Effect Arquitetura e Ben-Avid projetam arena poliesportiva em El Salvador

Os escritórios Effect Arquitetura, do Brasil, e Ben-Avid, da Argentina, projetaram em parceria uma área poliesportiva e de eventos com capacidade para cerca de três mil espectadores. O edifício foi desenvolvido para ser a principal sede dos Jogos Centro-Americanos de 2021 de Santa Tecla, El Salvador.

Localizado em um terreno de aproximadamente 260 metros de comprimento por 60 metros de largura, o edifício é cercado por um riacho, uma avenida principal que o conecta ao resto da cidade e uma pequena rua local. A topografia apresenta três níveis escalonados, descendo em direção à parte de trás do terreno ao longo da avenida.

Effect Arquitetura e Ben-Avid projetam arena poliesportiva em El Salvador - Imagem 2 de 27Effect Arquitetura e Ben-Avid projetam arena poliesportiva em El Salvador - Imagem 3 de 27Effect Arquitetura e Ben-Avid projetam arena poliesportiva em El Salvador - Imagem 4 de 27Effect Arquitetura e Ben-Avid projetam arena poliesportiva em El Salvador - Imagem 5 de 27Effect Arquitetura e Ben-Avid projetam arena poliesportiva em El Salvador - Mais Imagens+ 22

A partir dessa condição, foi projetada uma grande praça na porção mais elevada, que serve como uma área de acesso público. O edifício está localizado no platô central do terreno e é compacto para minimizar seu impacto no entorno. Um pátio rebaixado separa a edificação da praça, criando um jardim recuado que controla o acesso do público sem a necessidade de cercas externas.

Effect Arquitetura e Ben-Avid projetam arena poliesportiva em El Salvador - Imagem 6 de 27
Cortesia de Effect Arquitetura + Ben-Avid

O embasamento do edifício abriga as entradas dos atletas, as instalações de apoio para jornalistas e outras salas técnicas. No nível intermediário, encontram-se as áreas esportivas e de eventos, juntamente com todas as instalações de apoio para os atletas.

No nível mais alto, uma ampla área aberta recebe o público a partir da praça, dando acesso às arquibancadas superiores e inferiores. Este pavimento é espaçoso e fluido, permitindo que o edifício integre-se visualmente à paisagem. Ao mesmo tempo, os visitantes têm vista para o espaço central onde ocorrem os eventos desportivos. Nos pisos superiores, as cabines dos jornalistas e os camarotes VIP são conectados por passarelas suspensas ao longo do perímetro do edifício. O acesso é feito por quatro núcleos verticais de circulação.

Effect Arquitetura e Ben-Avid projetam arena poliesportiva em El Salvador - Imagem 5 de 27
Cortesia de Effect Arquitetura + Ben-Avid
Effect Arquitetura e Ben-Avid projetam arena poliesportiva em El Salvador - Imagem 4 de 27
Cortesia de Effect Arquitetura + Ben-Avid

A estrutura do edifício é uma combinação de concreto armado e estrutura metálica. Os dois primeiros pisos, apoiados no solo, são construídos com pórticos de concreto. Quatro núcleos verticais suportam a estrutura metálica treliçada que forma a cobertura e os pisos superiores. Essa estrutura permite que as quatro fachadas do edifício fiquem suspensas, sem tocar o solo, proporcionando ventilação contínua no interior da arena.

O edifício busca aproveitar ao máximo a luz natural sem comprometer seu desempenho para atividades esportivas. Por isso, os arquitetos propuseram uma fachada translúcida que filtra a luz direta e os ventos, protegendo também as áreas internas da chuva lateral por meio de uma leve inclinação das superfícies externas verticais.

Effect Arquitetura e Ben-Avid projetam arena poliesportiva em El Salvador - Imagem 7 de 27
Cortesia de Effect Arquitetura + Ben-Avid

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Effect Arquitetura e Ben-Avid projetam arena poliesportiva em El Salvador" 09 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002081/effect-arquitetura-e-ben-avid-projetam-arena-poliesportiva-em-el-salvador> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.