Ideias criativas para prateleiras e estantes

Peças versáteis do mobiliário, as prateleiras desempenham um papel significativo na organização, decoração e otimização dos espaços domésticos, comerciais e industriais. Realizadas em diversos materiais e com uma infinidade de desenhos possíveis, elas ajudam a otimizar pequenos ambientes ao trazer versatilidade e acessibilidade para eles. Por isso, reunimos algumas sugestões que ajudam a tornar essas soluções tão comuns, que podem ser temporárias ou intrínsecas à arquitetura, num elemento de destaque no design de interiores. 

Ideias criativas para prateleiras e estantes - Imagem 2 de 14Ideias criativas para prateleiras e estantes - Imagem 3 de 14Ideias criativas para prateleiras e estantes - Imagem 4 de 14Ideias criativas para prateleiras e estantes - Imagem 5 de 14Ideias criativas para prateleiras e estantes - Mais Imagens+ 9

Misturando elementos

Para além das tábuas que conformam as prateleiras, é possível anexar diferentes elementos como ganchos, cordas ou tubos metálicos que ajudam a tornar este componente ainda mais versátil no espaço.


Artigo Relacionado

Estantes e armários: 20 exemplos criativos desses mobiliários

Ideias criativas para prateleiras e estantes - Imagem 2 de 14
Casa Ibi / Arkitekt Associados. Foto: © Evelyn Müller

Prateleiras invisíveis

Dependendo dos objetos que serão guardados e do próprio material utilizado para conformar a prateleira, é possível que ela tenha um aspecto praticamente invisível. Seja por sua fina espessura - principalmente no caso do uso de chapas de metal - até o uso de cores que pode camuflá-la na parede.

Ideias criativas para prateleiras e estantes - Imagem 8 de 14
Apartamento Sumaúma / COTA760. Foto: © Cris Farhat

Organização vertical

Para economizar espaço, é possível organizar as prateleiras numa única parede de forma que ela se assemelhe a uma estante. Para isso, adotar trilhos metálicos ou diferentes soluções que possam inclusive facilitar a mudança no espaçamento entre elas, configura uma boa tática para facilitar futuras alterações no ambiente conforme a necessidade.

Ideias criativas para prateleiras e estantes - Imagem 10 de 14
Casa Verde / ES Arquitetura. Foto: © Everson Martins | arq.em.foto

Compondo o ambiente

Os traços de uma prateleira podem ajudar a definir o ritmo do espaço, conformando um ambiente que convida o espectador a percorrer o olhar por ele. Gesto que traz ainda mais protagonismo aos objetos que serão colocados nela.

Ideias criativas para prateleiras e estantes - Imagem 5 de 14
Casa C + JP / Solange Cálio Arquitetos. Foto: © Denilson Machado

Explorando a criatividade

Além das linhas normalmente paralelas ao chão, as prateleiras podem ganhar diferentes composições conforme a criatividade de quem faz o projeto. Por exemplo, quando são embutidas em paredes, os recortes realizados nesta podem apresentar linhas orgânicas, trazendo uma composição distinta do que é esperado. 

Ideias criativas para prateleiras e estantes - Imagem 4 de 14
Café Caramelía / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura. Foto: © Fábio Jr. Severo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Ideias criativas para prateleiras e estantes" 01 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005888/ideias-criativas-para-prateleiras-e-estantes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.