Maior museu de Sydney, projetado por Moreau Kusunoki e Genton, será inaugurado em 2025

O Powerhouse Parramatta, o novo e maior museu de Sydney, tem inauguração prevista para o início de 2025. Projetado pela Moreau Kusunoki em colaboração com a prática local Genton, o museu estará localizado na margem sul do rio Parramatta, na região oeste de Sydney, e é o maior projeto de infraestrutura cultural na cidade desde a Ópera de Sydney.

Maior museu de Sydney, projetado por Moreau Kusunoki e Genton, será inaugurado em 2025 - Imagem 2 de 7Maior museu de Sydney, projetado por Moreau Kusunoki e Genton, será inaugurado em 2025 - Imagem 3 de 7Maior museu de Sydney, projetado por Moreau Kusunoki e Genton, será inaugurado em 2025 - Imagem 4 de 7Maior museu de Sydney, projetado por Moreau Kusunoki e Genton, será inaugurado em 2025 - Imagem 5 de 7Maior museu de Sydney, projetado por Moreau Kusunoki e Genton, será inaugurado em 2025 - Mais Imagens+ 2

A parceria franco-japonesa Moreau Kusunoki venceu a competição para projetar o esquema em 2019. A prática se associou ao estúdio australiano Genton e projetou um novo tipo de sistema de museologia. A equipe do Powerhouse tinha como objetivo reinventar a experiência museológica, optando por uma abordagem radicalmente diferente durante o projeto.

Maior museu de Sydney, projetado por Moreau Kusunoki e Genton, será inaugurado em 2025 - Imagem 6 de 7
Courtesy of Moreau Kusunoki
Maior museu de Sydney, projetado por Moreau Kusunoki e Genton, será inaugurado em 2025 - Imagem 2 de 7
Courtesy of Moreau Kusunoki

A solução convida os visitantes a descobrir sua própria maneira de vivenciar a instituição cultural. Ela coloca ênfase no visitante individual, dando prioridade ao espaço, à luz e a uma recepção acolhedora. Os sete grandes Espaços de Apresentação mostram atenção significativa aos detalhes sem perder a escala humana através do uso de materiais táteis. O projeto procura combinar o icônico com o pessoal.

A flexibilidade espacial é uma das características fundamentais do projeto, permitindo que ele permaneça aberto a futuras demandas. Seus interiores livres de colunas colaboram com essa flexibilidade. O museu também promove um ambiente de investigação e acesso aberto, enfatizando fortemente a acessibilidade e a simplicidade. 

Maior museu de Sydney, projetado por Moreau Kusunoki e Genton, será inaugurado em 2025 - Imagem 3 de 7
Courtesy of Moreau Kusunoki

A estrutura é composta pela união de dois volumes retangulares com alturas diferentes, acessados por uma via que chega entre os blocos. 

Maior museu de Sydney, projetado por Moreau Kusunoki e Genton, será inaugurado em 2025 - Imagem 5 de 7
Courtesy of Moreau Kusunoki

O interior é composto por diferentes programas, incluindo um espaço de exposição para as coleções da Powerhouse, um espaço de instalação imersiva, um espaço para apresentações e uma área para eventos culturais e cívicos. Além disso, o projeto incorpora residências de pesquisa técnica nas áreas de artes aplicadas e ciências, além de programas de educação estendida.

Maior museu de Sydney, projetado por Moreau Kusunoki e Genton, será inaugurado em 2025 - Imagem 4 de 7
Courtesy of Moreau Kusunoki

Parramatta tem sido habitada pelo povo aborígine Burramattagal por 60.000 anos; o programa reconhece essa história e busca criar relações duradouras e colaborações significativas com essas comunidades.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Maior museu de Sydney, projetado por Moreau Kusunoki e Genton, será inaugurado em 2025" [Powerhouse Parramata Museum by Moreau Kusunoki and Genton to Open in 2025 ] 11 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005157/maior-museu-de-sydney-projetado-por-moreau-kusunoki-e-genton-sera-inaugurado-em-2025> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.