Arquitetura e mezcal: bares e destilarias no México

O mezcal é uma bebida de origem mexicana que adquiriu grande popularidade na última década. Sua história remonta aos tempos pré-hispânicos, onde as culturas consumiam de diferentes formas bebidas que obtinham do agave. Durante o período pré-colombiano, esta planta era utilizada para fins diversos, desde a alimentação até a elaboração de fibras e remédios. No entanto, dentro de tantos diferentes processos, descobriram que podiam fermentar e destilar o suco do agave para obter uma bebida alcoólica, que chamaram de "pulque".

Com a chegada dos espanhóis e a colonização do México no século XVI, introduziu-se o processo de destilação europeu e começou a produção de destilados. Os espanhóis trouxeram consigo alambiques de cobre e novas técnicas que permitiram refinar e melhorar a qualidade do destilado. O estado de Oaxaca tornou-se o epicentro do mezcal, sendo reconhecido pela qualidade e diversidade de seus destilados.

Atualmente, ainda se conservam os métodos artesanais de produção nos espaços onde são utilizados fornos de barro, moagem com moinhos de pedra e fermentação em tonéis de madeira. A história do mezcal é uma história de enrraizamento cultural, resiliência e paixão por preservar as tradições ancestrais. Por isso, é importante que os espaços dedicados à produção e ao desfrute desta bebida sigam esta linha de conservação cultural. Levando isso em conta ao projetar uma destilaria ou um bar, é possível encontrar pontos que se conectem com esse propósito principal.

A seguir, apresentamos uma seleção de espaços arquitetônicos que representam este princípio.

Destilaria Rancho Cebú / ROOTSTUDIO

Arquitetura e mezcal: bares e destilarias no México - Imagem 8 de 8
Destilería Rancho Cebú / ROOTSTUDIO. Image Cortesía de RootStudio

"Rancho Cebú fica no povoado de Tlacolula de Matamoros, nos vales centrais de Oaxaca, México. Esta região é reconhecida pela produção de mezcal. A destilaria que faz parte do Grupo Amantes tem uma área de 3500 m2 de construção distribuída em 3 níveis dentro de um terreno de 10 hectares usado para o plantio de maguey. Uma das apostas mais fortes do projeto é o trabalho artesanal, tanto para a produção do mezcal como para a solução do imóvel."

Indústria Palenque Milagrito / Ambrosi I Etchegaray

Arquitetura e mezcal: bares e destilarias no México - Imagem 6 de 8
Indústria Palenque Milagrito / Ambrosi I Etchegaray. Imagem © Onnis Luque

"A produção de mezcal é uma atividade tradicional de grande importância em Oaxaca. Atualmente, com o crescimento do mercado e a alta demanda de produto, os produtores locais lutam para manter uma produção artesanal. A encomenda consistiu em renovar as áreas destinadas à produção do mezcal de tal forma que se cumprissem todos os requerimentos necessários para sua exportação, respeitando a tradição do lugar, a família e a produção artesanal. O projeto busca organizar as etapas da produção ao redor do forno de terra que foi herdado por gerações no pátio posterior da casa grande."

Mezcaleria Maguey / Daniela Bucio Sistos // Taller de Arquitectura y Diseño

Arquitetura e mezcal: bares e destilarias no México - Imagem 5 de 8
Mezcaleria Maguey / Daniela Bucio Sistos // Taller de Arquitectura y Diseño. Imagem © Dane Alonso

"A primeira aproximação e objetivo era o de conseguir que o usuário tivesse um efeito de dissociação e envolvê-lo com um ambiente e espaço totalmente diferente do de um local comercial. O respeito pelo mezcal e sua elaboração artesanal foi transmitido por nossos clientes, uma família dedicada ao mezcal encabeçada por um mestre mezcalero. A tarefa sempre foi fazer um espaço digno deste destilado. Ao conhecer sobre a elaboração do produto, a proposta formal e interior baseia-se no sentir de estar sob a terra ou enterrado, como o fazem com certos tipos de mezcais. O espaço tem tonalidades terrosas que foram possíveis através de cimentos polidos e tijolo."

Mezcaleria Expendio Tradición / EZEQUIELFARCA

Arquitetura e mezcal: bares e destilarias no México - Imagem 4 de 8
Mezcaleria Expendio Tradición / EZEQUIELFARCA. Imagem © Jaime Navarro

"Este projeto é desenvolvido numa antiga casa de Oaxaca, que se transformou num lugar especial para que os visitantes pudessem degustar a bebida local tradicional, o mezcal. A Expendio Tradición, tem seu nome das lojas que antigamente vendiam esta bebida, conceito que a família Chagoya com seus 140 anos de tradição mezcaleira soube transmitir aos arquitetos para que o projeto fosse um espaço onde tudo transmitisse a imagem da marca."

Gostaria de publicar seu trabalho, enviar um artigo ou enviar comentários? Contate-nos através do nosso formulário. Se você quiser explorar toda a nossa biblioteca de mais de 200.000 imagens arquitetônicas e encontrar as referências que precisa, nós o convidamos a explorar a nova Ferramenta de Busca por imagens do ArchDaily. Filtre por tipo de imagens, desenhos, categoria de projetos, elementos de construção, materiais e muito mais.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Arquitetura e mezcal: bares e destilarias no México" [Arquitectura y mezcal: bares y destilerías en México] 19 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002257/arquitetura-e-mezcal-bares-e-destilarias-no-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.