Resultado do concurso para um espaço com forno de pizza para a FAU UFRJ

O Centro Acadêmico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, em colaboração com o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo Abricó UFRJ e em parceria com várias entidades, incluindo a Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, organizou a primeira edição do Concurso Rápido de Ideias Estudantis - CRIE!. O objetivo era buscar propostas para um espaço com forno de pizza e churrasqueira que dialogue com o projeto original de Burle Marx para a quadra do Edifício Jorge Machado Moreira, promovendo soluções com técnicas de bioconstrução e materiais de baixo impacto ambiental.

Catorze equipes, compostas por 35 estudantes da FAU UFRJ e do IAU USP, se inscreveram no concurso, sendo que nove delas enviaram propostas para as questões levantadas. A avaliação foi realizada por professores de arquitetura, urbanismo e paisagismo, da FAU UFRJ e de fora da instituição. Conheça os vencedores, a seguir:

Primeiro Lugar

Equipe:
Maria Morena Barbosa Mosca, 6° período, FAU UFRJ
Maria Eduarda Simões, 6° período, FAU UFRJ
Leticia Nunes de Araujo, 6° período, FAU UFRJ
Jean Zampier Szapowal Cidade, 6° período, FAU UFRJ

Orientação: Carlos Eduardo Forte Feferman, DPA, FAU UFRJ

Resultado do concurso para um espaço com forno de pizza para a FAU UFRJ - Imagem 3 de 15
Primeiro Lugar. Image Cortesia de Equipe CRIE, FAU UFRJ

A proposta dá conta da escala da escola e das festas. A distribuição do projeto pelo espaço garante essa mutabilidade no uso do espaço. Tem um repertório de soluções espaciais e lida bem com o grid racionalista como ponto de partida para organização do espaço, o que dialoga bem com a lógica modernista. Resolve bem os aspectos construtivos e da materialidade. Possui um pensamento rico construtivo e global de envolvimento dos estudantes no processo de execução. Nesse ponto, destaca-se um cuidado com a realidade local de quem for produzir esse espaço.

A parede de cobogó, que aparece no projeto, associada com a taipa de pilão, é uma forma sensível de proteger o ambiente da rua e criar um espaço arquitetônico. O cobogó é um recurso que aparece no Edifício Jorge Machado Moreira e no IPPMG, dois edifícios tombados e que contam com projetos paisagísticos de Burle Marx. A parede de taipa parece uma homenagem apropriada à forma como o painel do Burle Marx aparece na volumetria do projeto de Jorge Machado Moreira para o nosso prédio

Segundo Lugar

Equipe:
Clara Kailane Rodrigues Mora, 7° período, FAU UFRJ
Fernanda Maciel Salgado Paim, 7° período, FAU UFRJ
Giulia Afonso Sousa Scofano, 7° período, FAU UFRJ
João Pedro Maia Rodrigues, 7° período, FAU UFRJ
Vítor Rodrigues Sperandio, 7° período, FAU UFRJ

Orientação: Ana Slade, DPA, FAU UFRJ

Resultado do concurso para um espaço com forno de pizza para a FAU UFRJ - Imagem 6 de 15
Segundo Lugar. Image Cortesia de Equipe CRIE, FAU UFRJ

É uma proposta leve que propõe vazios e aberturas. A proposta é bem resolvida na escala em que ela se propõe, fica claro na proposta projetual que, a partir do pensamento modular, podem ser feitas ampliações na estrutura e na ocupação. Tem boa representação gráfica, desenho bem desenvolvido, maturidade na proposta e na apresentação das referências.

Terceiro Lugar

Equipe:
Carolina Yuki Kina de Oliveira, 6° período, FAU UFRJ
Cíntia Abel Bezerra, 6° período, FAU UFRJ
Daivyd Lescaut Martins, 6° período, FAU UFRJ
Fernando Alves da Silva, 6° período, FAU UFRJ
Vitória Pagani de Andrade Coelho, 6° período, FAU UFRJ

Orientação:
Rafael Dias Fonseca, DARF, FAU UFRJ

Resultado do concurso para um espaço com forno de pizza para a FAU UFRJ - Imagem 13 de 15
Terceiro Lugar. Image Cortesia de Equipe CRIE, FAU UFRJ

É interessante a busca do projeto através da maquete e das mãos. O projeto consegue dar conta de forma simples e compacta, mostra que não precisa ocupar o espaço de maneira enorme construída para atender ao programa. O projeto dá conta do espaço ao redor, planejando os caminhos e acessos em conexão com a pré-existência e a preocupação de dar conta do banheiro foi bem vista, uma vez que é algo que falta na quadra.

Os comentários sobre os projetos foram enviados pela organização do concurso. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Resultado do concurso para um espaço com forno de pizza para a FAU UFRJ" 21 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008121/resultado-do-concurso-para-um-espaco-com-forno-de-pizza-para-a-fau-ufrj> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.