Interiores inspirados nas fachadas dos edifícios

A prioridade quando se trata do material de superfície externa de um prédio é a durabilidade. Tendo que literalmente resistir aos danos causados pela água da chuva, vento, luz solar, variações de temperatura e muitas outras condições climáticas, exigimos muito deles. Por outro lado, nos interiores protegidos, as superfícies tendem a priorizar o acabamento — com cores, padrões e texturas características de materiais como tintas, azulejos cerâmicos ou painéis de madeira.

Tradicionalmente, esses dois mundos, exterior e interior, nunca precisaram se encontrar. Requisitos opostos, pensava-se, exigem soluções opostas. Mas à medida que nossos ambientes externos e internos continuam a se fundir em uma única tipologia de espaço habitável, cada vez mais projetos, de escalas variadas, comerciais e privados, estão buscando inspiração no design de superfícies do mundo exterior. Trazendo os materiais, temas e a história das fachadas para o interior.

Renovação de uma casa / Manoj Patel Design Studio

Interiores inspirados nas fachadas dos edifícios - Imagem 2 de 9
Renovation of House / Manoj Patel Design Studio. Imagem© 2613 apertures

Para a Reforma desta casa em Vadodara, Índia, "a proposta de projeto tinha muitas memórias ligadas ao lado do cliente", informam os arquitetos do Manoj Patel Design Studio, "eles queriam experimentar modulações contemporâneas no mesmo espaço". Em resposta a isso, o escritório pegou a fachada de treliça de tijolos vermelhos da casa, a característica mais marcante da frente da propriedade, e a traduziu em padrões de alvenaria característicos em muitas superfícies internas.

Usando uma variedade de formas, cortes e orientações da forma padrão do tijolo, o escritório de arquitetura "adornou a habilidade da alvenaria com fendas de mármore contrastantes como uma nova maneira de orientar os materiais para um pano de fundo", explicam os arquitetos, liberando sua criatividade ao combinar diferentes padrões de tijolos com outros materiais de superfície natural, como madeira, mármore e concreto, para continuar a sensação da fachada no interior.

Interiores inspirados nas fachadas dos edifícios - Imagem 3 de 9
Renovation of House / Manoj Patel Design Studio. Imagem© 2613 apertures

Casa Crepúsculo / naav studio

Interiores inspirados nas fachadas dos edifícios - Imagem 4 de 9
Casa Crepúsculo / naav studio. Imagem © Monika Sathe

Em oposição a uma fachada externa que informa superfícies internas correspondentes, o terraço do telhado da Casa Crepúsculo em Hyderabad, Índia, apresenta tramas geométricas em uma jornada pelo espaço. "O primeiro desafio aqui", explicam os arquitetos estúdio naav, "é combinar os elementos projetuais distintivos da casa e do terraço".

Em vez de se limitar a apenas alguns materiais, o escritório selecionou cuidadosamente superfícies e acabamentos a partir de uma variedade de opções luxuosas, incluindo uma pérgola com estrutura de aço coberta por um tecido de linho opaco que cria um padrão de favo de mel recorrente, tanto em níveis mais altos quanto mais baixos. O motivo em grade continua nas paredes perfuradas da pérgola e nos espaços internos do telhado. "A porta do banheiro de metal trabalhada lembra o diálogo de design tecido da entrada", compartilham os arquitetos, assim como as seções de blocos de vidro que se inserem nas paredes de mármore rosa do banheiro, os tetos de cana entrelaçados do estúdio de ioga e o piso usado em todo o ambiente.

Interiores inspirados nas fachadas dos edifícios - Imagem 5 de 9
Casa Crepúsculo / naav studio. Imagem © Monika Sathe

Casa Enso II / HW-STUDIO

Interiores inspirados nas fachadas dos edifícios - Imagem 6 de 9
Casa Enso II / HW-STUDIO. Imagem © Cesar Bejar

"Em Guanajuato, México", conforme HW-STUDIO apresenta o projeto Casa Enso II, "a pedra é um elemento profundamente enraizado em qualquer forma de expressão cultural". E assim, a paleta de materiais escolhida para o projeto foi formada com base nisso, bem como na profundidade e qualidade da mão de obra local disponível.

Com o terreno do projeto cuidadosamente dividido por funcionalidade em quatro quadrantes, incluindo entrada, estacionamento, residência e escritório, um plano cruciforme de paredes e caminhos de pedra foi formado tanto para conectá-los quanto para mantê-los separados. Forçando uma "peregrinação permanente entre eles", explicam os arquitetos, as quatro seções melhoram o "contato com a terra, o ar e a montanha, enquadrando a paisagem e formando uma parte natural dela". Com o interior da casa ocupando apenas uma pequena parte de toda a área, a continuação das paredes construídas com pedra local torna o interior uma parte importante da jornada.

Interiores inspirados nas fachadas dos edifícios - Imagem 7 de 9
Casa Enso II / HW-STUDIO. Imagem © Cesar Bejar

Museu Americano de História Natural Richard Gilder Center / Studio Gang

Interiores inspirados nas fachadas dos edifícios - Imagem 8 de 9
Museu Americano de História Natural Richard Gilder Center / Studio Gang. Imagem © Iwan Baan

Como parte do Museu Americano de História Natural, o Centro Richard Gilder para Ciência, Educação e Inovação é dedicado à geologia histórica do país. A fachada de seis andares do prédio é influenciada de forma adequada pelas curvas e padrões encontrados em formações rochosas naturais, bem como técnicas arquitetônicas modernas. "O padrão diagonal dos painéis de granito rosa de Milford", introduzem os arquitetos Studio Gang, faz referência à alvenaria no lado da Rua 77 do Museu, ao mesmo tempo em que "evoca o fenômeno do estratificação geológica".

Embora "o design do prédio seja informado pelas formas como o vento e a água esculpem paisagens", compartilham os arquitetos, "bem como as formas que a água quente entalha em blocos de gelo", as superfícies onduladas no interior do átrio de exploração Kenneth C. Griffin de cinco andares foram formadas muito mais rapidamente do que os milênios necessários para cortar formações na rocha. Em vez disso, os arquitetos usaram um método de "aplicação de concreto diretamente nas barras de aço, sem formas tradicionais, em uma técnica conhecida como 'shotcrete'".

Interiores inspirados nas fachadas dos edifícios - Imagem 9 de 9
Museu Americano de História Natural Richard Gilder Center / Studio Gang. Imagem © Iwan Baan

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "Interiores inspirados nas fachadas dos edifícios" [Interior Surfaces Inspired by Their Exterior Facades] 10 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007476/interiores-inspirados-nas-fachadas-dos-edificios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.