Foster + Partners vence concurso para projetar o novo centro de Hangzhou, China

O escritório Foster + Partners foi escolhido como vencedor de uma competição internacional para projetar um novo centro em Hangzhou, a capital da província de Zhejiang, na China. O masterplan envolve a criação de um quarteirão verde interconectado ao coração do Distrito de Yuhang, promovendo uma forte ligação entre a natureza e a vida cotidiana e visando criar um ambiente urbano agradável e equilibrado.

Foster + Partners vence concurso para projetar o novo centro de Hangzhou, China - Imagem 2 de 8Foster + Partners vence concurso para projetar o novo centro de Hangzhou, China - Imagem 3 de 8Foster + Partners vence concurso para projetar o novo centro de Hangzhou, China - Imagem 4 de 8Foster + Partners vence concurso para projetar o novo centro de Hangzhou, China - Imagem 5 de 8Foster + Partners vence concurso para projetar o novo centro de Hangzhou, China - Mais Imagens+ 3

O projeto inclui extenso paisagismo ao longo do eixo principal, criando uma espinha dorsal verde que conduz as pessoas pelo distrito. Rodeado por áreas verdes, o local abriga um parque público recentemente construído ao norte e um centro cultural que se integra cuidadosamente com uma zona úmida ao sul. O centro cultural possui características icônicas, incluindo galerias, uma sala de exposições e uma biblioteca pública, oferecendo uma variedade de ofertas artísticas e culturais aos cidadãos do distrito.

Foster + Partners vence concurso para projetar o novo centro de Hangzhou, China - Imagem 2 de 8
Courtesy of Foster + Partners

O masterplan é organizado em torno de um eixo central de 2,5 quilômetros que percorre toda a extensão do terreno, de norte a sul. O eixo se cruza com diferentes corpos d'água, gerando cinco zonas distintas com características únicas. Cada zona celebra a relação da cidade com a água em suas diversas formas, de riachos e lagos a canais e zonas úmidas. — Bruno Moser, chefe de projetto urbano na Foster + Partners

Para respeitar o ambiente natural e criar um centro urbano vibrante, o volume construído aumenta gradualmente em direção ao eixo central. Além disso, as densidades de construção são ampliadas nas proximidades dos nós de transporte público para incentivar seu uso. 

Foster + Partners vence concurso para projetar o novo centro de Hangzhou, China - Imagem 3 de 8
Courtesy of Foster + Partners

O sistema de transporte público do local foi projetado para atender às necessidades dos usuários locais e integrar-se com as redes de transporte da cidade maior. O masterplan oferece uma rede multifacetada de infraestrutura e várias opções de transporte de "última milha", incluindo pods autônomos, ônibus, micro mobilidade compartilhada e transporte aquático.

Com foco na sustentabilidade, o masterplan de baixo carbono prioriza a preservação das atuais zonas úmidas da cidade e incorpora práticas como uso passivo da massa construída e reutilização da água da chuva. O projeto busca obter certificações LEED e WELL Community Gold, além de uma classificação verde de 3 estrelas da China.

Foster + Partners vence concurso para projetar o novo centro de Hangzhou, China - Imagem 7 de 8
Courtesy of Foster + Partners

Recentemente, o renomado escritório também apresentou seu primeiro projeto em Qingdao, uma importante cidade portuária e centro financeiro na província de Shandong, na China. Além disso, a Foster + Partners revelou uma proposta para a expansão do campus do Ellison Institute of Technology (EIT) em Oxford. Inicialmente concebido como um centro de pesquisa e desenvolvimento, o campus passa por uma expansão significativa. Por fim, o Türkiye Design Council reuniu 13 escritórios, incluindo a Foster + Partners, para contribuir com a requalificação da histórica província turca de Hatay, uma área afetada por um terremoto devastador este ano.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Foster + Partners vence concurso para projetar o novo centro de Hangzhou, China" [Foster + Partners Wins Competition to Design New Center in Hangzhou, China] 08 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009271/foster-plus-partners-vence-concurso-para-projetar-o-novo-centro-de-hangzhou-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.