Cultura de trabalho colaborativa, ética e aberta na arquitetura

Neste episódio do Arquicast, uma conversa com as arquitetas Liz Valente e Larissa Fioravante, revisitando o tema dos ambientes de trabalho em arquitetura, trouxe um novo ponto de vista para algumas discussões abordadas no episódio 214. O impulso para esta “parte 2” veio dos provocativos comentários da audiência que incitaram uma reflexão mais profunda e diversa sobre o cotidiano da profissão. Os participantes compartilharam suas trajetórias pessoais, marcadas por estágios, experiência em escritórios, em sala de aula e até mesmo em empreendimentos pessoais.

A discussão rapidamente se estendeu a necessidade de uma cultura de aprendizagem fundamentada em valores consensuais entre pessoas formadas por diferentes gerações. As questões como longas jornadas, baixas remunerações e uma competição interna que, por vezes, muitas vezes prevalecem nas discussões sobre o assunto, ficaram de fora, dando espaço sobre a diversidade dos espaços de trabalho. A conversa refletiu sobre os processos de formação dos futuros profissionais e trouxe à tona preocupações sobre a reprodução de práticas culturais instituídas, bem como o impacto das mudanças comportamentais nas gerações mais jovens, cada vez mais conectadas às redes.

A adaptação a essas transformações emergiu como uma necessidade inegável, as “soft skills” agora estão no topo da lista das novas habilidades que devem prevalecer em ambientes de produção técnica, dentre elas, o desenvolvimento das relações interpessoais, a organização do tempo e a resiliência, principalmente na capacidade de se reinventar a cada novidade imposta. Foi falado também sobre como construir práticas positivas em sala de aula, por exemplo, que é também um ambiente de trabalho. Nesse sentido, ficou nítida a importância de alinhar valores fundamentais aos objetivos pessoais e, de certa forma, com o objetivo de cada grupo específico de uma equipe ou alunos.

No esteio desse assunto, a ênfase recaiu sobre a necessidade de uma cultura de trabalho colaborativa, ética e aberta à aprendizagem contínua. Cada participante pode convidar os ouvintes a refletirem sobre as discussões e a aplicarem em seus próprios contextos profissionais. Não deixe de ouvir e contribuir na repercussão desse episódio, que ofereceu vislumbres valiosos para os profissionais em formação, lançando luz sobre questões cruciais para o futuro do mercado de trabalho em arquitetura.

Ouça o episódio.

Sobre este autor
Cita: Arquicast. "Cultura de trabalho colaborativa, ética e aberta na arquitetura" 17 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010967/cultura-de-trabalho-colaborativa-etica-e-aberta-na-arquitetura> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.