Entre o público e o privado: conhecendo a obra do MMBB Arquitetos

Com um portfólio amplo e diversificado em termos de tipologias, escalas e localizações dos projetos, o MMBB Arquitetos é um escritório versátil e de múltiplas atividades. Fundado em 1991 na cidade de São Paulo, o escritório é atualmente composto por Maria João Figueiredo, Marta Moreira e Milton Braga, e ao longo das mais de três décadas de atuação já teve entre seus sócios Angelo Bucci, Vinicius Gorgati e Fernando de Mello Franco, além de ter realizado diversas parcerias com Paulo Mendes da Rocha.

Entre o público e o privado: conhecendo a obra do MMBB Arquitetos  - Imagem 2 de 12Entre o público e o privado: conhecendo a obra do MMBB Arquitetos  - Imagem 3 de 12Entre o público e o privado: conhecendo a obra do MMBB Arquitetos  - Imagem 4 de 12Entre o público e o privado: conhecendo a obra do MMBB Arquitetos  - Imagem 5 de 12Entre o público e o privado: conhecendo a obra do MMBB Arquitetos  - Mais Imagens+ 7

Um dos principais diferenciais do MMBB é seu pensamento crítico com relação aos projetos, reflexão que não se restringe a arquitetura enquanto edifício isolado, mas se estende sobre a cidade e o contexto urbano mais amplo sobre o qual ele será construído, buscando contribuir com o mesmo. O compromisso com a dimensão pública da arquitetura, sobretudo no que diz respeito às possibilidades e permeabilidades entre as instâncias do público e do privado, são notáveis na produção do escritório. Em entrevista, Marta Moreira, uma das sócias fundadoras, também defende o papel e importância do desenho arquitetônico para fomentar esse tipo de interação e dinâmica, assim como das apropriações, reinterpretações e usos possíveis que os espaços possam vir a ter.

Entre o público e o privado: conhecendo a obra do MMBB Arquitetos  - Imagem 8 de 12
© Nelson Kon

A arquitetura pode ser pensada para permitir que esse tipo de manifestação mais espontânea aconteça. Ela pode permitir ou não. Ela pode ser pensada de uma forma que as pessoas se sintam à vontade de se manifestar dessa maneira ou não. — Marta Moreira 

Essa postura faz com que o escritório tenha uma atuação ampla, e que circule não somente pelo meio imobiliário e corporativo, mas também entre os âmbitos culturais e acadêmicos, organizando e participando de seminários, eventos culturais e exposições. Alguns dos sócios também atuam na docência e pesquisa universitária, como Marta Moreira, que é professora da Escola da Cidade, em São Paulo, e Milton Braga, professor da FAU-USP e doutor pela mesma instituição. Para o MMBB, essa pluralidade de atividades e atuações, assim como a colaboração com diferentes empresas e profissionais, tornam-se necessárias "em face da abrangência e complexidade dos desafios da cidade contemporânea".

Entre o público e o privado: conhecendo a obra do MMBB Arquitetos  - Imagem 5 de 12
© Joana França

Os projetos do escritório vão desde habitações, pavilhões de exposição e edifícios institucionais a equipamentos de infraestrutura urbana, como terminais de ônibus e passarelas, de São Paulo à Dubai. Dentre os projetos mais conhecidos e premiados está o Sesc 24 de Maio, realizado em parceria com o arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura Paulo Mendes da Rocha, edifício que contempla um programa complexo e uma série instalações e serviços no centro da capital paulista, e que se tornou uma referência de intervenção em estruturas pré-existentes.

As abordagens do MMBB, em sua ampla atuação e dedicação ao meio arquitetônico, além de promoverem espaços mais fluidos, permeáveis e funcionais, colaboram com uma reflexão crítica importante para o próprio campo profissional. A seguir, conheça alguns de seus projetos:

Sesc 24 de Maio / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha

Entre o público e o privado: conhecendo a obra do MMBB Arquitetos  - Imagem 7 de 12
© Nelson Kon

Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha + Ricardo Bak Gordon

Entre o público e o privado: conhecendo a obra do MMBB Arquitetos  - Imagem 2 de 12
© Fernando Guerra | FG+SG

Pavilhão do Brasil - Expo Dubai 2020 / MMBB Arquitetos + Ben-Avid + JPG.ARQ

Entre o público e o privado: conhecendo a obra do MMBB Arquitetos  - Imagem 6 de 12
© Joana França

Conjunto Habitacional do Jardim Edite / MMBB Arquitetos + H+F Arquitetos

Entre o público e o privado: conhecendo a obra do MMBB Arquitetos  - Imagem 4 de 12
© Nelson Kon

Renovação da Biblioteca Monteiro Lobato / MMBB Arquitetos

Entre o público e o privado: conhecendo a obra do MMBB Arquitetos  - Imagem 10 de 12
© Federico Cairoli

Residência no City Boaçava / MMBB Arquitetos

Entre o público e o privado: conhecendo a obra do MMBB Arquitetos  - Imagem 3 de 12
© Nelson Kon

Oficina em Perdizes / MMBB Arquitetos

Entre o público e o privado: conhecendo a obra do MMBB Arquitetos  - Imagem 12 de 12
© Nelson Kon

Escola de Ensino Fundamental FDE Campinas F1 / MMBB Arquitetos

Entre o público e o privado: conhecendo a obra do MMBB Arquitetos  - Imagem 11 de 12
© Nelson Kon

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Adele Belitardo. "Entre o público e o privado: conhecendo a obra do MMBB Arquitetos " 17 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001721/entre-o-publico-e-o-privado-conhecendo-a-obra-do-mmbb-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.