urbanos do estado não são proprietários das terras que cultivam. Além de fornecer acesso a terrenos baldios em áreas urbanas, as cidades devem auxiliar na obtenção de recursos e conhecimentos para apoiar a proliferação de fazendas urbanas.

Revitalizando bairros com agricultura urbana nos Estados Unidos - Imagem 3 de 6
Escritório de Agricultura Urbana / VTN Architects. Imagem © Hiroyuki Oki

De Cleveland a Kansas City e Baton Rouge, cidades em todo os Estados Unidos estão apoiando a agricultura urbana por meio de mudanças legislativas e políticas. A reforma de políticas pode se dar de várias maneiras, como créditos fiscais, melhorias no acesso à terra ou alterações nas leis de zoneamento que atualmente restringem a agricultura urbana. Em nível federal, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos ampliou o financiamento em apoio aos sistemas alimentares locais e regionais por meio de subsídios e programas de compartilhamento de custos para fazendas urbanas e periurbanas. O aumento de financiamento e conscientização em todo o país aponta para uma perspectiva promissora para o desenvolvimento da agricultura urbana.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Revitalizando bairros com agricultura urbana nos Estados Unidos" [Urban Agriculture in the United States: Revitalizing Neighborhoods ] 25 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012242/revitalizando-bairros-com-agricultura-urbana-nos-estados-unidos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.