Bienal de Istambul nomeia Iwona Blazwick como curadora da edição de 2024

Iwona Blazwick foi nomeada curadora da 18ª Bienal de Istambul, organizada pela Fundação de Cultura e Arte de Istambul (iKSV). A Bienal ocorrerá em 2024, de 14 de setembro a 17 de novembro. A Bienal de Istambul é a maior exposição internacional organizada na Turquia, desempenhando um papel essencial na promoção de artistas contemporâneos e coletivos de artistas.

Iwona Blazwick é curadora, escritora e historiadora da arte. Ela ocupou o cargo de Diretora na Whitechapel Gallery em Londres de 2001 a 2022 e trabalhou anteriormente com várias instituições renomadas em seu escritório. Atualmente, é curadora da iniciativa da AlUla da Royal Commission, na Arábia Saudita. Além disso, a carreira de Blazwich como curadora independente abrange exposições e projetos de arte pública em toda a Europa, Estados Unidos, Japão e China.

Bienal de Istambul nomeia Iwona Blazwick como curadora da edição de 2024 - Imagem 3 de 3
Iwona Blazwick. Imagem cortesia de iKSV, Foto de Christa Holka

A Bienal de Istambul tem recebido uma ampla variedade de coletivos de artistas desde a sua fundação e é celebrada por ser uma plataforma para as artes internacionais na região. A Bienal opera utilizando uma estrutura de exposição que facilita a interação direta entre artistas de diferentes origens e o público. Além de apresentar arte criada para locais específicos, outro aspecto vital da Bienal de Istambul é sua exploração de locais não convencionais e históricos através da lente de obras de arte contemporânea. Ao longo de sua história, a Bienal de Istambul utilizou efetivamente mais de 100 locais distintos dentro da cidade. Estes incluem lugares notáveis como o Museu Hagia Sophia, o Centro Cultural Atatürk, as Ilhas dos Príncipes, a Ponte do Bósforo, a Maiden Tower e os Edifícios Antrepo.

Após as duas primeiras bienais organizadas sob a coordenação geral de Beral Madra em 1987 e 1989, a iKSV decidiu adotar uma abordagem de único curador. Desde então, a Bienal de Istambul tem sido organizada com diferentes curadores. Essa lista inclui René Block (1995), Rosa Martínez (1997), Paolo Colombo (1999), Yuko Hasegawa (2001), Dan Cameron (2003), Charles Esche e Vasif Kortun (2005) e Hou Hanru (2007). Também foi curada por WHW - What, How & for Whom (2009), Jens Hoffmann e Adriano Pedrosa (2011) e Fulya Erdemci em 2013.

Bienal de Istambul nomeia Iwona Blazwick como curadora da edição de 2024 - Imagem 2 de 3
Iwona Blazwick, Bige Orer. Imagem © iKSV, Foto de Salih Ustundag

Desde sua fundação em 1987, a Bienal de Istambul tem proporcionado uma plataforma para mais de 1.200 artistas individuais e grupos de artistas. Este evento é considerado a maior mostra de arte global em sua região, gerando um total de 650 obras de arte originais e específicas para cada local. Além de sua dimensão artística, a Bienal de Istambul desempenha um papel vital como catalisadora tanto para o engajamento cívico quanto para a interação cultural. Com sede em Istambul, uma cidade com uma das histórias mais antigas de habitação humana, o evento ativa uma conversa com a cidade. O programa em toda a cidade incentiva a exploração de nossa compreensão contemporânea da cultura e do passado profundo e variado de Istambul.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Bienal de Istambul nomeia Iwona Blazwick como curadora da edição de 2024" [The 18th Instanbul Biennial Appoints Iwona Blazwick as Curator for the 2024 Edition] 07 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006255/bienal-de-istambul-nomeia-iwona-blazwick-como-curadora-da-edicao-de-2024> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.