"Conexão SP/Amazônia: Ação pelo clima" une debates e arte ambientais

Entre os dias 23 e 25 de novembro, o ‘Conexão SP/Amazônia: Ação pelo clima’ vai promover seminário de comunicação, arte e urbanismo climático, incluindo oficinas, debates, palestras e exposições gratuitas, no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP). Encerrando a agenda, haverá uma intervenção artística na lateral externa do Anexo do CCBB até 25 de dezembro.

Idealizado pelo Novo Acordo Verde, o NAVE e pela plataforma Fervura, o ‘Conexão SP/Amazônia: Ação pelo clima’ usa a linguagem artística e a ocupação do espaço público urbano, estrategicamente, como ferramenta para amplificar a informação e aproximar o público geral de temas como a crise climática e a construção de soluções necessárias para a humanidade e o meio ambiente superar esse que é o maior desafio da história.

“Estamos vivendo um momento climático decisivo no mundo. Dentro de alguns dias, lideranças governamentais, representantes da iniciativa privada e do terceiro setor da agenda climática global estarão reunidos na COP 28, em Dubai. Mas o que de fato a sociedade entende deste evento onde seu próprio futuro é decidido? Pensar sobre isso nos motiva a propor uma programação que sensibilize a sociedade em relação à pauta do clima, facilitando o acesso a informações e soluções urgentes a partir da emoção que a arte e a união dos saberes de pessoas da floresta, campo e cidades proporcionam para que elas saibam que o Futuro pode ser melhor”, comenta Pedro Henrique de Christo, presidente do NAVE e co-idealizador do evento.

"Conexão SP/Amazônia: Ação pelo clima" une debates e arte ambientais - Imagem 5 de 6
Em abril de 2023, fortes chuvas castigaram mais de 60 cidades no Maranhão. | Foto: Gabriel Correa | Agência Brasil

Palestras, debates e oficinas 

Durante três dias, o CCBB SP recebe a agenda do Seminário de comunicação, arte urbana e urbanismo climático, com oficinas, palestras e mesas ministradas por pessoas chave do debate climático de várias regiões do país, especialmente, do Pará e São Paulo. As atividades são gratuitas e com vagas limitadas. Os ingressos podem ser retirados no site e bilheteria física a partir do dia 17 de novembro.

No dia 23 de novembro, das 14h00 às 17h00, a Oficina de Comunicação climática abre a programação do Seminário, com a presença do multiartista e cofundador da plataforma de notícias e entretenimento dedicada à emergência climática Fervura no Clima Caco Galhardo, do jornalista, escritor e também cofundador do Fervura Matthew Shirts, e do infografista e cofundador do Fervura Alessandro Meiguins.

Na sequência, às 18h00, começa o painel Comunicação climática, com participação da engenheira e influencer ambiental Aline Matulja, do infografista Alessandro Meiguins, e Caco Galhardo com mediação da produtora cultural Paula Dias. Finalizando a primeira noite, às 19h00, ocorrerá uma abertura magna com o educador, fotógrafo, comunicador, e guardião da tradição da terra indígena do Jaraguá no estado de São Paulo, Mateus Wera, a artista, empreendedora cultural e arte educadora Soberana Ziza, e Matthew Shirts.

"Conexão SP/Amazônia: Ação pelo clima" une debates e arte ambientais - Imagem 4 de 6
Aline Matulja vai ser uma das palestrantes. Foto: YAM

Já no segundo dia, 24 de novembro, entre as 14h00 e 17h00 acontece a Oficina de Arte urbana, comandada pelo curador Baixo Ribeiro e pela arquiteta e artista plástica Mariana Martins. Às 18h00, tem início o debate Arte urbana e clima com o curador, educador e galerista Baixo Ribeiro, a Secretária de Estado de Cultura do Pará Ursula Vidal, a artista plástica Mariana Martins, e com André Guimarães, cofundador da Maná, a produtora dos Bois de Parintins entre outras iniciativas de grande porte.

A agenda formativa do ‘Conexão SP/Amazônia: Ação pelo clima’ se encerra no dia 25, sábado. A primeira atividade, às 10h00, será a oficina Urbanismo climático, facilitada pelo urbanista climático, fundador do estúdio +D e presidente do NAVE Pedro Henrique de Christo, com participação do paisagista, músico e presidente do Parque Sitiê no Vidigal (RJ), Mauro Quintanilha, das arquitetas Tainá Lopes, Júlia Veras e Juliana Barreto e da brasilianista Beth Morin. A partir das 16h00, começa o Painel Urbanismo climático com participação de Pedro Henrique de Christo, Catherine Otondo, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP), e Mauro Quintanilha, presidente do Parque Sitiê no Vidigal (RJ).

Às 17h30, Eduardo Neves, pesquisador, arqueólogo e grantee da National Geographic, fala sobre o Futuro ancestral na prática. O cientista e líder do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC-ONU) Paulo Artaxo fecha o ciclo de programação do seminário com a palestra Ação Climática Global, às 18h30.

