Entendendo o mundo dos defletores acústicos

Se você não entende o que são defletores, não se preocupe. É para isso que eles estão lá. O objetivo dos defletores é confundir a matéria. Em outras indústrias, são usados para direcionar o fluxo de água, controlar o fluxo de ar e a troca de calor, ou impedir que o tráfego atinja altas velocidades.

Quando utilizados no mundo científico da acústica, os defletores são posicionados para interromper as ondas sonoras em nossos ambientes mais movimentados. Eles captam, absorvem e suavizam o som, seja em áreas naturalmente ruidosas ou especialmente silenciosas. Filtram seletivamente os sons para evitar que retornem. Isso não significa, no entanto, que os defletores não possam dar uma vantagem estética aos interiores, proporcionando um visual muitas vezes interessante.

O que os defletores acústicos fazem?

Entendendo o mundo dos defletores acústicos - Imagem 2 de 9
© Dick.L

Em grandes ambientes públicos de plano aberto, como prédios escolares, hospitais e piscinas, o som de muitas vozes e sons concorrentes vem das superfícies circundantes e envolve os indivíduos em recintos de claustrofobia sonora. Ao aplicar defletores acústicos, as ondas sonoras são absorvidas. O núcleo dos defletores vibra pelas ondas sonoras, convertendo a energia em calor antes que ela tenha a chance de retornar.

Na escola Kids Science Labs, em Chicago, nos EUA, a Woodhouse Tinucci Architects optou por suspender painéis acústicos de feltro ou madeira em salas de aula e banheiros para criar um ambiente de aprendizado tranquilo para alunos e professores. Uma gestão acústica bem-sucedida é crucial em ambientes onde se espera silêncio. Na livraria Yanjiyou, em Hangzhou, China, por exemplo, um mundo acústico discreto é garantido por defletores de madeira que se elevam e descem em uma aplicação curva natural, projetados para emular as ondas de um campo de trigo.

Entendendo o mundo dos defletores acústicos - Imagem 3 de 9
© Dick.L

Onde os defletores acústicos são encontrados?

Entendendo o mundo dos defletores acústicos - Imagem 4 de 9
© Iwan Baan

Além de remover o som completamente, os defletores acústicos também podem ser usados em espaços musicais e de performance para filtrar seletivamente as ondas sonoras, permitindo que elas ressoem sem retornar como ecos desordenados. As superfícies interiores do The Evelyn and Mo Ostin Music Center, em Los Angeles, Califórnia, nos EUA, por exemplo, são "especificamente projetadas para criar a sensação de estar dentro de um instrumento musical", explica Kevin Daly Architects. "As superfícies interiores incorporam um defletor de madeira personalizado de abeto e pinheiro que atua como um ressonador e permite que quantidades variadas de som sejam absorvidas ou refletidas no espaço".

Como exemplificado na escola de música, o lugar dos defletores acústicos não é apenas no teto. A forma dos painéis acústicos Stereo Texaa® os torna adequados para serem posicionados no teto, projetados para fora de uma parede ou até mesmo no centro de um espaço como uma divisória.

Entendendo o mundo dos defletores acústicos - Imagem 5 de 9
© Texaa

Qual a aparência dos defletores acústico?

Entendendo o mundo dos defletores acústicos - Imagem 6 de 9
© SPÄH

A forma dos defletores acústicos geralmente é plana em duas dimensões, mas a terceira pode se expressar sem diminuir o desempenho. Assim, enquanto alguns apresentam linhas retas e limpas como esta iteração dos defletores greenPET reciclados da SPÄH Designed Acoustic, adequados para melhorar a acústica de espaços minimalistas susceptíveis ao eco sem alterar a estética, outros como os defletores Basotect também da SPÄH Designed Acoustic são cortados com bordas curvas, o que significa que eles são capazes de gerar formações semelhantes a ondas e trazer vida natural a superfícies de teto que, de outra forma, seriam opacas.

O design paramétrico personalizado dos defletores Wave Ripple da Impact Acoustic, por exemplo, permite que os painéis fluam através de um teto que desce ou emerjam da parede e se transformem em móveis.

Entendendo o mundo dos defletores acústicos - Imagem 7 de 9
© Impact Acoustic

Todos os defletores são iguais?

Entendendo o mundo dos defletores acústicos - Imagem 8 de 9
© Rockfon

Se há uma coisa que todos os cômodos de interiores têm, é um teto. E onde há um teto, há um jeito de encaixar um defletor acústico. A espessura volumosa do Universal Baffle da Rockfon, por exemplo, é perfeita para a profundidade de tetos altos ou átrios cavernosos, enquanto defletores de projeção mais curta, como os que compõem a linha Character Design Ceilings da durlum, são mais adequados para tetos baixos, com a forma fina encaixando perfeitamente no teto - deixando bastante espaço para manutenção em edifícios comerciais. Disponíveis em uma ampla variedade de cores, estampas, materiais e acabamentos, às vezes com soluções de iluminação integradas, os defletores podem garantir que o teto não passe despercebido mesmo quando o som já está abafado.

Entendendo o mundo dos defletores acústicos - Imagem 9 de 9
© Character Design Ceiling

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "Entendendo o mundo dos defletores acústicos" [How to Understand the World of Acoustic Baffles] 22 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005397/entendendo-o-mundo-dos-defletores-acusticos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.