Regionalismo no design de varejo: personalizar de acordo com o lugar

Há dois anos, a filial do Starbucks em Al Seef, Dubai, chamou a atenção do público por seu design "contextual". Localizado na parte mais antiga de Dubai, o popular café possui um telhado de palha, acabamentos exteriores que lembram barro, telas tradicionais e móveis de madeira, todos mantendo o charme pitoresco da paisagem. O design não apenas chamou muita atenção nas redes sociais, mas também atraiu clientes curiosos para a loja. Misturando-se facilmente com seu contexto, a filial de Al Seef se tornou uma parte do lugar — ao menos visualmente. A loja é uma das muitas ações da Starbucks para regionalizar suas filiais internacionais e se aproximar dos clientes. Em uma era em que os consumidores buscam conexões mais profundas, o regionalismo no design de varejo emerge como uma poderosa estratégia de design.

Regionalismo no design de varejo: personalizar de acordo com o lugar - Imagem 2 de 6Regionalismo no design de varejo: personalizar de acordo com o lugar - Imagem 3 de 6Regionalismo no design de varejo: personalizar de acordo com o lugar - Imagem 4 de 6Regionalismo no design de varejo: personalizar de acordo com o lugar - Imagem 5 de 6Regionalismo no design de varejo: personalizar de acordo com o lugar - Mais Imagens+ 1

Como parte de sua abordagem de negócios, a Starbucks personaliza o design de suas lojas para refletir a cultura e o contexto local. A missão atual da marca é criar “lojas sustentavelmente projetadas e localmente relevantes que inspirem e cultivem o espírito humano. Uma pessoa, uma xícara e um bairro de cada vez.” A abordagem também pode ser vista em sua loja em Kyoto, Japão, onde elementos tradicionais de design japonês, como telas de treliça de madeira e lanternas de papel, foram incorporados, criando uma harmoniosa mistura de modernidade e tradição.

Regionalismo no design de varejo: personalizar de acordo com o lugar - Imagem 4 de 6
Starbucks, Kyoto. Imagem © Michael Gordon

Esses espaços únicos e localmente relevantes criam um senso de autenticidade, transformando a cafeteria em um centro comunitário em vez de uma rede genérica de fast-food. Com uma estratégia que combina produtos regionais e designs de lojas inovadores, a Starbucks transforma suas filiais em pontos de encontro de bairro. A importância da autenticidade cultural no design da loja não se limita à Starbucks. Marcas globais como Aesop e Nike também adotaram esse conceito, reconhecendo seu poder de estabelecer uma conexão genuína com os clientes locais.

O design de varejo passou por uma notável evolução, saindo de abordagens padronizadas e abraçando a vibrante diversidade e riqueza cultural encontrada em diferentes regiões. No mundo globalizado digital de hoje, onde as marcas podem alcançar consumidores em todo o mundo, o regionalismo no design de varejo emergiu como uma forte estratégia. A abordagem capacita os designers a criar experiências de compra imersivas que ressoam profundamente com as comunidades locais. Ao integrar perfeitamente elementos locais, referências culturais e contexto histórico, as lojas podem promover um senso de pertencimento, elevando o envolvimento do cliente e a fidelidade a novos patamares.

Regionalismo no design de varejo: personalizar de acordo com o lugar - Imagem 2 de 6
McDonald's Pequim. Imagem © Youkonton

O design de varejo regionalizado é um componente crucial para uma estratégia de localização de marca mais ampla, permitindo que as marcas ofereçam experiências personalizadas aos clientes em todo o mundo. Torna-se imperativo para os consumidores sentir que a marca atende genuinamente às suas necessidades únicas. À medida que as expectativas do consumidor evoluem, as interações personalizadas se tornam um fator que influencia as decisões de compra. Relatórios recentes revelam que mais de 70% dos consumidores agora esperam interações personalizadas com as marcas, e aquelas que se destacam nesse aspecto podem testemunhar um aumento notável de 40% na receita.

Regionalismo no design de varejo: personalizar de acordo com o lugar - Imagem 5 de 6
Aesop Georgetown / Tacklebox Architecture. Imagem cortesia de Aesop
Regionalismo no design de varejo: personalizar de acordo com o lugar - Imagem 3 de 6
Zara Store em Roma / Duccio Grassi Architects. Imagem © Andrea Martiradonna

Ao abraçar o contexto local, a cultura e as sutilezas de uma região, as marcas podem se diferenciar do mercado em massa e das ofertas genéricas de lojas. A loja da Coca-Cola em Las Vegas, por exemplo, incorpora um design de interior distinto com elementos de luzes de neon, sinalização retrô e uma paleta de cores vibrantes, sinônimo da cultura de entretenimento da cidade. Ao personalizar o design de interiores, a Coca-Cola se destaca da concorrência, oferecendo uma experiência imersiva que ressoa tanto com turistas como com moradores.

A associação da localização com o design vai além da estética. Ampliando seu alcance para envolver a comunidade local, a loja da Nike no bairro de SoHo, em Nova York, se inspira na cultura do basquete de rua da cidade. O design de interiores apresenta pisos de concreto, cercas de corrente e grafite, tudo contribuindo para uma atmosfera urbana e energética. O impacto da loja vai além de seu design - ela encoraja a interação da comunidade por meio de vários eventos, criando um grupo de entusiastas bem integrado. Como prova de seu compromisso, a loja da Nike até fornece uma quadra de basquete para a comunidade local utilizar, fomentando o orgulho e a propriedade no bairro.

Regionalismo no design de varejo: personalizar de acordo com o lugar - Imagem 6 de 6
MUD MATRIX Store / RENESA Architecture Design Interiors Studio. Imagem © Niveditaa Gupta

Nem toda loja pode ser projetada como uma flagship store inovadora. No entanto, a atenção especial ao design de interiores para refletir a cultura local pode servir como ferramenta para criar relacionamentos fortes entre as marcas e seus consumidores. Ao prestar atenção especial ao contexto local, os designers podem criar experiências de compra imersivas que ressoam em um nível mais profundo. Ao abraçar elementos regionais, tradições culturais e sugestões de design específicas da comunidade, as marcas podem se envolver autenticamente com seus clientes e construir confiança. Em uma era em que as expectativas do consumidor continuam evoluindo, as interações personalizadas se tornaram cruciais para influenciar as decisões de compra.

O poder do design de varejo regionalizado se estende além de destacar-se da concorrência - ele cria um senso de autenticidade, transformando as lojas em vibrantes centros comunitários. À medida que as marcas abraçam a diversidade e a riqueza cultural de diferentes regiões, elas desbloqueiam o potencial para conexões significativas que elevam as interações comunitárias. Em um mundo globalizado, o regionalismo se destaca como uma estratégia vital para construir confiança, fomentar o pertencimento e deixar uma impressão duradoura.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Regionalismo no design de varejo: personalizar de acordo com o lugar" [Regionalism in Retail Design: Personalization through Localization ] 23 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002687/regionalismo-no-design-de-varejo-personalizar-de-acordo-com-o-lugar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.