Cinco casas de vidro à beira d'água

Como um dos quatro elementos essenciais que sustentam a vida neste planeta, a água é crucial para a sobrevivência de todas as espécies. Assim como os animais selvagens têm uma afinidade pelos corpos d'água, nós, humanos, também nos atraímos por eles.

Embora nossos portos, lagos e vias navegáveis não desempenhem mais o papel de centros internacionais de transporte e áreas de alimentação como no passado, a melhoria na qualidade do ar, o clima mais ameno e o aumento no relaxamento e na atenção plena proporcionados pela presença de água fresca ou corrente significam que espaços como bares na orla de um rio, hotéis à beira-mar e casas diante de lagos estão entre os mais populares de suas categorias.

As residências a seguir demonstram como corpos d'água próximos podem ser mais bem aproveitados com uma arquitetura e design excepcionais.

Cabana 72h / JeanArch

Cinco casas de vidro à beira d'água - Imagem 2 de 10
72h Cabin / JeanArch. Imagem © Jeanna Berger

Muitas pessoas anseiam por incluir mais natureza em suas vidas cotidianas, mas alguns desafios e considerações surgem. O tempo passado "escapando de tudo" na tranquilidade simples de um ambiente sem tomadas elétricas, calçadas e transporte público pode parecer idílico. No entanto, ficar muito tempo longe de confortos domésticos, como carregadores de celular e uma cadeira confortável, também pode ser desafiador. Da mesma forma, um espaço tranquilo e isolado à beira d'água já não é tão tranquilo ou isolado quando muitas pessoas descobrem sobre ele.

A Cabana 72h, projetada pelos arquitetos JeanArch, foi utilizada como parte de um estudo conduzido pelo Karolinska Institutet para compreender a linha tênue entre a redução do estresse e o tédio resultante do confinamento. Com apenas cinco metros quadrados e espaço apenas para uma cama de casal, com alguns metros de cada lado para sentar, essas pequenas cabanas não são "lugares para atividades diurnas", explicam os arquitetos; são, em vez disso, "lugares para se enrolar à noite e começar a contar as estrelas".

Cinco casas de vidro à beira d'água - Imagem 3 de 10
72h Cabin / JeanArch. Imagem © Jeanna Berger

Cabana Lucia Smart / Pirinen Salo Oy

Cinco casas de vidro à beira d'água - Imagem 4 de 10
Lucia Smart Cabin / Pirinen Salo Oy. Imagem © Marc Goodwin

Com 24 metros quadrados e uma pequena sala de estar e jantar, além de uma cama em sua borda mais proeminente, junto com instalações sanitárias em uma seção mais privada e fechada, a Cabana Lucia Smart é capaz de sustentar visitantes por períodos mais longos. Elevada a alguns metros acima da borda do Fiorde Juutuanvuono, no norte da Finlândia, a cabana fica ao lado de uma trilha escalonada que leva a um terraço ao ar livre sobre a água, permitindo que os visitantes saiam e apreciem os arredores sem obstruções.

No entanto, se mais isolamento e calor são necessários, a fachada de vidro refletivo ajuda a manter a visão unidirecional. Com "a paisagem circundante e o céu como o elemento mais importante do interior", explicam os arquitetos Pirinen Salo Oy, a "estrutura é orientada de acordo com o ponto de vista ótimo", maximizando a vista para o exterior. Ao integrar também o sistema de iluminação da cabana na estrutura de aço fina, até mesmo a visão de dentro sofre apenas obstrução mínima.

Cinco casas de vidro à beira d'água - Imagem 5 de 10
Lucia Smart Cabin / Pirinen Salo Oy. Imagem © Marc Goodwin

A Casa de Banho / Handegård Arkitektur

Cinco casas de vidro à beira d'água - Imagem 6 de 10
The Bathhouse / Handegård Arkitektur. Imagem © Carlos Rollan

Fachadas de vidro são perfeitas para permitir a passagem de luz, calor e vistas para os interiores, mas o outro lado da moeda é que espaços pequenos têm dificuldade em controlar o calor e a privacidade. Enquanto a Cabana Lucia usa vidro refletivo e a Cabana 72h é construída apenas em áreas isoladas e mantém espaços entre suas tábuas de beiral para ventilação para resolver o problema, o Badehus na Noruega utiliza um método alternativo de controle climático e privacidade.

Localizado na pitoresca área de Vikene, na costa oeste da Noruega, com vista para a ilha Hankøsundet, o Badehus parece à primeira vista como um tradicional galpão norueguês, mesclando-se com muitos outros na costa com seu revestimento vermelho e telhado de estanho. Ao examinar mais de perto, no entanto, a cabana "substitui a estrutura tradicional com um revestimento de madeira mais espesso inclinado a 45 graus", explicam seus arquitetos Handegård Arkitektur, usando a fachada de brise soleil para proteger o interior da visão dos lados e ao mesmo tempo controlar a quantidade de luz solar que entra e preservar a vista.

Cinco casas de vidro à beira d'água - Imagem 7 de 10
The Bathhouse / Handegård Arkitektur. Imagem © Carlos Rollan

House on Lake Zurich / Lucia Christen Horgen

Cinco casas de vidro à beira d'água - Imagem 8 de 10
House on Lake Zurich / Lucia Christen Horgen. Imagem © Air-Lux

Enquanto esta casa que se eleva acima do Lago Zurique não se estende completamente até a beira da água, o último andar da casa atinge altura suficiente para proporcionar uma excelente vista tanto do horizonte da cidade quanto da borda do lago que se estende até ela. Ao instalar janelas de correr inclinadas da especialista air-lux, o arquiteto foi capaz de manter o acesso da casa a um terraço em forma de L ao redor de seu lado e frente, oferecendo uma vista do lago de todos os cantos e garantindo que "o espaço de vida pareça luminoso e amplo", como explica a air-lux. Enquanto isso, as janelas de correr que se abrem diagonalmente ajudam a proporcionar a visão mais ampla e alta possível dos arredores naturais e do céu.

Glass Beach House / Jan Wenzel

Cinco casas de vidro à beira d'água - Imagem 9 de 10
Glass Beach House / Jan Wenzel. Imagem © Malik Pahlmann

Esta casa de praia, inserida nas dunas na costa oeste da Dinamarca, tira total proveito de sua localização, com um quarto e sala de estar separados em alas diferentes, permitindo que cada uma tenha três paredes de vidro do chão ao teto. As bordas das duas salas que se olham, assim como as paredes dianteira e traseira da cozinha conectada entre elas, são formadas respectivamente com janelas de correr cero III, ou portas dobráveis Highline, ambas do fabricante especializado Solarlux.

Enquanto os quatro conjuntos de janelas e portas podem fechar para proteger o interior do frio e do vento, mas manter a bela vista para o mar, quando as condições permitem, suas molduras embutidas significam que todo o espaço pode se unir como um com o pátio no meio, criando uma grande cozinha e espaço de vida ao ar livre.

Cinco casas de vidro à beira d'água - Imagem 10 de 10
Glass Beach House / Jan Wenzel. Imagem © Malik Pahlmann

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "Cinco casas de vidro à beira d'água" [Five Glass-Wrapped Homes Living Life on the Edge] 14 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009582/cinco-casas-de-vidro-a-beira-dagua> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.