Para Caco Galhardo, cofundador do Fervura no Clima, o fato do evento acontecer no centro antigo de São Paulo merece um destaque especial. “Facilitar o acesso à informação sobre a pauta climática para qualquer pessoa que estiver passando na rua e proporcionar possibilidades de trocas com pessoas que moram em várias regiões do país é uma maneira de convidar a sociedade para ser agente de transformação do cenário que estamos vivendo”.

"Conexão SP/Amazônia: Ação pelo clima" une debates e arte ambientais - Imagem 6 de 6
O jovem líder e professor indígena, Mateus Wera, participou de visitas aos marcos históricos do centro de São Paulo. Foto: Natasha Olsen

Exposição Nave do Clima Conexão SP/Amazônia

De 25 de novembro a 25 de dezembro, haverá uma intervenção inédita: 16 pôsteres de grande dimensão produzidos por artistas referência no circuito contemporâneo de arte para a exposição Conexão SP/Amazônia: Ação pelo clima serão expostos nas paredes externas do Anexo do CCBB.

Com curadoria de Baixo Ribeiro e Mariana Martins, a exposição Conexão SP/Amazônia transcende as barreiras da linguagem e desempenha um papel fundamental no diálogo com o público sobre a justiça climática e a conexão da realidade da floresta com os centros urbanos e campo, a partir da perspectiva da importância do cuidado com as pessoas, o planeta, a democracia e a paz.

Os painéis reproduzem obras de oito artistas, como Moara Negreiros, a Moka, nascida no Acre e radicada no Amapá, artista visual e designer, e sua xará, Moara Tupinambá, ilustradora, comunicadora e ativista dos direitos indígenas, que vem do Pará. Também do Pará, vai participar a artista visual e diretora de arte Roberta Carvalho. A gaúcha Talita Hoffmann, artista visual, ilustradora e designer gráfica, com três paulistas completa a lista: a artista multidisciplinar Catharina Suleiman, a artista plástica, performática e urbana Erica Mizutani e a artista visual e pesquisadora Soberana Ziza.

"Conexão SP/Amazônia: Ação pelo clima" une debates e arte ambientais - Imagem 2 de 6
Foto: CCBB

Na lateral do Anexo também serão exibidos em video wall, desenhos e charges de ilustradores como a cartunista Laerte, a artista e cartunista Carol Ito, do artista, cartunista, escritor, roteirista e sócio da Fervura no Clima Caco Galhardo e da ilustradora e cartunista Helô Rodrigues. Já no saguão do prédio sede do CCBB SP, será instalado um painel de arquitetura e urbanismo de grandes proporções produzido pelo internacionalmente premiado estúdio +D, fundado por Pedro Henrique de Christo, com projetos e soluções de urbanismo climático.

Esta programação sucede e dá continuidade à expografia Conexão São Paulo-Belém, realizada ao ar livre na Avenida Doca Souza Franco em Belém durante a Cúpula dos Presidentes dos Países Amazônicos no último mês de agosto, que reuniu o trabalho desses mesmos artistas presentes no CCBB SP e que foi vista por 1,1 mi de pessoas. Agora, a intervenção acontece no decorrer da 28ª edição da Conferência das Partes, a COP28, que se realiza em Dubai, nos Emirados Árabes. A ideia é transpor e amplificar o debate para a região Sudeste e cidade de São Paulo, aproximando essa discussão global ao dia a dia das pessoas.

“A cultura tem um papel extremamente importante na comunicação com o grande público sobre a pauta do clima. Se a cultura não abraçar, o assunto não anda. Este momento é como um bolo em crescimento, visando a COP 30, em 2025, que será em Belém, reforçando o protagonismo do Brasil nesta discussão” afirma, Matthew Shirts, cofundador da plataforma Fervura no Clima e co-idealizador da Conexão SP/Amazônia: Ação pelo clima.

"Conexão SP/Amazônia: Ação pelo clima" une debates e arte ambientais - Imagem 3 de 6
Imagem: Pixabay

Em um momento em que a sociedade sofre de forma exponencial as consequências da ação da humanidade sobre o meio ambiente, ao realizar um projeto como Conexão SP/Amazônia: Ação pelo Clima, o Centro Cultural Banco do Brasil oferece, de forma acessível, conhecimento que busca provocar mudanças, promover diálogos relevantes, proporcionar trocas significativas com público, artistas, mercado e sociedade, além de reforçar, em conjunto, dois dos territórios da marca Banco do Brasil: cultura e sustentabilidade juntos pela superação da crise climática.

Conexão SP/Amazônia: Ação pelo Clima

  • Período Seminário: 23 de novembro a 25 de novembro
  • Período intervenção urbana: 25 de novembro a 25 de dezembro
  • Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
  • Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, São Paulo – SP
  • Funcionamento: Todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras
  • Ingressos: Gratuitos, disponíveis em site e na bilheteria física do CCBB SP a partir de 17/nov.

Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.

Via CicloVivo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: CicloVivo. ""Conexão SP/Amazônia: Ação pelo clima" une debates e arte ambientais" 22 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010099/conexao-sp-amazonia-acao-pelo-clima-une-debates-e-arte-ambientais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.