Pavilhão do Kuwait na Bienal de Veneza explora consequências do urbanismo moderno sobre o patrimônio

Intitulado Repensando repensar o Kuwait, o pavilhão do Kuwait na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia explora métodos inovadores de arquitetura e design urbano decorrentes do espaço e do tempo. O projeto é uma exploração contínua que aborda as consequências do planejamento urbano moderno, que apagou grande parte da história do Kuwait.

Pavilhão do Kuwait na Bienal de Veneza explora consequências do urbanismo moderno sobre o patrimônio - Imagem 2 de 6Pavilhão do Kuwait na Bienal de Veneza explora consequências do urbanismo moderno sobre o patrimônio - Imagem 3 de 6Pavilhão do Kuwait na Bienal de Veneza explora consequências do urbanismo moderno sobre o patrimônio - Imagem 4 de 6Pavilhão do Kuwait na Bienal de Veneza explora consequências do urbanismo moderno sobre o patrimônio - Imagem 5 de 6Pavilhão do Kuwait na Bienal de Veneza explora consequências do urbanismo moderno sobre o patrimônio - Mais Imagens+ 1

Com curadoria de Hamad Alkhaleefi, Naser Ashour, Mohammad Kassem e Rabab Raes Kazem, o pavilhão examina os conceitos de descolonização e descarbonização por meio da reavaliação do transporte e acessibilidade. Com foco na cidade do Kuwait como protótipo, a exposição investiga vários espaços de transição dentro da cidade, abrangendo vários escopos e escalas. Em vez de visualizar a história como algi linear, a filosofia da exposição trata o tempo como uma espiral, buscando precedentes do passado para desenvolver o futuro.

Pavilhão do Kuwait na Bienal de Veneza explora consequências do urbanismo moderno sobre o patrimônio - Imagem 3 de 6
Noor Abdulkhaleq, colagem Beyond the Gate, 2023. Colagem, impressão em Mylar, 29cm x 21cm. Imagem Cortesia de NCCAL

“Repensando o repensar do Kuwait” desdobra processos de planejamento urbano reavaliando transporte, caminhabilidade e acessibilidade. Começou como uma resposta aos esforços estrangeiros de planejamento para o Kuwait. O projeto visa melhorar a escala humana da cidade, melhorando os espaços urbanos de transição e dando prioridade ao transporte em massa em vez de modos de transporte individual. A abordagem integra uma perspectiva de cima para baixo em macroescala com uma perspectiva de baixo para cima em microescala, colocando a experiência e a escala humanas no centro da nova solução. Ao revisitar a interconexão do tecido histórico da cidade por meio de diversas intervenções urbanas, uma rede única de conectividade é criada, facilitando vários modos de transporte que convergem na escala humana.

O título do projeto significa um processo de descolonização do discurso arquitetônico. Enfatiza a necessidade de reavaliar estratégias existentes e ir além dos princípios e valores colonialistas que tradicionalmente impulsionam projetos arquitetônicos. A abordagem examina criticamente convenções e precedentes existentes, permitindo espaço para forças locais moldarem um novo processo. Ao tratar a história como uma espiral em vez de uma linha do tempo, o projeto busca precedentes significativos que possam informar o desenvolvimento futuro, partindo de fluxos de trabalho lineares convencionais.

Pavilhão do Kuwait na Bienal de Veneza explora consequências do urbanismo moderno sobre o patrimônio - Imagem 4 de 6
Noor Abdulkhaleq, Prevendo o futuro do Kuwait, 2023. Colagem, Impressão em Mylar, 21cm x 29,7cm. Imagem Cortesia de NCCAL

La Biennale di Venezia 2023 iniciou no mês passado, com vários pavilhões explorando a escala humana por meio da arquitetura. O Pavilhão Tcheco aborda condições precárias de trabalho e o sistema de trabalho ao qual os arquitetos estão expostos. O Pavilhão Albanês explora como os seres humanos vivem em realidades sintetizadas, explorando novas formas e tipologias de espaço cívico. O Pavilhão de Cingapura ativa a discussão sobre novos métodos de medição e avaliação do intangível, explorando a interação de uma comunidade com seu entorno.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Pavilhão do Kuwait na Bienal de Veneza explora consequências do urbanismo moderno sobre o patrimônio" [Kuwait Pavilion at La Biennale di Venezia Explores Consequences of Modernist Urban Planning on Historic Built Environment] 30 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002844/pavilhao-do-kuwait-na-bienal-de-veneza-explora-consequencias-do-urbanismo-moderno-sobre-o-patrimonio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.