Quando as mudanças no piso alteram nossa experiência espacial

Os designers e arquitetos têm, hoje em dia, uma infinidade de opções de pisos de alto desempenho à sua disposição. Desde escolhas mais comuns, como madeira, carpete, azulejos cerâmicos, porcelanato ou pedra natural, até alguns favoritos, como granilite, concreto ou epóxi. A estas, somam-se opções menos óbvias, como cortiça e couro, e suas variações artificiais em pisos laminados e vinílicos: as opções são inúmeras.

No entanto, apesar da variedade de opções, tendemos a fazer nossas escolhas usando apenas um tipo de piso para cada cômodo. Não é o caso dos quatro projetos a seguir, que selecionam e combinam diferentes tipos de pisos no mesmo ambiente, alterando nossa relação com os espaços.

Phong Kham Yhct Traditional Clinic / ODDO architects

Quando as mudanças no piso alteram nossa experiência espacial - Imagem 3 de 9
Phong Kham Yhct Traditional Clinic / ODDO architects. Imagem © Hoang Le

Um aspecto característico da medicina vietnamita é tratar os problemas de saúde com medicamentos tradicionais que incluem ingredientes naturais. Em um complexo residencial de uso misto em uma área em rápido desenvolvimento de Hanói, a Clínica Tradicional traz um espaço de farmácia informativo e educativo para a área de recepção do edifício no térreo, bem como espaços de tratamento no sétimo andar.

“O projeto está orientado para a utilização de materiais naturais e tradicionais”, explicam os arquitetos da ODDO, sobre a ligação entre os ladrilhos de terracota e pedra natural do seu pavimento, e as propriedades naturais dos seus medicamentos prescritos. Usar esses dois materiais naturais contrastantes no chão permite que a clínica crie uma curva elegante que “não apenas decide cada função, mas também destaca a imagem do farmacêutico tradicional, preparando cada dose com cuidado e precisão”, como descrevem os arquitetos, “ajudando os pacientes a entender melhor e confiar nos métodos da medicina tradicional.”

Quando as mudanças no piso alteram nossa experiência espacial - Imagem 2 de 9
Phong Kham Yhct Traditional Clinic / ODDO architects. Imagem © Hoang Le

Restaurante Ramen no Mundo dos Videogames/ 07BEACH

Quando as mudanças no piso alteram nossa experiência espacial - Imagem 5 de 9
Ramen In The Video Game World / 07BEACH. Imagem © Yoshiaki Ida

Após a definição do conceito para este noodle bar - videogames de 8 bits pixelizados, no antigo e popular formato do passado - a escolha do piso de ladrilhos de cerâmica quadrada era simples, e a superfície poderia facilmente se estender para cobrir as paredes decorativas do restaurante, os móveis e até a arquitetura de condimentos também.

Manter as mesas baixas no chão permite que os clientes ajoelhem-se ou sentem-se de pernas cruzadas de forma casual, caso prefiram, mas, neste caso, o uso de azulejos cerâmicos representa uma restrição ao conforto. Ao retirar os azulejos nos lugares ao redor das mesas, os espaços expostos direcionam os clientes sobre onde se sentar. "Os pisos e azulejos cerâmicos são comuns, mas parecem únicos com estas formas e combinação" com os confortáveis ladrilhos de carpete verde, que lembram grama de videogame, aprimorando a experiência tridimensional.

Quando as mudanças no piso alteram nossa experiência espacial - Imagem 4 de 9
Ramen In The Video Game World / 07BEACH. Imagem © Yoshiaki Ida

Casa Pich i Pon. LOOM Plaza Catalunya / SCOB + Sergi Carulla Altadill + Oscar Blasco Lázaro

Quando as mudanças no piso alteram nossa experiência espacial - Imagem 6 de 9
Casa Pich i Pon. LOOM Plaza Catalunya / SCOB + Sergi Carulla Altadill + Oscar Blasco Lázaro. Imagem © José Hevia

“Foi inspirado na estética Noucentisme, tanto em composição, cor, textura e materiais”, explicam os arquitetos do projeto SCOB sobre o piso instalado nos escritórios LOOM na Plaza Catalunya, no centro de Barcelona. O projeto de reforma “os reinterpreta como recursos na reorganização dos espaços.” Essa estratégia é usada para redescobrir as estruturas e materiais originais através de "janelas internas", como descreve Scob, enquadrando os pisos de madeira de tonalidade natural, paredes de tijolos e tetos abobadados catalães.

Esses desenhos geométricos nas superfícies circundantes servem não apenas para direcionar os usuários para o histórico da arquitetura local e seu relacionamento com os materiais, mas também ajudam a direcionar os usuários ao redor dos layouts, estabelecendo pontos de trabalho compartilhados e reforçando as interações naturais.

Quando as mudanças no piso alteram nossa experiência espacial - Imagem 7 de 9
Casa Pich i Pon. LOOM Plaza Catalunya / SCOB + Sergi Carulla Altadill + Oscar Blasco Lázaro. Imagem © José Hevia

On Labs - New Global Headquarters for On running / Specific Generic + Spillmann Echsle Architekten

Quando as mudanças no piso alteram nossa experiência espacial - Imagem 8 de 9
On Labs - New Global Headquarters for On running / Specific Generic + Spillmann Echsle Architekten. Imagem © Mikael Olsson

Como uma marca de calçados de corrida, a On tem afinidade com saúde, bem-estar e natureza. Por isso, os arquitetos do projeto, Specific Generic e Spillmann Echsle Architekten, definiram as funções do prédio de 17 andares da empresa como "experiências ao longo de uma trilha subindo pelo prédio", conforme explicam, "com degraus cada vez mais estreitos e íngremes a cada andar, assim como subir uma montanha".

Separados em diferentes "bairros", onde cada um representa vários estágios do caminho da montanha, os pisos inferiores apresentam tons terrosos com mapas topográficos das montanhas circundantes traduzidas em tapetes e móveis estofados. Os andares centrais foram inspirados em florestas e lagos, com "rochas literalmente retiradas da natureza" posicionadas em espaços inspiradores de reunião. E entre as nuvens dos andares mais altos, que parecem tocar o céu, uma biblioteca azul abrangente é suavizada por um carpete azul grosso e profundo.

Quando as mudanças no piso alteram nossa experiência espacial - Imagem 9 de 9
On Labs - New Global Headquarters for On running / Specific Generic + Spillmann Echsle Architekten. Imagem © Mikael Olsson

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "Quando as mudanças no piso alteram nossa experiência espacial" [When Changes in Flooring Alter Our Spatial Experience] 09 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005396/quando-as-mudancas-no-piso-alteram-nossa-experiencia-espacial> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.