Programa Pontos de Apoio da Rua: promovendo cuidado e higiene para população em situação de rua

Em busca de trazer fomento aos serviços públicos de cuidado e higiene pessoal da população em situação de rua, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) instituiu o Programa Pontos de Apoio da Rua (PAR). O qual pretende disponibilizar espaços e equipamentos públicos que serão organizados em parceria com entidades da sociedade civil.

Esses espaços, além de oferecerem serviços de guarda de bens e pertences, prestarão informações sobre cuidados básicos de saúde e higiene pessoal. Além disso, servirão para a orientação da população em situação de rua sobre outros direitos e serviços.

Segundo a notícia do MDHC, o funcionamento dos PAR se dará de maneira articulada com as Unidades da Proteção Social Especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), os Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e os Serviços de Acolhimento para Adultos e Famílias.


Artigo Relacionado

A cidade como casa: a importância da hospitalidade urbana para a população em situação de rua

A implementação do programa ocorrerá progressivamente nas cidades com mais de 500 mil habitantes que tenham maior concentração de pessoas em situação de rua. Os serviços poderão ser prestados por entidades da sociedade civil que tenham experiência comprovada de atuação junto a este público. Os Pontos de Apoio da Rua poderão funcionar tanto nos espaços das próprias entidades como em espaços locados ou cedidos pelo governo, desde que adequados ao cumprimento dos objetivos do programa. 

Por se tratar de um programa que colabora com a construção de uma vida mais digna para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, seus resultados podem trazer mudanças significativas para todas as camadas sociais, aprimorando o reflexo democrático e de cuidado que todas as cidades deveriam ter com seus cidadãos. 

Para saber mais sobre o programa, clique aqui.


Artigo Relacionado

A cidade como casa: a importância da hospitalidade urbana para a população em situação de rua

Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Programa Pontos de Apoio da Rua: promovendo cuidado e higiene para população em situação de rua" 30 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010443/programa-pontos-de-apoio-da-rua-promovendo-cuidado-e-higiene-para-populacao-em-situacao-de-rua> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.