Zaha Hadid Architects vence concurso para novo distrito cultural em Sanya, China

A cidade de Sanya, em Hainan, China, selecionou o escritório Zaha Hadid Architects como vencedor do concurso para o projeto do novo distrito cultural da cidade. O novo empreendimento, com uma área total de 409.000 metros quadrados, tem como objetivo se tornar um espaço central na vida cultural de Sanya, oferecendo um programa diversificado para artes cênicas, teatro, galerias de exposições, conferências e feiras comerciais. A forma fluida dos edifícios cria uma transição entre a Baía de Sanya e o tecido urbano da cidade.

Zaha Hadid Architects vence concurso para novo distrito cultural em Sanya, China - Imagem 2 de 9Zaha Hadid Architects vence concurso para novo distrito cultural em Sanya, China - Imagem 3 de 9Zaha Hadid Architects vence concurso para novo distrito cultural em Sanya, China - Imagem 4 de 9Zaha Hadid Architects vence concurso para novo distrito cultural em Sanya, China - Imagem 5 de 9Zaha Hadid Architects vence concurso para novo distrito cultural em Sanya, China - Mais Imagens+ 4

Zaha Hadid Architects vence concurso para novo distrito cultural em Sanya, China - Imagem 2 de 9
Distrito Cultural de Sanya / Zaha Hadid Architects. Imagem © Brick Visual

O novo distrito estará localizado na entrada do porto de Sanya, com conexões com as redes de automóveis e bondes que o conectam aos distritos residenciais e hoteleiros da cidade. A imagem do empreendimento é definida pelo eixo central, que também define a distribuição funcional interna, sendo um lado dedicado às artes cênicas e exposições e o outro à programação comercial para conferências e feiras. Entre as duas instalações, uma praça pública abre vistas para o porto.

Zaha Hadid Architects vence concurso para novo distrito cultural em Sanya, China - Imagem 3 de 9
Distrito Cultural de Sanya / Zaha Hadid Architects. Imagem © Negativ

A estrutura do telhado em camadas, inspirada no movimento de velas na brisa do mar, desce do eixo central e enquadra os lobbies de entrada do teatro e do centro de conferências. A composição volumétrica se abre em direção ao porto com camadas de terraços públicos com vistas panorâmicas da água. Praças públicas, jardins, marinas e um calçadão à beira-mar também estão integrados ao projeto. O programa diversificado do distrito é complementado por residências no centro da cidade, hotéis e comodidades de compras e restaurantes.

Como o clima tropical de Hainan é marcado por monções, o projeto do distrito cultural leva em consideração os fatores naturais para ajustar a orientação, composição e paisagismo a fim de otimizar a ventilação natural e a luz solar. A arquitetura incorpora design de baixo carbono, estratégias de aquisição, construção e operação, incluindo fotovoltaicos e sistemas de coleta de água da chuva incorporados nas áreas maiores do telhado. Beirais salientes são fornecidos para proteger o interior e os terraços públicos ao ar livre, enquanto uma planta central utiliza trocadores de calor de água do mar para resfriamento. Sombreamento, iluminação e ventilação serão otimizados usando um sistema inteligente de gestão de edifícios, enquanto materiais locais e reciclados serão priorizados de acordo com os arquitetos, incluindo revestimentos de madeira provenientes de florestas sustentáveis certificadas.

Zaha Hadid Architects vence concurso para novo distrito cultural em Sanya, China - Imagem 5 de 9
Distrito Cultural de Sanya / Zaha Hadid Architects. Imagem © Brick Visual
Zaha Hadid Architects vence concurso para novo distrito cultural em Sanya, China - Imagem 4 de 9
Distrito Cultural de Sanya / Zaha Hadid Architects. Imagem © Negativ

Recentemente, Zaha Hadid Architects concluiu o Resort “Studio City” em Macau, inspirado em Hollywood. O escritório também foi contratado para projetar a Torre de alta tecnologia Daxia na Zona de Desenvolvimento Tecnológico de Xi'an, uma das maiores cidades do interior da China. No início deste ano, o Estádio de Negócios Central da Zaha Hadid Architects foi aprovado pela cidade de Vilnius, Lituânia, enquanto o Museu de Ficção Científica de Chengdu está atualmente em construção, com previsão de abertura a tempo de sediar o Worldcon 2023, o maior evento de ficção científica do mundo.

Zaha Hadid Architects vence concurso para novo distrito cultural em Sanya, China - Imagem 7 de 9
Distrito Cultural de Sanya / Zaha Hadid Architects. Imagem © Negativ

Créditos do Projeto:

  • Cliente: Consultores do Governo Popular da Cidade de Sanya
  • Arquitetos: Zaha Hadid Architects (ZHA)
  • Projeto (ZHA): Patrik Schumacher
  • Diretores de Projeto do concurso (ZHA): Nils Fischer, Lei Zheng, Jakub Klaska
  • Arquitetos de Projeto do concurso (ZHA): Chun-Yen Chen, Matthew Gabe
  • Equipe do concurso (ZHA): Shajay Bhooshan, Joshua Anderson, Vishu Bhooshan, Daniel Boran, Chun-Yen Chen, Hung-Da Chien, Nils Fischer, Matthew Gabe, Charles Harris, Jinqi Huang, Yen-Fen Huang, Ivan Hewitt, Jakub Klaska, Hannah Kopeliovitch Simmons, Henry Louth, Sonia Magdziarz, Patrik Schumacher, Svenja Siever, Tul Srisompun, Yaobin Wang, Yutong Xia, Simon Yu, Lei Zheng, Han Hsun Hsieh
  • Arquitetos Executivos, Arquitetos Locais, Engenheiros Estruturais, Inspetor de Quantidade, Engenharia de Instalações Prediais, Engenheiro de proteção contra incêndio: Arcplus Institute of Shanghai Architectural Design & Research
  • Consultor de Transporte: Gestão de Estacionamento
  • Consultor paisagístico: ZHA Lighting Design: ZHA Acoustic
  • Consultor: Cundall Theatre Consultor: Cundall Theatre
  • Consultores de gestão: Cundall Theatre Equipment
  • Consultores: Cundall Site Surveyor: Arcplus Institute of Shanghai Architectural Design & Research
  • Design de sinalização: planejamento e design de sinalização urbana SHIYU

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Zaha Hadid Architects vence concurso para novo distrito cultural em Sanya, China" [Zaha Hadid Architects Wins Competition for the Design of a New Cultural District in Sanya, China] 09 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007676/zaha-hadid-architects-vence-concurso-para-novo-distrito-cultural-em-sanya-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.