Mario Cucinella Architects divulga projeto para pavilhão italiano na Expo Osaka 2025

O escritório Mario Cucinella Architects apresentou o projeto do pavilhão italiano para a Expo Osaka 2025. A proposta foi concebida como uma entidade dinâmica, com o propósito de promover o conhecimento e a inovação por meio da interação entre diferentes gerações e culturas. Será um repositório colaborativo de experiências italianas, abrangendo experimentos artísticos, científicos e sociais. A exposição foi planejada em torno dos tesouros culturais da Itália, com o objetivo de destacá-los, desconstruí-los e reinterpretá-los de maneira contemporânea.

Mario Cucinella Architects divulga projeto para pavilhão italiano na Expo Osaka 2025 - Imagem 2 de 5Mario Cucinella Architects divulga projeto para pavilhão italiano na Expo Osaka 2025 - Imagem 3 de 5Mario Cucinella Architects divulga projeto para pavilhão italiano na Expo Osaka 2025 - Imagem 4 de 5Mario Cucinella Architects divulga projeto para pavilhão italiano na Expo Osaka 2025 - Imagem 5 de 5Mario Cucinella Architects divulga projeto para pavilhão italiano na Expo Osaka 2025 - Mais Imagens

O pavilhão é composto por duas partes principais: um edifício em destque que abriga a exposição principal e uma instalação de serviços que atende a outros propósitos, atrás do espaço de exposição. A arquitetura do pavilhão se integra harmoniosamente ao ambiente natural, permitindo que a luz do céu e do mar preencham o edifício. A fachada principal possui um pórtico aberto com colunas altas que direcionam os visitantes e oferecem uma visão de um átrio espaçoso.

Mario Cucinella Architects divulga projeto para pavilhão italiano na Expo Osaka 2025 - Imagem 2 de 5
Cortesia de Mario Cucinella Architects

A circulação incentiva os visitantes a embarcar em uma jornada criativa, gradualmente imergindo no espírito da Itália. Isso inclui as cores vibrantes, proporções e senso de comunidade encontrados nas pinturas renascentistas. A experiência foi dividida em três "atos" distintos, cada um relacionado a locais e experiências em que a Itália desempenhou um papel essencial.

No Teatro, o patrimônio das artes cênicas da Itália é exibido. Os visitantes experimentarão um espaço teatral imersivo e multisensorial que envolve visualmente, sonoramente, em movimento e em cores, proporcionando uma transformação das percepções. Durante a experiência, possíveos cenários futuros surgirão, onde o espectador pode trocar de lugar com o ator, e o mundo natural se mistura com o virtual.

Mario Cucinella Architects divulga projeto para pavilhão italiano na Expo Osaka 2025 - Imagem 3 de 5
Cortesia de Mario Cucinella Architects

Na Cidade Ideal, o espaço é projetado para acomodar um futuro inovador que pode ser moldado por meio de uma abordagem inclusiva e socialmente orientada. O conceito de Cidade Ideal surgiu na arte do século XV, servindo como uma representação da ideia teórica do Renascimento de um ambiente urbano perfeito. Nessas representações, a Cidade Ideal era retratada como um lugar caracterizado por um vazio profundo, desprovido de vida humana, o que transformou a visão utópica em um domínio distópico e metafísico. Essa perspectiva oferece a oportunidade de reintroduzir pessoas, natureza, sustentabilidade e vitalidade no cerne da futura Cidade Ideal.

Além disso, essa abordagem visa elevar a qualidade e a habilidade artesanal, integrando-as com tecnologias de ponta. O pavilhão serve como uma plataforma para contar histórias, explorar conhecimento aprofundado e empreendimentos criativos, apresentando uma série de oficinas contemporâneas dedicadas a diversos temas, como tecnologia e energia, alimentação e meio ambiente, manufatura e design, e arte e arquitetura.

Mario Cucinella Architects divulga projeto para pavilhão italiano na Expo Osaka 2025 - Imagem 4 de 5
Cortesia de Mario Cucinella Architects

Por fim, o telhado do pavilhão abriga o Jardim Italiano. Este espaço foi projetado como um local de lazer e bem-estar, sendo uma interpretação moderna do labirinto que simboliza o domínio humano sobre a natureza. O Jardim Italiano sugere que os seres humanos podem controlar essas experiências aplicando regras, leis e matemática. Nessa parte da exposição, os visitantes têm a chance de experimentar um novo equilíbrio entre o natural e o artificial. O Jardim Italiano é concebido como a realização máxima da harmonia entre a originalidade orgânica da vida e a racionalidade do design humano.

O projeto do pavilhão começou com um estudo do clima de Osaka para compreender suas características únicas. A abordagem adotada visa mitigar seu impacto ambiental e criar uma economia circular no local da construção. Prioriza o uso de materiais naturais, cadeias de suprimentos curtas, conteúdo reciclado, componentes não tóxicos e certificações de sustentabilidade para alcançar esse objetivo. No final de seu ciclo de vida, ele se tornará um recurso, já que seus elementos podem se transformar naturalmente para atender a novas necessidades sem precisar de processamento adicional.

Mario Cucinella Architects divulga projeto para pavilhão italiano na Expo Osaka 2025 - Imagem 5 de 5
Cortesia de Mario Cucinella Architects

Muitos outros países anunciaram sua participação na Expo Osaka 2025. O pavilhão polonês acaba de ser anunciado e será projetado pela Interplay. O design nasceu do fascínio do estúdio por espirais geométricas. Em maio, a Apropos Architects venceu o concurso para projetar o pavilhão da República Tcheca na Exposição Universal de 2025 em Osaka. Seu design incentiva o visitante a preservar a saúde física. O pavilhão brasileiro para o festival será projetado pelo Studio MK27, com grande foco na agenda de sustentabilidade.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Mario Cucinella Architects divulga projeto para pavilhão italiano na Expo Osaka 2025" [Mario Cucinella Architects Reveals Design for Italian Pavilion at Expo Osaka 2025] 29 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007256/mario-cucinella-architects-divulga-projeto-para-pavilhao-italiano-na-expo-osaka-2025> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.