Entrelaçamento de ideias: conhecendo a obra de Rede Arquitetos

A palavra "rede" tradicionalmente remete à um entrelaçamento de fios. Na concepção contemporânea, entretanto, adquire um significado relacionado à conexão, colaboração e integração, seja de ideias, de pessoas ou de processos. Não por acaso, essas são justamente as diretrizes fundamentais do Rede Arquitetos, ateliê colaborativo de arquitetura fundado em 2011 na cidade de Fortaleza, Ceará, pelos arquitetos Bruno Perdigão, Epifanio Almeida, Igor Ribeiro e Bruno Braga. Atualmente, a equipe é liderada por Braga, Luiz Cattony e João Torquato e tem como princípio o trabalho coletivo, acreditando no encontro, e não na sobreposição de ideias, como estratégia para alcançar as melhores soluções.

Entrelaçamento de ideias: conhecendo a obra de Rede Arquitetos - Imagem 2 de 22Entrelaçamento de ideias: conhecendo a obra de Rede Arquitetos - Imagem 3 de 22Entrelaçamento de ideias: conhecendo a obra de Rede Arquitetos - Imagem 4 de 22Entrelaçamento de ideias: conhecendo a obra de Rede Arquitetos - Imagem 5 de 22Entrelaçamento de ideias: conhecendo a obra de Rede Arquitetos - Mais Imagens+ 17

Criados em uma geração que tem como principal referência o trabalho individual dos chamados starchitects, os arquitetos da Rede procuram caminhar no sentido oposto, entendendo a arquitetura como uma criação compartilhada e nutrida por diversas mãos. Um trabalho colaborativo que ultrapassa as barreiras do escritório e também encontra voz na população para qual os projetos são desenhados, resultando em uma arquitetura compromissada com os seus usuários, valorizando o respeito, a igualdade e a diversidade.

Entrelaçamento de ideias: conhecendo a obra de Rede Arquitetos - Imagem 3 de 22
Centro de Visitantes Banco dos Cajuais - Aquasis / Rede Arquitetos. © Igor Ribeiro

Alinhada à essa visão, a equipe considera como grande inspiração o trabalho do escritório chileno Elemental, principalmente por seu entendimento da arquitetura como um produto coletivo que perpassa diferentes etapas do projeto. Uma influência muito significativa tendo em vista também a busca do escritório por uma arquitetura latino-americana, inquietação que gerou, inclusive, o Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos organizado pelo Rede Arquitetos no ano de 2011, em Fortaleza, contando com diferentes escritórios nacionais e internacionais que tinham como ponto em comum as recentes trajetórias. Nesse sentido, percebe-se na obra do Rede a preocupação em mesclar seus valores arquitetônicos em um contexto latino-americano que envolve aspectos econômicos, políticos, culturais e ambientais muito particulares.

No que diz respeito ao processo de criação, a equipe acredita que, apesar da arquitetura surgir de uma demanda prática, nem sempre a pergunta que define e guia o projeto nasce dessa questão funcional. O desafio é, portanto, compreender quais argumentos subjetivos estão nas entrelinhas de cada projeto.

Entrelaçamento de ideias: conhecendo a obra de Rede Arquitetos - Imagem 8 de 22
Escola Educar II SESC-CE / Rede Arquitetos. © Igor Ribeiro

Na prática, é possível perceber essas intenções e conceitos materializados em arquiteturas minimalistas, contemporâneas e flexíveis tendo como um dos principais exemplos as Casas e Edifício Misto MBV2, projeto de habitação coletiva que coleciona prêmios, entre eles a Menção Honrosa COR no 8º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel obtida em 2022. Para os arquitetos, o espaço só tem significado quando apropriado, por isso, a qualificação dos projetos com o máximo de generosidade e flexibilidade é uma busca constante, entendendo o papel da arquitetura como um suporte capaz de se adaptar às mudanças decorrentes da ação do tempo.

Entrelaçamento de ideias: conhecendo a obra de Rede Arquitetos - Imagem 21 de 22
Casas e Edifício Misto MBV2 / Rede Arquitetos. © Igor Ribeiro

Além da atuação tradicional, os sócios compartilham o interesse comum por outras áreas como música, literatura, cinema e fotografia, resultando em uma pluralidade de referências que expandem o campo da arquitetura e se manifestam em pesquisas, atividades docentes, publicações, eventos e workshops.

Conheça a seguir alguns projetos selecionados do Rede Arquitetos.

Casa das Vidocas / Rede Arquitetos

Entrelaçamento de ideias: conhecendo a obra de Rede Arquitetos - Imagem 22 de 22
Casa das Vidocas / Rede Arquitetos. © Igor Ribeiro

Casa Pátio / Rede Arquitetos

Entrelaçamento de ideias: conhecendo a obra de Rede Arquitetos - Imagem 18 de 22
Casa Pátio / Rede Arquitetos. © Igor Ribeiro

Centro de Visitantes Banco dos Cajuais - Aquasis / Rede Arquitetos

Entrelaçamento de ideias: conhecendo a obra de Rede Arquitetos - Imagem 15 de 22
Centro de Visitantes Banco dos Cajuais - Aquasis / Rede Arquitetos. © Igor Ribeiro

Casas e Edifício Misto MBV2 / Rede Arquitetos

Entrelaçamento de ideias: conhecendo a obra de Rede Arquitetos - Imagem 2 de 22
Casas e Edifício Misto MBV2 / Rede Arquitetos. © Igor Ribeiro

Escola Educar II SESC-CE / Rede Arquitetos

Entrelaçamento de ideias: conhecendo a obra de Rede Arquitetos - Imagem 10 de 22
Escola Educar II SESC-CE / Rede Arquitetos. © Igor Ribeiro

Fábrica Biotrends / Rede Arquitetos

Entrelaçamento de ideias: conhecendo a obra de Rede Arquitetos - Imagem 12 de 22
Fábrica Biotrends / Rede Arquitetos. © Igor Ribeiro

Casa Planos / Rede Arquitetos

Entrelaçamento de ideias: conhecendo a obra de Rede Arquitetos - Imagem 14 de 22
Casa Planos / Rede Arquitetos. © Igor Ribeiro

Campus Avançado UFC Russas / Rede Arquitetos + RI Arquitetura

Entrelaçamento de ideias: conhecendo a obra de Rede Arquitetos - Imagem 9 de 22
Campus Avançado UFC Russas / Rede Arquitetos + RI Arquitetura. © Joana França

UFC Crateús / Rede Arquitetos + Croquis Projetos

Entrelaçamento de ideias: conhecendo a obra de Rede Arquitetos - Imagem 4 de 22
UFC Crateús / Rede Arquitetos + Croquis Projetos. © Joana França

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Camilla Ghisleni. "Entrelaçamento de ideias: conhecendo a obra de Rede Arquitetos" 12 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008517/entrelacamento-de-ideias-conhecendo-a-obra-de-rede-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.