MVRDV inicia construção de novo complexo corporativo em Chengdu, China

Foram iniciadas as obras nos últimos terrenos vazios do Jiaozi Park Financial and Business District de Chengdu, onde o MVRDV projetou um complexo composto por três torres corporativas de uso misto e um centro de conferências conectados por um embasamento comum. A forma do edifício e sua estrutura são influenciadas pelo contexto, abrigando um centro comercial que faz referência às estruturas tradicionais que antes ocupavam o local.

MVRDV inicia construção de novo complexo corporativo em Chengdu, China - Imagem 2 de 10MVRDV inicia construção de novo complexo corporativo em Chengdu, China - Imagem 3 de 10MVRDV inicia construção de novo complexo corporativo em Chengdu, China - Imagem 4 de 10MVRDV inicia construção de novo complexo corporativo em Chengdu, China - Imagem 5 de 10MVRDV inicia construção de novo complexo corporativo em Chengdu, China - Mais Imagens+ 5

MVRDV inicia construção de novo complexo corporativo em Chengdu, China - Imagem 2 de 10
MVRDV Jiaozi Towers. Imagem © Tiptop

As três torres de escritórios, com 80, 100 e 130 metros de altura, respectivamente, estão dispostas em torno do centro de conferências e dos espaços abertos no centro do terreno. O centro de conferências, portanto, atua como o principal ponto focal do complexo, com sua imagem distinta com volumes em balanço e detalhes de fachada inspirados nas tradições de tecelagem de bambu da região. Um embasamento em forma de anel circunda as quatro estruturas para configurar o pátio interno. Nas proximidades do centro de conferências, a plataforma desce até o nível da rua para criar uma conexão visual e convidar as pessoas para o centro do local. Além disso, três outros pontos de acesso são criados em locais diferentes.

MVRDV inicia construção de novo complexo corporativo em Chengdu, China - Imagem 8 de 10
MVRDV Jiaozi Towers. Imagem © Atchain

O pátio central é uma reinterpretação moderna de edifícios de um e dois pavimentos. A área foi concebida para fazer referência à pequena aldeia tradicional que existia no local até meados dos anos de 2000. As estruturas agora demolidas são reimaginadas para servir como uma vila comercial, com cafés, bares e restaurantes. Propõe-se que as estruturas sejam construídas com madeira e materiais reciclados.


Artigo Relacionado

MVRDV transforma antiga refinaria de petróleo em parque cultural de energia neutra na China

O projeto das três torres de escritórios foi criado para se integrar ao entorno, ao mesmo tempo, em que envolve recursos para garantir a sustentabilidade das torres. Um estudo de sombras identificou a orientação ideal das torres, permitindo que a equipe de projeto adaptasse as fachadas para limitar o ganho solar. As aletas verticais da fachada de vidro são empregadas para esse fim, enquanto a parte posterior das aletas possui painéis abertos para permitir a ventilação natural controlada pelo usuário, reduzindo assim a necessidade de climatização artificial, que requer energia adicional.

MVRDV inicia construção de novo complexo corporativo em Chengdu, China - Imagem 3 de 10
MVRDV Jiaozi Towers. Imagem © Atchain

Com as Jiaozi Courtyard Towers, tivemos uma oportunidade rara na China: um projeto que adiciona a peça final do quebra-cabeça a um novo distrito. É difícil imaginar que este local era rural há 20 anos. Entramos na competição durante a pandemia e descobrimos a vila via Google Earth. Com isso em mente, decidimos criar dentro do mundo das apostas e da história. Ao ver isto, cercado por três novas torres, você se torna consciente da rápida transição que este lugar passou. - Sócio fundador da MVRDV, Jacob van Rijs

MVRDV inicia construção de novo complexo corporativo em Chengdu, China - Imagem 5 de 10
MVRDV Jiaozi Towers. Imagem © Tiptop
MVRDV inicia construção de novo complexo corporativo em Chengdu, China - Imagem 4 de 10
MVRDV Jiaozi Towers. Imagem © Atchain

Recentemente, a MVRDV foi selecionada para liderar o projeto do Parque da Refinaria de Petróleo de Hangzhou, um extenso projeto que visa transformar o antigo distrito industrial em um centro cultural situado em um entorno verde. O escritório também revelou o masterplan de um novo parque de inovação dedicado à pesquisa em inteligência artificial em Heilbronn, Alemanha, e o plano para a expansão do Campus Noviotech no leste da Holanda.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "MVRDV inicia construção de novo complexo corporativo em Chengdu, China" [MVRDV Breaks Ground on New Mixed-Use Complex in Chengdu, China] 19 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002366/mvrdv-inicia-construcao-de-novo-complexo-corporativo-em-chengdu-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.