Maximalismo: o que é e por que conhecer?

O Maximalismo pode ser definido como um movimento estético contrário ao minimalismo. Ao invés de pregar o “Menos é mais” , frase mais famosa do movimento minimalista, no maximalismo a frase da vez é “Mais é mais”.

Dentro das correntes do Movimento pós-moderno, que designa as condições sociais e estéticas que passaram a circular no mundo depois da Segunda Guerra Mundial, o maximalismo pode ser descrito como a ausência de valores e regras, imprecisão pluralidade, mistura do real e do imaginário, espontaneidade e liberdade de expressão.

É uma combinação de várias tendências e estilos, contrária ao racionalismo e aos movimentos burgueses. Demostra, assim, a nova vida do homem pós-moderno, que é bombardeado de informações.


Artigo Relacionado

Rumo ao maximalismo: a geração Z diz que menos é um tédio

O maximalismo como vertente do pós-modernismo foi bastante impulsionado na década de 60 pelo arquiteto Robert Venturi, que era um crítico ferrenho do modernismo puro e questionava o não-uso dos ornamentos na Arquitetura. No seu livro “Complexidade e Contradição em Arquitetura” de 1966, Venturi soltou a famosa frase “Menos é chato”, criticando consistentemente o minimalismo

O maximalismo também é descrito como um estilo representante da diversidade cultural, dialogando com minorias e etnias, demonstrando a diversidade e a inclusão estética de todas as pessoas e classes sociais.

Vamos conhecer alguns arquitetos e designers maximalistas que tem feito trabalhos interessantes ao redor do mundo:

Daria Zinovatnaya

Maximalismo: o que é e por que conhecer? - Imagem 4 de 5
Coleção “Itten” de Daria Zinovatnaia. Os protótipos são então construídos em metal, madeira, vidro, plástico ou cerâmica no seu pequeno estúdio em São Petersburgo. Imagem: © Daria Zinovatnaia

Daria é uma designer ucraniana que tem feito sucesso com seus ambientes geométricos e retro-futuristas que misturam cores primárias com cores saturadas.

Além de ambientes residenciais e comerciais, Daria também tem criado peças de mobiliário próprias e é ganhadora do prêmio de Design RedDot de 2017.

Goste ou não do estilo dela, não o que negar que o trabalho de Daria chama a atenção. Seus espaços extremamente lascivos captam a atenção dos olhos e é impossível ficar imune ao efeito de tantas formas e cores num espaço só.

Freddy Mamani

Maximalismo: o que é e por que conhecer? - Imagem 3 de 5
Projeto de Freddy Mamani. Foto © Alfredo Zeballos

Sem formação erudita, Mamani é o queridinho dos novos ricos da Cidade de El Alto na Bolívia, num estilo que, segundo ele, é um reflexo da cultura indígena andina modernizado com luzes de led e sancas de gesso decoradas.

Muita gente critica fortemente o seu trabalho: seus edifícios já foram chamados de transformers e até de robocops! Mas não há o que negar, Mamani tem feito história…

Tanto é que já foi tema de um Seminário na Architectural Association de Londres, foi matéria na Architectural Digest e teve uma exposição sobre o seu trabalho na Fundação Cartier em Paris no ano passado… Brinque com ele!

Adam Nathaniel Furman

Maximalismo: o que é e por que conhecer? - Imagem 5 de 5
Look Down To Look Up, de Adam Nathaniel Furman. Foto © Ruth Ward

O arquiteto e artista argentino com descendência japonesa e israelita, Adam Nathaniel Furman, é outro expoente do maximalismo.

Adam é o que podemos chamar de maximalista pós-moderno com todas as letras: cria ambientes, obras de arte, instalações, mobiliário, textos, manifestos e peças gráficas. Já foi chamado para lecionar cursos de pequena duração em várias universidades ao redor do mundo.

Ele é fã das cores pastéis e seu trabalho tem sido pautado sobre estudos acerca da aplicação de grafismos e cores em espaços públicos e interiores.

Camile Walala

Maximalismo: o que é e por que conhecer? - Imagem 2 de 5
Camila Walala para Lego. 2 milhões de peças formam a casa de Lego em Londres. Foto: Lego/Reprodução

Camile é uma designer francesa baseada em Londres que se define criadora do estilo “tribal pop”. Seu trabalho é conhecido pelo uso exagerado de listras, triângulos e círculos inspirados em grafismos das artes indígena e africana.

Já foi convidada para assinar linha de produtos e instalações para a Harrods, Nike, Converse, Facebook, TopShop e Swatch.

Seu mais recente trabalho que deu o que falar foi uma casa construída dentro de um container 100% com pecinhas de Lego, da pia da torneira até o piso, e foi chamada por ela de House of Dots. Foram necessárias mais de dois milhões de pecinhas de Lego pra fazer esse trabalho!

Sou super fã do estilo dela e não é à toa vemos o seu trabalho em espaços como postos de gasolina e até museus! É criativa, inventiva e tem um olhar sobre as cores e a geometria super apurado.

E por que estudar sobre o maximalismo?

Além de ser uma linguagem representativa da diversidade e das discussões sobre aceitamento e tolerância tão em voga nos dias de hoje, o maximalismo também é um movimento que tem ganhado força estética nos últimos anos.

Além do forte apelo visual que tem tudo a ver com as redes sociais e a força imagética que elas representam e continuarão representando por um bom tempo (tem post sobre isso aqui), o maximalismo, quando bem utilizado, pode garantir ao profissional uma identidade e assinatura que podem ser utilizadas não só em projetos de arquitetura e design, mas em projetos de instalações, museus, exposições e até produtos.

Goste ou não, o maximalismo veio pra ficar e vale a pena, dentro de tanta diversidade, tentar encontrar um nicho por aí.

Via Tabulla.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marília Matoso. "Maximalismo: o que é e por que conhecer?" 07 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006646/maximalismo-o-que-e-e-por-que-conhecer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.