MASSLAB vence concurso para projetar habitação a preços acessíveis em Lisboa

O escritório português MASSLAB venceu um concurso promovido pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU, IP) para o projeto de 100 unidades habitacionais de custo acessível em Lisboa. Dispondo de um terreno junto à Basília da Estrela, o concurso teve como principal objetivo a integração dos novos edifícios com os elementos de valor patrimonial e a malha urbana da cidade.

MASSLAB vence concurso para projetar habitação a preços acessíveis em Lisboa - Imagem 2 de 14MASSLAB vence concurso para projetar habitação a preços acessíveis em Lisboa - Imagem 3 de 14MASSLAB vence concurso para projetar habitação a preços acessíveis em Lisboa - Imagem 4 de 14MASSLAB vence concurso para projetar habitação a preços acessíveis em Lisboa - Imagem 5 de 14MASSLAB vence concurso para projetar habitação a preços acessíveis em Lisboa - Mais Imagens+ 9

O programa tem como objetivo fornecer 100 novas moradias a preços acessíveis para a cidade, alinhando-se com as principais medidas do programa Mais Habitação. Além disso, a proposta vencedora busca suprir a falta de espaços de encontro em Lisboa e a falta de espaço exterior nas residências. Através da criação de novos espaços públicos, com uma relação intrínseca entre esses espaços abertos e os edifícios ao redor, o objetivo é dinamizar e valorizar a vida urbana, promovendo a circulação de pedestres e a transparência das áreas comerciais.

MASSLAB vence concurso para projetar habitação a preços acessíveis em Lisboa - Imagem 4 de 14
© MASSLAB

Com um forte enfoque em projetar uma cidade para as pessoas, a integração entre edifícios e espaços públicos foi a base para o desenvolvimento da proposta. A MASSLAB enfatizou essa intenção ao criar duas grandes áreas públicas: um jardim verde e uma praça pavimentada. Embora pareçam ocupações opostas, elas se complementam quando utilizadas pelos usuários.

O jardim, de forma orgânica, proporciona diversas experiências e incorpora elementos multisensoriais, como água, topografia, luz, vegetação e visuais. A praça da Basílica, por sua vez, tem uma forma regular e geométrica, conectando-se a uma área de confluência de principais trajetos. Portanto, a proposta de espaço público e integração paisagística busca atender integralmente ao programa, às necessidades e às especificidades desses espaços verdes e de uso coletivo, em sintonia com todo o contexto histórico circundante.

MASSLAB vence concurso para projetar habitação a preços acessíveis em Lisboa - Imagem 3 de 14
© MASSLAB

Em uma localização privilegiada e sensível, o projeto dos três blocos é complementar ao ambiente em diferentes escalas, com fachadas sutis que reduzem o impacto da intervenção. Os edifícios seguem um desenho modular estrutural, abrangendo tipologias que variam de apartamentos de um a quatro quartos, adaptando-se às necessidades de novas famílias e às novas formas de morar, além de promover um senso de comunidade multicultural.

MASSLAB vence concurso para projetar habitação a preços acessíveis em Lisboa - Imagem 6 de 14
© MASSLAB

É crucial incorporar princípios de design circular e reutilização de materiais, buscando modelos construtivos sustentáveis e viáveis. O projeto visa promover o bem-estar físico e psicológico dos moradores e usuários, através de estratégias passivas na construção dos edifícios e espaços públicos, como jardins de chuva, vegetação qualificada e redução de exposição visual e sonora.

Via MASSLAB.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "MASSLAB vence concurso para projetar habitação a preços acessíveis em Lisboa" 13 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003397/masslab-vence-concurso-para-projetar-habitacao-a-precos-acessiveis-em-lisboa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.