Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria

Após uma pausa de três anos, o festival de construção da Hello Wood está de volta para receber estudantes, arquitetos e jovens profissionais de todo o mundo para participar do camp de construção de 10 dias e testar suas habilidades de construção em madeira, além de aprender a participar ativamente do projeto e da construção no próprio local. Pela primeira vez na história do evento, o workshop deste ano acontece em um novo local, uma cratera de uma pedreira de basalto abandonada na montanha Haláp, na Hungria. O workshop também se alinha e apoia o título de Veszprém de Capital Europeia da Cultura de 2023, que também inclui mais de uma centena de outras vilas e cidades em toda a região de Bakony-Balaton. O evento aconteceu entre 6 e 15 de julho, culminando num festival de música de dois dias aberto a todos.

Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria - Imagem 2 de 64Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria - Imagem 3 de 64Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria - Imagem 4 de 64Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria - Imagem 7 de 64Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria - Mais Imagens+ 59

Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria - Imagem 8 de 64
Monument of Builders / Hello Wood. Imagem © György Palkó

Em consonância com sua localização única, o tema principal do workshop é o equilíbrio entre construção e demolição, já que a paisagem ferida demonstra como a extração de materiais de construção inevitavelmente leva à demolição de estruturas naturais. Ao destacar essa condição ecológica, o evento também tem como objetivo conscientizar sobre esse local, definido pelas colunas basálticas hexagonais de ocorrência natural e pelas vistas do Lago Balaton e sua cordilheira. Para ativar esse espaço, a equipe da Hello Wood também construiu seu próprio pavilhão antes de receber os participantes do workshop. As estruturas em forma de triângulo, semelhantes a uma fogueira, são construídas com vigas de madeira recuperadas do local do Instituto de Ballet de Budapeste.

Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria - Imagem 14 de 64
Monument of Builders / Hello Wood. Imagem © Szécsi Noémi

Além do tema, o workshop é uma oportunidade para os alunos testarem seus conhecimentos arquitetônicos na prática. O workshop é baseado no método de construção da Hello Wood, uma metodologia educacional alternativa. Por meio do processo de construção de estruturas com as próprias mãos, os participantes adquirem um tipo diferente de conhecimento ao mesmo tempo em que constroem uma comunidade e desenvolvem sua confiança e compreensão dos processos de construção. Antes da abertura do festival, os líderes de equipe foram selecionados com base na criatividade e viabilidade de seus projetos propostos. Em seguida, uma convocação de participantes reúne estudantes e arquitetos para integrar cada equipe. Durante os primeiros sete dias do festival, eles constroem as estruturas propostas coordenadas no local pelos líderes de equipe e sob a orientação da equipe do Hello Wood. Os pavilhões e instalações resultantes demonstram pensamento de design enraizado em processos e experimentação.

Leia para descobrir as estruturas construídas durante a Cúpula de Construção da Hello Wood 2023 e as técnicas e metodologias que possibilitaram sua realização.

Na interseção do físico e do digital

Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria - Imagem 2 de 64
Half a House / Líder de Equipe: Neal Lucas Hitch. Imagem © György Palkó

Embora a metodologia de construção se refira a um processo de "pensar através da criação", ela não exclui o uso de ferramentas digitais, como demonstrado por vários projetos desenvolvidos durante a edição deste ano. Um exemplo disso é o projeto Half a House (Metade de Uma Casa), construído pela equipe liderada por Neal Lucas Hitch. Neste caso, metade da instalação consiste em uma estrutura de terra compactada que se assemelha à forma típica de uma casa. A técnica de terra compactada era um processo de construção completamente novo para a maioria dos membros da equipe, exigindo experimentação e trabalho manual no local.

Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria - Imagem 19 de 64
Half a House / Líder de Equipe: Neal Lucas Hitch. Imagem © György Palkó

No entanto, a fôrma de madeira utilizada para a construção das paredes de taipa passou por um processo de design digital para permitir que os painéis fossem reaproveitados para criar a outra metade espelhada da casa. Para alcançar essa estrutura que aparenta ser simples mas não é, ferramentas de fabricação digital e design paramétrico foram usadas para controlar a forma dos painéis semelhantes a quebra-cabeças para caber em ambos os estágios: como estrutura para a taipa de pilão e como estrutura que completa a imagem da casa, minimizando assim o desperdício de material ao longo do processo de construção.

Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria - Imagem 23 de 64
Beacon / Líderes de equipe: Botond K. Gazda e Max Komorek. Cortesia da imagem de Hello Wood

Uma abordagem diferente da integração digital pode ser vista no projeto Beacon, idealizado por Botond K. Gazda e Max Komorek. Para criar um espaço de encontro para os frequentadores do festival, o projeto usa um projetor junto com telas reflexivas e transparentes que criam uma animação holográfica que parece flutuar no centro do pavilhão.

Estruturas iterativas

Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria - Imagem 26 de 64
Torii / Líderes de equipe: Darin Emilov Grozdev e Magdalena Pfeiffer. Imagem © György Palkó

Embora todos os projetos tenham passado por um processo de planejamento inicial, várias das estruturas apresentadas durante a edição deste ano exigiram um processo iterativo, no qual as soluções mudam e se adaptam a fatores inesperados. Um exemplo desse tipo de design é o projeto Torii, construído por uma equipe liderada por Darin Emilov Grozdev e Magdalena Pfeiffer. Lembrando um tradicional portão japonês, comumente construído na entrada de um santuário xintoísta para significar uma mudança de status do mundano para algo além, a estreita estrutura sofreu várias adaptações durante o processo de construção, incluindo decisões espontâneas sobre a forma final e mudanças na espessura dos elementos resultantes de testes físicos.

Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria - Imagem 33 de 64
X Space / Líderes de equipe: Matteo Fontana e Mattia Mattiuzzi. Imagem © György Palkó
Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria - Imagem 31 de 64
X Space / Líderes de equipe: Matteo Fontana e Mattia Mattiuzzi. Imagem © György Palkó

Foi necessário um processo de planejamento e construção específico para criar o projeto "X Space", liderado por Matteo Fontana e Mattia Mattiuzzi. Seu complexo sistema estrutural demonstrou a necessidade de preparação cuidadosa antes da construção e calibração durante o processo de construção. A estrutura é baseada em princípios estruturais de tensegridade, utilizando componentes isolados sob compressão feitos de vigas de 6 metros de comprimento e uma rede de elementos tensionados, os cabos de aço. Dado que todos os elementos dependem uns dos outros para que o sistema funcione, foi pedido aos alunos que pensassem em como construir e calibrar uma estrutura que não pode ficar em pé se não for concluída. Ao fazer isso, os construtores também tiveram que descobrir o peso e a resistência dos materiais para criar um sistema que ocupe o máximo de espaço possível com a quantidade mínima de materiais.

Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria - Imagem 38 de 64
Diszkóhernyók / Líderes de equipe: Klósz Endre, Kovács Lóránt e Sarkadi Zsolt. Imagem © György Palkó

O projeto intitulado Diszkóhernyók, traduzido como Lagartas Dançantes, projetado por Klósz Endre, Kovács Lóránt e Sarkadi Zsolt, é outro exemplo de processo iterativo. Inicialmente concebida como um portal semelhante a um vulcão, a estrutura necessária para o projeto se moldou lentamente em criaturas com várias pernas apoiando-se umas nas outras, uma imagem ainda mais reforçada ao longo do restante do processo de projeto. A Spaceship de Dorottya Kiss e Seth Martosh também foi um experimento com difíceis estruturas necessárias para manter a espaçonave fora do solo e em um estado meditativo superior, encorajando seus cadetes a contemplar seu planeta natal e sua relação com ele.

Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria - Imagem 41 de 64
Spaceship / Líderes de equipe: Dorottya Kiss e Seth Martosh. Imagem © György Palkó

Trabalhar com os elementos

Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria - Imagem 48 de 64
Lava Cloud / Líderes de equipe: Pablo Kobayashi e Lucía Aumann. Imagem © György Palkó

Várias estruturas envolveram o uso de elementos incomuns, como fogo ou ar, ao mesmo tempo em que criavam respostas ao ambiente natural que as cercam. No projeto Lava Cloud, Pablo Kobayashi e LucAumann adaptaram um elemento inflável ao estado líquido para explorar fenômenos físicos. Os tripés de madeira guiam a “nuvem de lava” para um espaço de encontro com sombra, mas também permitem que o elemento fluido se adapte e reaja ao vento e às pessoas.

Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria - Imagem 50 de 64
‘Tra / Líderes de equipe: por Pintér Márton, Eke Dániel, Kelszár Ferenc e Rózner György . Cortesia da imagem de Hello Wood

No extremo oposto, o projeto 'Tra, de Pintér Márton, Eke Dániel, Kelszár Ferenc e Rózner György, experimentou construção e destruição ao incendiar sua estrutura. A estrutura de 18 metros de altura em forma de escada foi criada para ser incendiada de maneira controlada com a ajuda do corpo de bombeiros local. A chama tem como objetivo alterar a aparência da instalação, enquanto a intervenção rápida permite que a estrutura ainda exista após o evento.

Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria - Imagem 4 de 64
Kőmozi / Líderes de equipe: Anton Schwingen, Matthew King, Mylan Thuroczy e Vilius Petraitis. Imagem © György Palkó
Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria - Imagem 57 de 64
Kőmozi / Líderes de equipe: Anton Schwingen, Matthew King, Mylan Thuroczy e Vilius Petraitis. Imagem © György Palkó

A Kőmozi é uma resposta direta ao espetáculo da pedreira abandonada. Projetada por uma equipe liderada por Anton Schwingen, Matthew King, Mylan Thuroczy e Vilius Petraitis, a instalação aproveita a qualidade teatral da face rochosa com suas colunas basálticas hexagonais. A instalação também usa madeira recuperada trazida do Ballet Institute of Budapest como revestimento. No mesmo sentido, o Treeroots, construído pela equipe liderada por Rafael Ribeiro Silveira e Ali Sarmad Khan, é centrado em torno de uma árvore para criar uma área verde calma para relaxar e se divertir. O pavilhão também enquadra vistas da paisagem da cratera de basalto. A configuração radial permite que a estrutura se adapte ao terreno irregular.

Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria - Imagem 62 de 64
Treeroots / Líderes de equipe: Rafael Ribeiro Silveira e Ali Sarmad Khan. Cortesia da imagem de Hello Wood

Equipe do Builder Summit:

  • Conselho Hello Woo: András Huszár, Dávid Ráday, Krisztián Tóth
  • Líder de projeto: Kristóf Tóth
  • Coordenador de projeto: Rebeka Németh
  • Arquiteto do projeto: Fanni Fucskó
  • Arquitetos do ‘Monument of Builders’: Balázs Szelecsényi, Mária Ilona Komesz-Kasza 
  • Carpinteiros: Márton Csia, Ábel Gergely
  • Equipe do workshop: Adelina Kocsis, András Marton, Áron Fekete, Levente Kruppa, Lóránt Jakab, Maja Balogh, Nikolett Papp, Panni Kormos, Renáta Tribel
  • Gerente de compras: Richárd Mayer
  • Conteúdo e Imprensa: Dalma Köller
  • Gestores de eventos pop-up: Gergely Lukács Szőke, Dániel Oszetzky
  • Equipe do bar: Katttarzis
  • Equipe Katttarzis: Benji Törő, Dani Rupaszov, Marci P. Balázs
  • Equipe de Foto e vídeo: Noémi Szécsi (photo), Kornél Máhl (video)
  • Membros da família Hello Wood: Attila Kovács, András Szabó, Anikó Varga, Ádám Bedrossian, Árpád Károlyi, Barbara Nándori-Nagy, Bea Szűcs, Csanád Karskó, Dávid Szabó, Fruzsina Cifka, Gábor Fülöp, Henrik Polyucsák, Ildikó Lakatos, Katalin Kitti Kiss, Márton Csia, Máté Gerges, Péter Gombos, Péter Oravecz, Sára Lőrincz, Szilvia Kupó, Tamás Fülöp, Viktor Rajmon, Zoltán Szabó, Zoltán Varga, Zsolt Hodgyai 
  • Design gráfico: Eszter Szőcs

Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria - Imagem 40 de 64
Spaceship / Líderes de equipe: Dorottya Kiss e Seth Martosh. Imagem © György Palkó

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Hello Wood testa técnicas de construção para reviver uma pedreira abandonada na Hungria" [Hello Wood’s Builder Summit Experiments with Construction Techniques to Revive an Abandoned Quarry in Hungary] 02 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004528/hello-wood-testa-tecnicas-de-construcao-para-reviver-uma-pedreira-abandonada-na-hungria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.