Heatherwick Studio divulga projeto para novo pavilhão de exposições na orla de Xangai

O Heatherwick Studio divulgou o projeto de um Pavilhão de Exposições situado na vibrante orla West Bund de Xangai, na China. Conhecido como West Bund Orbit, o edifício será um importante atrator do novo Centro Financeiro no Distrito de Xuhui. Concebido para ser um marco visual ao longo do rio Huangpu, o projeto oferecerá uma série de espaços públicos qualificados para os pedestres e visitantes.

Heatherwick Studio divulga projeto para novo pavilhão de exposições na orla de Xangai - Imagem 2 de 6Heatherwick Studio divulga projeto para novo pavilhão de exposições na orla de Xangai - Imagem 3 de 6Heatherwick Studio divulga projeto para novo pavilhão de exposições na orla de Xangai - Imagem 4 de 6Heatherwick Studio divulga projeto para novo pavilhão de exposições na orla de Xangai - Imagem 5 de 6Heatherwick Studio divulga projeto para novo pavilhão de exposições na orla de Xangai - Mais Imagens+ 1

Localizado em uma esquina, o pavilhão oferece acesso ao público a partir de todos os lados. O espaço expositivo se localiza no centro do edifício, ao passo que as instalações de apoio ocupam a área acima dele. Uma galeria secundária contorna o perímetro do salão principal no térreo com fachadas de vidro que abrem o edifício para o entorno.

Heatherwick Studio divulga projeto para novo pavilhão de exposições na orla de Xangai - Imagem 3 de 6
West Bund Orbit. Cortesia da imagem de Devisual

Situada no interior do novo bairro e ligada ao parque cultural da orla, a "Órbita" foi concebida como um espaço público que pode ser vivido plenamente tanto no interior como no exterior. Sua fachada se assemelha a uma série de fitas entrelaçadas, configurando escadas curvas, pontes e terraços acessíveis ao público. Além disso, esses recursos arquitetônicos permitem que os visitantes subam ao jardim no terraço do edifício e experimentem várias plataformas de visualização.


Artigo Relacionado

Heatherwick Studio divulga imagens do projeto "1000 Trees" em Xangai

O pavilhão de exposições deve ser explorado e experimentado. Em vez de simplesmente fechar uma galeria dentro da fachada ornamental, a 'Órbita' ganhará vida através das pessoas que a visitam. A sua localização na curva do rio permite tornar-se um verdadeiro marco da zona, atraindo pessoas não só para os eventos que acolhe, mas para todo o Shanghai West Bund.
--Neil Hubbard, coordenador no Heatherwick Studio.

Heatherwick Studio divulga projeto para novo pavilhão de exposições na orla de Xangai - Imagem 2 de 6
West Bund Orbit. Cortesia da imagem de Devisual

As escadas em fita se inspiram nas tradicionais pontes lunares chinesas com um toque futurista. Os elementos visam dar a impressão de um movimento rotativo constante. À medida que os visitantes usam a estrutura para acessar a cobertura, aberturas envidraçadas na fachada exibem o pavilhão de exposições interno, enquadrando as entradas principais em cada nível. As fitas se desdobram em uma cobertura ao ar livre no terraço, oferecendo vistas amplas do rio e de toda a área de West Bund.

Heatherwick Studio divulga projeto para novo pavilhão de exposições na orla de Xangai - Imagem 4 de 6
West Bund Orbit. Imagem © Qingyan Zhu

Curiosamente, o edifício está localizado em frente ao local do Pavilhão do Reino Unido na Expo Mundial de Xangai 2010, onde o Heatherwick Studio projetou a Catedral de Sementes. Durante a Expo, a Catedral de Sementes atraiu mais de 8 milhões de visitantes e recebeu a medalha de ouro pelo Projeto do Pavilhão. Recentemente, o Heatherwick Studio projetou outro centro urbano em Utrecht. Em colaboração com os arquitetos do Barcode, os escritórios foram selecionados para desenvolver um novo espaço para cultura, trabalho e lazer para a população da cidade. Por fim, o Heatherwick Studio revelou em março seu primeiro projeto de biblioteca pública, projetado para as Bibliotecas do Condado de Howard, nos Estados Unidos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Heatherwick Studio divulga projeto para novo pavilhão de exposições na orla de Xangai" [Heatherwick Studio Reveals the Design of New Public Exhibition Hall on Shanghai's Waterfront] 16 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002256/heatherwick-studio-divulga-projeto-para-novo-pavilhao-de-exposicoes-na-orla-de-xangai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.