Design, resistência e sustentabilidade: painéis de HPL como opção de revestimentos para fachadas

Quando se trata de fachadas, há muitas opções a serem consideradas para definir a aparência e a mensagem que um edifício busca transmitir. Enquanto superfícies envidraçadas trazem sofisticação e remetem ao mundo corporativo, o concreto aparente sobriedade e a madeira aconchego, poucos materiais são tão versáteis quanto o HPL (laminado de alta pressão) para fachadas. Com uma ampla variedade de dimensões, cores e texturas, esses painéis se adaptam facilmente a diferentes estilos arquitetônicos, proporcionando uma infinidade de possibilidades criativas. 

Sua composição inclui camadas estruturais essenciais, como a resina de poliuretano acrílico de dupla cura, responsável por oferecer uma proteção climática superior, junto a um núcleo retardante de chamas feito de papel kraft que garante estabilidade e segurança, com camadas decorativas complementando a peça. Com a superfície revestida por resina acrílica, esses painéis não apenas possuem apelo visual, mas oferecem proteção eficaz contra as condições climáticas adversas, tornando-os ideais para revestimento de varandas e fachadas, além de serem extremamente práticos em termos de manutenção, não requerendo cuidados constantes ao longo dos anos.

Design, resistência e sustentabilidade: painéis de HPL como opção de revestimentos para fachadas - Imagem 3 de 7
Cortesia de Fundermax

Max Compact Exterior é um produto de fachada em HPL desenvolvido pela Fundermax. Tais painéis são projetados especificamente para atender aos requisitos da legislação europeia EN 438-6, que trata do HPL, e são fabricados usando prensas de laminação de alta pressão a temperaturas elevadas. Suas principais qualidades incluem liberdade de design e eficiência, alta resistência ao clima, uma ampla variedade de acabamentos decorativos e compatibilidade com sistemas CNC para personalização precisa e resistência a arranhões e impactos.

Design, resistência e sustentabilidade: painéis de HPL como opção de revestimentos para fachadas - Imagem 5 de 7
Cortesia de Fundermax

A coleção Exterior 2.3 Essential, por exemplo, apresenta 132 opções de superfícies, com diversas tonalidades e paletas de cores, bem como variadas texturas. Um recurso de destaque é o acabamento NT, que oferece um efeito fosco de seda, elevando os aspectos visuais e táteis das fachadas. Por outro lado, a coleção Exterior 2.3 Surface Pro conta com 72 opções decorativas e superfícies com características distintas. Isso inclui superfícies brilhantes, superfícies mais rústicas e a inovadora fosca NP Paragon, derivando seu nome do conceito de "pedra de referência", que incorpora a excelência e define um novo padrão para estética e desempenho em aplicações externas.

Além das opções estéticas, a empresa também oferece uma gama de serviços para apoiar os clientes na utilização do produto em seu potencial máximo. É possível personalizar as superfícies através de usinagem CNC (Controle numérico de computador), seja com a perfuração simples de orifícios para painéis de fachada de montagem ou usinagem complexa para componentes de varandas, por exemplo. 

Design, resistência e sustentabilidade: painéis de HPL como opção de revestimentos para fachadas - Imagem 2 de 7
Detached house for Sarka Kata. Image Cortesia de Fundermax
Design, resistência e sustentabilidade: painéis de HPL como opção de revestimentos para fachadas - Imagem 4 de 7
Fa. Hauk factory. Image Cortesia de Fundermax

É o caso do projeto Detached house for Sarka Kata, de Toth Project, que utiliza painéis perfurados para adornar a fachada. Outro exemplo é a Fa. Hauk Factory, cujo design exclusivo e personalizado se adapta ao ambiente do terreno e inclui formas de diamante em referência ao logotipo da empresa. Um total de 538 painéis Fundermax impresso digitalmente foram usados para criar um cenário na fachada externa. Outro caso é o projeto da Veganista, cujos painéis aplicados perpendicularmente à fachada conformam uma volumetria interessante no contexto urbano.

Design, resistência e sustentabilidade: painéis de HPL como opção de revestimentos para fachadas - Imagem 6 de 7
Veganista. Image Cortesia de Fundermax

Para facilitar a aplicação na obra, a empresa Fundermax pode fazer a pré-classificação e marcação dos painéis de acordo com a fase de construção, simplificando os processos e reduzindo a possibilidade de erros. Isso garante que eles estejam prontos para uso e possam ser facilmente identificados durante a instalação, aumentando ainda mais a conveniência e a eficiência na obra.

É importante mencionar que o HPL se trata também de uma escolha ambientalmente consciente. Os painéis são feitos de matérias-primas orgânicas e possuem certificações como o selo "Biobased Product", que atesta um mínimo de 60% de conteúdo de material biológico, alinhando-se com práticas sustentáveis. Além disso, a matéria-prima conta com a certificação FSC (Forest Stewardship Council), garantindo a origem e a rastreabilidade e que a madeira ou o papel usado na produção de painéis externos provenham de florestas gerenciadas de forma sustentável, contribuindo para a preservação da biodiversidade e a vitalidade dos ecossistemas.

Design, resistência e sustentabilidade: painéis de HPL como opção de revestimentos para fachadas - Imagem 7 de 7
Cortesia de Fundermax

Com suas características funcionais, múltiplas opções decorativas e comprometimento com a sustentabilidade, este produto oferece arquitetos, designers e construtores uma solução abrangente para suas necessidades de fachada externa. A durabilidade, a resistência ao clima e a flexibilidade do design dos painéis HPL o tornam uma excelente opção para projetos comerciais e residenciais, fornecendo fachadas duradouras e visualmente marcantes.

Para mais informações sobre este e outros produtos da Fundermax, acesse nosso catálogo de produtos.

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Design, resistência e sustentabilidade: painéis de HPL como opção de revestimentos para fachadas" 16 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002759/design-resistencia-e-sustentabilidade-paineis-de-hpl-como-opcao-de-revestimentos-para-fachadas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.